Big Data, um mundo de oportunidades

• Na nossa vida diária, geramos grandes quantidades de dados que nos dizem um pouco mais sobre nós próprios e que podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida dos utilizadores
  • Nerea Luis, PhD em Inteligência Artificial e Carlos Buenosvinos, CEO da SEAT:CODE e responsável pelo Data Office da SEAT, discutem os desafios e oportunidades do Big Data no Moving Forward, o podcast da SEAT S.A.
  • O episódio está agora disponível no canal oficial SEAT S.A. no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Ivoox

Martorell, 27/07/2021. Os dados fazem parte da nossa vida quotidiana. Para onde vamos, que marcas gostamos, como interagimos... cada decisão deixa uma marca no nosso caminho. É por isso que o Big Data se tornou uma das tecnologias que mais investimento está a atrair, o que abriu as portas a uma nova forma de melhorar a qualidade de vida dos utilizadores e da sociedade. Carlos Buenosvinos, CEO da SEAT:CODE e Responsável do Gabinete de Dados da SEAT, e Nerea Luis, PhD em Inteligência Artificial pela Sngular, participaram no Moving Forward, o podcast da SEAT S.A., para debater os desafios e oportunidades oferecidos pelos dados.

"Na SEAT S.A. temos a sorte de ter um volume de dados muito grande, o que nos permite dar uma contribuição aberta à segurança rodoviária", diz Carlos Buenosvinos sobre o trabalho do Gabinete de Dados da SEAT. Os dados são anónimos, ou seja, todas as referências à identidade da pessoa que os dados foram removidos, a fim de os visualizar como um todo e, assim, "somos capazes de identificar que estradas estão menos bem iluminadas e partilhar essa informação para que as empresas de gestão de infra-estruturas possam identificar pontos negros em termos de iluminação", explica.

Efeito potenciador. Para o Dr. Luis, "a inteligência artificial e a sua utilização na análise de dados é um potenciador para qualquer setor”. E acrescenta: "Se souber complementar a sua função com o poder da inteligência artificial, com algoritmos e a sua capacidade de aprender, será capaz de crescer mais rapidamente e concentrar-se nos detalhes". Neste sentido, a análise de dados também permitiu à SEAT S.A. implementar internamente a manutenção preditiva. "Desta forma somos capazes de nos reorganizar para minimizar as paragens, o tempo de paragem e garantir que estamos à frente de situações imprevistas", conclui Buenosvinos.

O novo episódio de Moving Forward, "Big Data, um mundo de oportunidades", está agora disponível nos canais SEAT S.A. no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Ivoox.

A SEAT S.A.  é a única companhia que desenha, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto a SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. A empresa emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. A SEAT S.A.  também produz o SEAT Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também tem o centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, localizado em Barcelona.

A SEAT S.A. irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação dos veículos elétricos urbanos, com especial enfoque na transformação da indústria automóvel espanhola.