• SEAT Portugal/

Christian Stein é o novo diretor geral de Comunicação e de Relações Institucionais da SEAT e do Grupo Volkswagen em Espanha

/          O executivo faz parte da direção de topo da SEAT e continuará a reportar ao presidente da empresa, como até aqui
/          A SEAT coordenará as relações políticas e institucionais do Grupo Volkswagen em Espanha, Portugal e Norte de África
/          Esta área também guiará a relação com sócios e start-ups para construir o futuro ecossistema de mobilidade da marca

O diretor global de Comunicação da SEAT, Christian Stein, foi nomeado diretor geral de Comunicação e Relações Institucionais da SEAT a nível internacional e das Relações Institucionais do Grupo Volkswagen em Espanha. No seu novo cargo, que assumirá a 1 de novembro, Stein continuará a liderar toda a atividade de comunicação da SEAT e coordenará a estratégia de Relações Institucionais do Grupo Volkswagen em Espanha, Portugal e Norte de África.

A integração tem como objetivo criar sinergias e dotar de uma maior coerência toda a atividade comunicativa, institucional e de proteção da marca SEAT em todo o mundo. O departamento resultante da fusão da Comunicação com o de Relações Institucionais será responsável por potenciar a imagem da empresa e consolidar as relações de todos os acionistas da empresa, desde os seus trabalhadores às altas instâncias da Administração Pública, incluindo parceiros de negócios e start-ups de vários setores com os quais a SEAT está a construir o seu ecossistema de inovação e de mobilidade.

“A nomeação de Christian Stein como diretor geral de Comunicação e Relações Institucionais é um reconhecimento do valioso trabalho desenvolvido sob a sua liderança”, assinalou Luca de Meo, presidente da SEAT e do Conselho de Administração do Volkswagen Group Espanha Distribuição. “A fusão das duas áreas sob uma única direção é uma decisão lógica e estratégica para continuar o fortalecimento da SEAT a nível global e do Grupo Volkswagen em Espanha”.

Representação institucional do Grupo Volkswagen
O peso da SEAT nos projetos que o Grupo Volkswagen está a desenvolver na Península Ibérica e Norte de África resultou em que fosse a SEAT a assumir a coordenação dos interesses do Grupo na região. Assim, o presidente da SEAT foi nomeado recentemente como representante máximo do Grupo Volkswagen em Espanha. Com a sua nova responsabilidade, no âmbito das Relações Institucionais da SEAT no Grupo Volkswagen, Stein dará um apoio adicional à dupla responsabilidade do presidente Luca de Meo.

Para o responsável de Relações Externas e Assuntos Governamentais do Grupo Volkswagen, Dr. Thomas Steg, “como responsável máximo dos assuntos públicos do Grupo Volkswagen em Espanha e Portugal, Stein terá o objetivo de continuar o fortalecimento do posicionamento do Grupo numa área tão importante como a Península Ibérica, onde o Grupo se estabeleceu nos anos 80 e assume uma posição de liderança na indústria”.

Uma carreira internacional
Stein (Neuilly, França, 1970) é diretor de Comunicação da SEAT desde 2015, área que assumiu depois de ter dirigido o departamento de Marketing da organização desde 2011. Faz parte da direção de topo da SEAT e no seu novo cargo continuará a reportar, como até aqui, a Luca de Meo. É licenciado em Ciências Económicas e Sociais e pós-graduado em Administração de Empresas pela École de Commerce et Management - EM Lyon Business School, situada em Lyon (França), e fala cinco idiomas. Até à sua chegada à SEAT, exerceu a sua carreira profissional na PSA Peugeot Citröen na França, Bélgica, Reino Unido e Espanha.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.