Christian Friedl, novo diretor da fábrica da SEAT em Martorell

• Assumirá funções a partir de janeiro com o objetivo de impulsionar a eletrificação da fábrica
  • Christian Friedl dirigiu até agora a fábrica da Porsche em Zuffenhausen
  • Reportará ao Vice-Presidente de Produção e Logística, Herbert Steiner

Martorell, 02/12/2020. Christian Friedl foi nomeado Diretor da fábrica da SEAT em Martorell, a partir de 1 de janeiro. Christian Friedl dirigia até à data a fábrica da Porsche em Zuffenhausen (Alemanha), a principal fábrica da marca, e no seu novo cargo reportará ao Vice-Presidente de Produção e Logística da empresa, Herbert Steiner. O novo Diretor da SEAT Martorell substitui o Dr. Rainer Fessel, que assumirá o cargo de direção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.

Christian Friedl será responsável pela principal fábrica da SEAT, onde a empresa fabrica seis modelos diferentes em três linhas de produção: SEAT Ibiza, SEAT Arona, SEAT Leon, CUPRA Leon, CUPRA Formentor e Audi A1. O novo diretor da SEAT Martorell vai liderar a eletrificação da fábrica, que nas últimas semanas iniciou a produção dos modelos híbridos plug-in SEAT Leon e-HYBRID e CUPRA Leon e-HYBRID, e do novo CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela marca CUPRA, que nas próximas semanas incorporará também uma versão híbrida plug-in elétrica. Hoje, a fábrica de Martorell produz 2.200 carros por dia e emprega mais de 9.000 pessoas.

O presidente da SEAT, Wayne Griffiths, sublinhou que "Christian Friedl é um dos melhores gestores na área de Produção do Grupo Volkswagen. Foi nomeado Diretor da fábrica da Porsche em Zuffenhausen com menos de 40 anos e dirigiu a sua expansão para acomodar a produção do novo Porsche Taycan. Com a sua liderança e a de Herbert Steiner, pretendemos transformar a fábrica de Martorell para fabricar veículos elétricos a partir de 2025."

O Presidente da SEAT também felicitou o Dr. Rainer Fessel pela sua nomeação como diretor da fábrica de Wolfsburgo: "Nos seus dois anos e meio na SEAT, guiou a fábrica de Martorell para registar volumes recorde e lançou, com sucesso, quatro novos modelos. Desejo-lhe as maiores felicidades na sua nova etapa profissional no coração do Grupo Volkswagen e agradeço pelo seu tempo na SEAT."

Por seu lado, o Vice-Presidente executivo de Produção e Logística da SEAT, Herbert Steiner, sublinhou que "é um prazer ter Christian Friedl na minha equipa. A sua carreira na Porsche ajudará a continuar a impulsionar os processos de produção mais sustentáveis, inteligentes e digitalizados para enfrentar os desafios dos próximos anos."

O novo diretor da SEAT Martorell desenvolveu a sua carreira profissional na Porsche, onde se juntou em 1999. Engenheiro Mecânico da Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg, tem ocupado vários cargos relacionados com a produção, nas áreas dos motores, carroçaria e pintura. Em 2016, foi nomeado Diretor da fábrica de Zuffenhausen, onde são fabricados modelos como o 911 ou o Taycan, o primeiro veículo 100% elétrico da Porsche.

A SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.

CI 193/2020