A viatura que comunica com os semáforos

• Um projeto da SEAT, da Direção Geral de Tráfego, da Câmara Municipal de Barcelona e da ETRA (Electronic Trafic) que conecta automóveis com semáforos e painéis informativos através da plataforma DGT 3.0
  • Os condutores recebem com antecedência um alerta que mostra como estarão os próximos semáforos para que possam adaptar a sua velocidade
  • A informação de trânsito vai aparecer em tempo real nos ecrãs das viaturas
Como estará o próximo semáforo se eu continuar nesta velocidade? A resposta para esta pergunta já não depende da intuição do condutor, mas sim da tecnologia. Um projeto SEAT, em colaboração com a Direção Geral de Tráfego, a Câmara Municipal de Barcelona e a ETRA, que conseguiu conectar viaturas com semáforos e com o centro de controlo de tráfego para antecipar o estado do trânsito. O projeto permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo sem a necessidade de painéis informativos. O automóvel e a infraestrutura, unidos através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos.

Veículos conectados com semáforos e infraestrutura rodoviária. O veículo utilizado nesta prova piloto incorpora a tecnologia que permite a conexão com o meio envolvente e aceder às informações da Direção Geral de Tráfego (DGT) armazenadas na cloud. Graças a isso, o condutor consegue saber em tempo real o que encontrará no caminho.

Nota: Ver comunicado completo em anexo.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=4DGC74SF5oo&feature=youtu.be

Fotografias de alta resolução estão disponíveis em SEAT Media Center.