A surfar no deserto

/         SEAT Tarraco testado numa das zonas mais exigentes do planeta, o deserto marroquino de Erg Chebbi
/         Dunas mais altas do que a Sagrada Família desafiam os assistentes como Controlo Adaptativo do Chassis (DCC) e a tração integral 4Drive
/         Temperaturas que oscilam entre os 0 aos 50 graus e diversidade de terrenos, desafios à condução

22 quilómetros de extensão por 5Kms de largura, montanhas arenosas, mudanças de terreno e temperaturas extremas. Este é o desafio que o SEAT Tarraco enfrenta no maior deserto de Marrocos.

- De 0 a 50 graus em horas: O deserto é um dos lugares do planeta com a oscilação de temperatura mais radical. Em poucas horas os valores negativos da noite passam para os 50 graus do dia. É por isso que é essencial assegurar que a temperatura exterior não afete o interior do veículo e o condutor. “A temperatura ideal é de 21,5ºC e é chamada de 'temperatura de conforto'. A opção de ar condicionado Auto serve precisamente para regular automaticamente a temperatura do nosso veículo”, recorda María García, engenheira do Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT. O ar condicionado de três zonas, controlado a partir da segunda fila de bancos, oferece conforto individual mesmo nestas condições adversas.

- Não é só areia: para chegar à duna, é preciso percorrer terrenos pedregosos e desnivelados que exigem uma condução precisa em todos os momentos. Com o controlo adaptativo do chassis do Tarraco, o sistema ajusta automaticamente a firmeza da suspensão, modificando as suas características de acordo com a superfície da estrada e o estilo de condução. "O sistema é capaz de reagir aos solavancos da estrada numa questão de milissegundos para otimizar o seu comportamento, tornando mais fácil atravessar para a duna", explica Stefan Ilijevic, responsável de Pré-Desenvolvimento, Patentes e Inovação da SEAT.

- Uma basílica de areia: Mas se alguma coisa caracteriza esta área são as suas impressionantes dunas, que podem chegar até aos 150 metros, quase a altura da Sagrada Família de Barcelona. Escalar uma montanha de areia requer que os assistentes se adaptem: “Por exemplo, antes de entrar na duna, desativamos o sistema de controlo de estabilidade para evitar o bloqueio das rodas e para que continuem à procura de tração no solo”, aconselha Ilijevic.

- Dos 60 litros do Tarraco aos 50 dias do camelo: Encontrar um posto de gasolina no meio do deserto é um desafio. O Tarraco tem um depósito de 60 litros, mas para resistir aos 50 dias que um camelo pode estar sem beber, é necessário reabastecer. “Conduzir nas dunas requer muita potência, o que gera um maior consumo. Felizmente contamos com um depósito grande”, de acordo com Illjevic.

- Tecnologia 100% LED: À medida que o dia avança, o deserto muda de alaranjado para dourado. As suas cordilheiras impressionantes geram sombras que complicam a decisão das rotas a tomar. Os faróis FULL-LED do SEAT Tarraco ajudam a proporcionar uma iluminação mais clara e nítida. “Na fase de desenvolvimento, componentes como os faróis e pilotos podem passar até dez dias em temperaturas extremas de -40º a 90º C numa câmara climática para testar a sua resistência e assim garantir o seu desempenho em zonas tão exigentes como o deserto”, lembra o engenheiro da SEAT.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2018, a SEAT vendeu 517.600 automóveis, o maior registo nos 68 anos de história da marca.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.