CUPRA, uma marca especial

>      CUPRA torna-se marca independente da SEAT
>      Essência CUPRA: Exclusividade, Sofisticação e Performance
>      CUPRA Ateca será o primeiro modelo da nova marca a chegar ao mercado
>      CUPRA TCR estreia-se como o primeiro carro de competição da nova marca

Martorell, 22-02-2018. - A SEAT anunciou hoje o lançamento de CUPRA como uma nova marca, com a sua própria identidade. A apresentação exclusiva teve lugar em Barcelona, onde a nova marca revelou o seu primeiro modelo, o CUPRA Ateca.

A partir de hoje, CUPRA, nome que sempre se assumiu como o lado mais desportivo da SEAT, nasceu para cativar os entusiastas do mundo automóvel de todo o mundo. CUPRA é sinónimo de exclusividade, sofisticação e performance. Chegou o momento de disponibilizar uma marca especial para entusiastas.

CUPRA ganha a sua própria entidade, nascida para desenvolver modelos conjuntamente com a SEAT, mas com um firme empenho no desenvolvimento da sua independência. Com este passo, a nova marca ganhará o seu próprio espaço em cerca de 260 concessionários SEAT, selecionados para tal em toda a Europa.

“CUPRA é uma enorme oportunidade para a SEAT, para os nossos clientes e para o nosso negócio”, disse o Presidente da SEAT, Luca de Meo. “Todo o projeto nasce do sonho de um conjunto de pessoas determinadas a conquistar um novo grupo de apaixonados pelo automóvel.”

A nova marca será parte da SEAT tal como outras empresas totalmente detidas pelo grupo o são, como a SEAT Metropolis:Lab Barcelona. Com esta decisão, a companhia procura diversificar a sua atividade, desenvolvendo novos modelos de negócio que possam ser lucrativos, ao mesmo tempo que continua a reforçar a sua posição financeira.

A SEAT é uma das marcas com maior crescimento na Europa e está, atualmente, bem colocada para o lançamento do CUPRA. Além disso, CUPRA será também a marca que assumirá a divisão de competição motorsport, uma área que até aqui estava sob a responsabilidade da SEAT Sport e que será diretamente integrada na nova marca.

O logo CUPRA, revelado oficialmente há umas semanas, é inspirado na atitude tribal de algumas civilizações e reflete os valores que a nova marca quer transmitir: paixão, precisão, determinação e coragem.

O Vice-presidente da SEAT para as Vendas e Marketing, Wayne Griffiths, sublinhou que “A nossa ambição para a marca CUPRA passa por duplicar as vendas no espaço de 4-5 anos, focando o nosso modelo de negócio em quatro pilares essenciais: distribuição, parcerias, competição e produto.”

Parceiros fortes
Para melhor transmitir o compromisso com o rigor, a paixão, a elevada qualidade e a personalização, a marca CUPRA criou parcerias com estúdios e criadores de produções em pequenas séries que desenvolverão produtos de grande qualidade, exclusivos e de edição limitada, de marcas como a L.G.R.,TRAKATAN ou a FABIKE, entre outras.
A marca CUPRA também deu início a colaborações com a DAINESE, NINCO e outras marcas que partilham a paixão pela competição, tecnologia e inovação.

CUPRA Ateca – O primeiro modelo da marca

Icónico e imponente. O CUPRA Ateca é um SUV que marca uma nova era e é o automóvel perfeito para lançar um CUPRA. É um modelo único no seu segmento, até agora apenas reservado às marcas premium.
O nome CUPRA sempre se destacou pelo seu impressionante equilíbrio entre o divertimento ao volante e o sentido prático no dia-a-dia. Não são todas as marcas que conseguem oferecer a precisão e a dinâmica de um CUPRA e, em simultâneo, um veículo que pode ser usado para levar as crianças à escola, ir às compras ou viajar com imensa bagagem e um elevado nível de conforto. O novo CUPRA Ateca combina um design dinâmico e de perfeita elegância com o habitáculo espaçoso e a ampla bagageira.

“O CUPRA Ateca garante versatilidade como nenhuma outra marca. É um modelo único no seu segmento, com 300 CV, 4Drive e uma nova caixa de velocidades DSG com 7 velocidades. É o melhor exemplo de equilíbrio entre desportivo, emoção ao volante e facilidade de utilização quotidiana”, disse o Vice-Presidente Executivo da SEAT para a Investigação e Desenvolvimento, Dr Matthias Rabe.

O motor 2.0 TSI do novo CUPRA Ateca debita 300 CV (221 kW). É um dos motores mais sofisticados e tecnologicamente mais evoluídos do mercado, com um novo Sistema de Filtro de Partículas Otto concebido para cumprir as mais recentes legislações sobre Emissões. Este motor chega com um som mais poderoso e está associado à recém-desenvolvida caixa DSG de 7 velocidades, que foi desenvolvida para garantir passagens mais desportivas, com engrenagem mais rápida, mais suave e mais precisa. A caixa de velocidades foi ajustada de forma a combinar uma excelente performance com baixos níveis de consumo e de emissões.

O CUPRA Ateca recebe o sistema de transmissão 4Drive, um dos mecanismos de tração mais seguros, avançados e eficientes do mundo. O sistema 4Drive analisa em tempo real as condições da estrada, a velocidade do veículo, a rotação de cada roda, a posição do volante, e o estilo de condução ou o modo selecionado para pronta e progressivamente distribuir a potência no momento certo às rodas mais adequadas. O sistema 4Drive está otimizado para funcionar em perfeição com todos os modos de condução: Normal, Sport, Individual, Snow, Off-Road e, claro, o modo CUPRA. Quando selecionado o modo CUPRA no Drive Profile, o motor reage de imediato com um refinado som e a suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control) é ajustada para proporcionar uma condução com amortecimento mais desportivo

Design – Detalhes Poderosos e Impressionantes

O CUPRA Ateca destaca-se com um visual exterior impressionante. À frente, a grelha superior com miolo em tipo ninho de abelha com o novo logo CUPRA no centro. As letras CUPRA sobressaem em alumínio baço na grelha inferior, mesmo acima das linhas mais exclusivas do para-choques.

Os detalhes em preto brilhante são uma constante no exterior do CUPRA Ateca: nas barras do tejadilho, capas dos espelhos, molduras das janelas, frisos laterais, jantes, grelha dianteira e difusores, à frente e atrás, bem como no spoiler que emoldura o vidro traseiro. Há também alguns elementos que destacam a personalidade exclusiva deste automóvel, como a luz de boas-vindas que projeta o nome CUPRA e o logo no chão. As impressionantes pinças de travão a preto, o para-choques traseiro desportivo, o logo CUPRA cobreado na bagageira, as quatro ponteiras de escape no limite do difusor traseiro e as jantes exclusivas de 19” com traços diamante e o logo CUPRA, tudo num elevado caráter desportivo e elegante, diferenciador e único na dinâmica deste SUV. Há seis cores exteriores de carroçaria: Azul Energy, Vermelho Velvet, Prata Brilliant, Cinzento Rodium, Preto Magic e Branco Nevada.

No interior, os painéis das portas são revestidos a Alcantara®, com o logo CUPRA iluminado na placa de alumínio que se destaca na soleira da porta. Os bancos também são forrados em Alcantara® preta com costuras a cinzento, e um efeito de fibra de carbono revestindo as laterais. Os pespontos a cinzento também estão presentes no volante forrado a pele e na alavanca da caixa de velocidades. Os pedais têm acabamento em alumínio, enquanto as saídas de ventilação da climatização e a consola central são revestidas a preto brilhante. O logo CUPRA também está presente no volante, nos tapetes, na chave e no sistema multimédia que, através do ecrã tátil, dá as boas-vindas ao condutor quando o motor é posto em marcha.

O equipamento de série no CUPRA Ateca está orientado segundo três princípios básicos: tecnologia, design e segurança. Assim, sistemas como o sistema keyless entry e start, carregador sem fios, amplificador de sinal GSM, camara de visão 360º top view, ecrã tátil de 8” com sistema de navegação plus, controlo de chassis dinâmico – suspensão adaptativa -, painel de instrumentos digital cockpit e park assist. Tudo equipamento fornecido na versão base.

Entre o equipamento opcional, o destaque vai para o Performance Pack, que inclui travões Brembo performance de 18”, em preto, o Pack Fibra de Carbono Exterior – spoiler traseiro e capas de espelhos retrovisores -, o Pack Fibra de Carbono Interior – tablier em fibra de carbono -, além de bancos em pele. Os bancos exclusivos CUPRA tipo bacquet ficarão disponíveis em meados de 2019.
Com um centro de gravidade baixo e um sistema de suspensão que combina na perfeição a eficiência com a direção assistida progressiva, rápida e precisa, o novo CUPRA Ateca denota um comportamento dinâmico excecional com uma superior qualidade de rolamento.

O CUPRA Ateca alcança os 245 km/h de velocidade máxima e completa a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos.
Ainda que os SUV estejam num crescendo de popularidade, não há muitos como o CUPRA Ateca no mercado atual, sendo por esta razão que na qualidade de principal pilar da marca estreitará ainda mais a ligação entre as versões desportivas da SEAT e a própria competição.

CUPRA TCR

O CUPRA TCR será o primeiro carro de competição da marca. Entrará oficialmente na TCR series na época de 2018. O novo CUPRA TCR receberá o novo logo CUPRA à frente e atrás na emblemática tonalidade cobreada, com para-choques, volante, capot e baquets diferentes do modelo CUPRA normal, além de receber uma ECU específica com software ajustado aos regulamentos técnicos do Balance (BoP) 2018.

Futuros projetos
Para este evento exclusivo, a nova marca estende-se num exercício de design no CUPRA Ibiza e CUPRA Arona que exibem a imponência do novo mundo CUPRA. Ainda que estes modelos não estejam confirmados na gama CUPRA, são poderosos exercícios de design que mostram o potencial da nova marca em termos de estilo e de tecnologia, e também da capacidade de aplicar os elementos CUPRA a diferentes segmentos.

SEAT Leon CUPRA R ST
Em acréscimo aos modelos CUPRA apresentados, uma nova edição especial fez também a sua estreia, o SEAT Leon CUPRA R ST. Desta vez, o CUPRA R recebe outro membro na sofisticada e distinta família de elevada performance. O SEAT Leon CUPRA R ST herda detalhes exteriores e interiores em acabamento cobre, na linha do distinto design do veículo. Este modelo será equipado com o motor 2.0 TSI de 300 CV, o sistema de tração integral 4Drive e a caixa de velocidades DSG, além dos componentes aerodinâmicos em fibra e carbono, um emotivo som de escape, jantes em liga leve de tonalidade cobreada e travões performance. O modelo ficará disponível no final do ano e também será mostrado no Salão Internacional Automóvel de Genebra.

CUPRA é uma marca especial para pessoas únicas, criada para cativar clientes que buscam o que a nova marca tem para oferecer: singularidade, sofisticação e desempenho. Chegou a hora de os amantes de carros se envolverem com uma nova marca que corresponda às suas expectativas. Juntamente com o lançamento de novos modelos, CUPRA manterá também vivo o espírito de competição automóvel através da participação na TCR series. O mundo CUPRA está vivo e pronto para conquistar um novo grupo de entusiastas em mais de 260 concessionários SEAT selecionados em toda a Europa.