Corrida histórica: CUPRA na final para a conquista do título PURE ETCR em França

• O último evento da época PURE ETCR terá lugar no circuito francês Pau-Arnos
  • Há três pilotos CUPRA com hipóteses matemáticas de conquista do título: Mattias Ekström, Mikel Azcona e Jordi Gené
  • A CUPRA venceu três das quatro provas da época, liderando a tabela dos fabricantes

Pau-Arnos, 14 de outubro de 2021 –A época estreante do PURE ETCR, o primeiro campeonato de automóveis de turismo elétricos, está a chegar ao fim. O circuito francês de Pau-Arnos recebe no próximo fim-de-semana a quinta e última prova do campeonato com três pilotos da equipa CUPRA X Zengo Motorsport na corrida ao título ao volante de um CUPRA e-Racer.
Depois de se revelar "Rei do Fim-de-semana " em Espanha e de ter subido ao pódio em todos os quatro eventos realizados até agora, Mattias Ekström chega à prova final da época na melhor posição da classificação. O piloto sueco tem 29 pontos de vantagem sobre o concorrente mais próximo, o francês Jean-Karl Vernay.
"Vamos para a última prova da época na posição cimeira do campeonato e com uma ligeira vantagem, mas isso não garante nada porque há cinco condutores com hipóteses de conquistarem o título. Teremos que estar no nosso melhor porque a batalha, tal como nas corridas anteriores, será muito cerrada. Nunca corri neste circuito, estando por isso ansioso pelas primeiras voltas na pista com um CUPRA e-Racer," disse Ekström, líder da classificação de pilotos.
Os espanhóis Mikel Azcona e Jordi Gené são também fortes candidatos ao título. Mikel, Rei do Fim-de-semana na prova de junho em Itália e na Hungria, a terceira, está a 35 pontos do líder. Noutro lugar de destaque, Gené, um dos pilotos mais consistentes da época, entrará na prova final com o quarto lugar da classificação, 61 pontos atrás de Mattias.
"Em França estará em causa o título de pilotos pelo qual lutarei até à última volta," disse Mikel Azcona. "Também estamos na luta pelo título do campeonato de construtores, por isso todos os pontos serão importantes para a conquista. O CUPRA e-Racer e todos na CUPRA X Zengo Motorsport mostraram ser merecedores da vitória."
Pau-Arnos é uma pista desconhecida para Ekström e Azcona, mas não para Gené, que tem memórias especiais deste circuito: "Foi em Pau-Arnos que pilotei o primeiro carro de competição. Estávamos em 1986 e eu tinha apenas 16 anos. Acabado de conquistar o Campeonato Espanhol de Karting, recebi do meu pai essa oportunidade de teste com um monolugar. Não existia nada como isto em Espanha; o circuito era novo e tínhamos que guiar várias horas até aqui chegarmos. Adoraria lembrar-me de como era a pista porque seria uma grande vantagem agora!"
A equipa CUPRA X Zengo Motorsport, formada por Ekström, Gené, Azcona e o húngaro Dániel Nagy, ganhou três das quatro rondas da época, liderando por isso o campeonato de construtores. Na luta pelo título, a Romeo Ferraris – M1RA e a Hyundai Motorsport N estão a 66 e a 93 pontos, respetivamente.
Pau-Arnos coroará o primeiro campeão PURE ETCR
Pau-Arnos entrará diretamente na história do desporto automóvel uma vez que o seu vencedor tornar-se-á automaticamente no primeiro vencedor do campeonato multimarca de veículos de turismo elétricos. O CUPRA e-Racer, com uns impressionantes 500 kW (680 CV) e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos, provou o potencial da tecnologia elétrica na competição ao ganhar aguerridas disputas com outros fabricantes.
O circuito com 3.030 quilómetros, inaugurado em 1986, foi recentemente atualizado para se tornar num dos mais sofisticados complexos para efeitos de mobilidade elétrica. Para se afirmar como um polo dedicado às emissões zero, as boxes foram equipadas com pontos de carga permanentes e estão já em planificação múltiplos projetos e ações na área da sustentabilidade.
O circuito Pau-Arnos está situado a 20 quilómetros de Pau, cidade bem conhecida de todos os entusiastas da competição automóvel, já que o Grande Prémio de Pau chegou a atravessar as ruas da cidade. Foram muitas as provas já disputadas nesta localidade histórica desde o primeiro evento em 1933; como a Fórmula Libre, Fórmula 1 (corrida que não chegou a pontuar para o campeonato mundial), Fórmula 3 e World Touring Car Championship, e onde pilotos com os dotes de Juan Manuel Fangio, Jochen Rindt, Alberto Ascari, Jim Clark e Lewis Hamilton conquistaram vitórias.
Como já aconteceu em Aragão e Hungria, o PURE ETCR e a WTCR coincidirão novamente no evento, o que obrigará Azcona e Gené a duplicar o esforço num fim-de-semana fulcral na decisão do campeonato. Ambos terão que “saltar” sistematicamente entre o volante do Cupra Leon Competición, com motor de combustão, e o do CUPRA e-Racer, 100% elétrico.

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.