CUPRA Born: o impulso de uma nova era

?O primeiro veículo 100% elétrico da marca

CUPRA Born é o casamento perfeito entre eletrificação e performance, liderando a expansão da marca para novos mercados e na proposta de um novo modelo de negócio

• Será disponibilizado com diferentes níveis de potência e com um pack de performance e-Boost capaz de elevar a potência até 231CV (170kW)
  • Alcance 100% elétrico a rondar os 540km* (com a bateria de 77kWh)
  • O CUPRA Born garante caráter desportivo contemporâneo graças ao DCC em combinação com a suspensão desportiva e o ESC Sport, direção progressiva e travões de maiores dimensões com pneus mais largos em jantes de liga com 20 polegadas
  • Novas tecnologias como o head-up display com realidade aumentada destacam os elevados padrões de conectividade e de segurança
  • O CUPRA Born é o primeiro modelo da marca com o Conceito de CO2 neutro

Martorell, 25-05-2021 – A CUPRA está a mudar o mercado, juntando performance com eletrificação rumo a uma nova era marcada pelo lançamento do CUPRA Born.
O primeiro veículo 100% elétrico da marca invulgar e desafiante apresenta-se num design emocional com performance instantânea, desafiando o convencional.
 “O CUPRA Born é um ponto de viragem no mercado elétrico e um impulso de transformação da empresa. Ao garantir um design estimulante e performance instantânea e uma gama totalmente elétrica de mais de 500 km, o CUPRA Born contribui para a redução global de emissões de CO2 cumprindo as exigências europeias. Mas é mais do que isso,” disse Wayne Griffiths, Presidente da CUPRA e SEAT. “Através da emoção desportiva, queremos que a próxima geração de novos desafios faça parte da transformação. Nesse sentido, a CUPRA irá recorrer a modelos de vendas atípicos para chegar a novas gerações, levando a marca CUPRA para lá do tradicional.”
Além dos típicos modelos convencionais de propriedade, o CUPRA Born será também disponibilizado na forma de contratos de subscrição, através de mensalidades que incluirão a utilização do veículo e de outros serviços associados. É uma estratégia que ajudará a CUPRA a desafiar o mercado.
O design estimulante do CUPRA Born, a sua performance eletrificante e o caráter único e desafiador criam um caráter à parte de tudo.
Marca uma nova era na CUPRA e junta-se à gama CUPRA que, juntamente com as variantes híbridas plug-in do CUPRA Leon, CUPRA Leon Sportstourer e CUPRA Formentor, recorrem à eletricidade para maximizar a performance.
O CUPRA Born é o próximo capítulo de uma nova era. Junta sofisticadas plataformas motrizes com tecnologia de gestão da bateria para a entrega de performance instantânea através de um design que ajuda o CUPRA a destacar-se. É o primeiro modelo da marca entregue ao cliente com um Conceito de balanço de CO2 Neutro, segundo o qual a energia de fontes renováveis é utilizada na cadeia de fornecimento de matéria-prima e na produção de matéria bruta. As restantes emissões são compensadas através de investimentos ambientais e de projetos certificados através dos mais elevados padrões.
Desenhado e desenvolvido em Barcelona, na sede de Martorell, o CUPRA Born entrará em produção na fábrica de Zwickau, na Alemanha, já no próximo mês de setembro.

Sumário
10 características-chave …………………………………………………………………………………………………..………5
Introdução………………………………………………………………………………………………………………..………………6
Plataforma motopropulsora……………………………………………………………………………………………………..9
Chassis……………………………………………………………………………………………………………..…………………….12
Design Exterior……………………………………………………………………………………………………..………………..13
Design Interior……………………………………………………………………………………………………….……………….17 Conectividade……………………………………………………………………………………………………………….………..20Segurança e conveniência…………………………………………………………………………………………….………..23
Ficha técnica………………………………………………………………………………………………………………….……….25

10 características-chave do CUPRA Born
  1. O CUPRA Born é o primeiro modelo 100% elétrico da marca e a combinação perfeita entre eletrificação e potência. Levará à expansão da marca para novos mercados com um modelo de vendas mais eficiente e sustentável.
  2. Assente na Plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o CUPRA Born é o primeiro modelo da marca no Conceito de CO2 neutro Absoluto.
  3. O design exterior do CUPRA Born assume um forte caráter desportivo, prometendo agilidade e performance com mistura de superfícies suaves com detalhes técnicos.
O interior do VE está desenvolvido com foco na digitalização, oferecendo um habitáculo refinado, mas com um lado conscientemente ambiental, como é o caso dos bancos tipo backet criados em parceria com a SEAQUAL® INITIATIVE e construídos com matéria sustentável obtida do lixo plástico recolhido nos oceanos. O conceito do interior é envolvente, desportivo e focado no condutor graças ao volante CUPRA com comandos satélite, à consola central de controlo e aos bancos tipo backet.
  1. O CUPRA Born assume um caráter desportivo contemporâneo graças ao sistema DCC em combinação com a suspensão desportiva e o ESC Sport, a direção progressiva, bem como os travões maiores e pneus mais largos montados em jantes de liga-leve com 20’’.
  2. O primeiro veículo 100% elétrico da marca ficará disponível em duas versões de potência: 150CV (110kW) e 204CV (150kW); e, disponível com a variante mais potente, numa opção e-Boost performance que catapulta a potência máxima até 231CV (170kW).
  3. O CUPRA Born assegura performance instantânea, com os 0 a 50km/h cumpridos em apenas 2.6s e os 0 a 100km/h em somente 6.6s**.
  4. O CUPRA Born conta com uma sofisticada bateria com tecnologia de iões de lítio, garantindo um alcance de cerca de 540km* (com a bateria de 77kWh). É compatível com o carregador rápido de 125kW (para a bateria de 77kWh), o que significa que pode recuperar 100km de alcance em apenas 7 minutos. O CUPRA Born também pode ser equipado com bomba de calor, o que otimiza a autonomia em climas frios.
  5. O CUPRA Born está equipado com a mais recente tecnologia disponível, incluindo um head-up display com realidade aumentada.
  6. A conectividade no CUPRA Born vai além da recém-criada App “My CUPRA” proporcionando acesso a uma imensidão de funcionalidades e de ações.
  7. Desenhado e desenvolvido em Barcelona, na sede de Martorell, o CUPRA Born irá para produção na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a partir de setembro.
 Introdução
O CUPRA Born desafia o convencional, entregando performance eletrificada através da plataforma de tecnologia mais avançada, reforçando na perfeição o espírito da marca CUPRA para um futuro eletrificado.
O CUPRA Born assinala o arranque da nova fase de desenvolvimento da marca, já que, com a mudança da indústria para uma presença mais amiga do ambiente, a eletrificação torna-se vital. A CUPRA tem investido fortemente na tecnologia, disponibilizando ao mercado as versões plug-in dos modelos CUPRA Leon, CUPRA Leon Sportstourer e CUPRA Formentor. A nova era é também totalmente elétrica.
O CUPRA Born integra a mais avançada tecnologia estritamente elétrica: a opção por motores elétricos de 150CV (110kW) ou 204CV (150kW) que fazem chegar a potência às rodas traseiras, alimentadas por uma bateria de iões de lítio de elevada performance, com a capacidade de até 58kWh, que garante um enorme alcance a rondar os 420km*. E não para aqui, vai muito além disso.
O CUPRA Born acrescenta mais performance disponibilizando o pack e-Boost com um máximo até 170kW e uma bateria de até 77kW que assegura um alcance de cerca de 540km* para uma ainda mais prolongada experiência de condução.
A performance do CUPRA Born é acompanhada pelo seu estilo fascinante. O veículo está desenhado para criar impacto e gerar emoções fortes desde o primeiro olhar. A secção dianteira, com um forte caráter e com detalhes refinados das linhas da iluminação aos vincos do capot, passando pela moldura do logo CUPRA, completam uma expressão de enorme impacto visual.
O caráter dinâmico estende-se ao interior. O foco é projetado no condutor, como é suporto em qualquer CUPRA, ainda que o habitáculo esteja pensado para acomodar todos os passageiros em pleno estilo e conforto, numa aura global de envolvência amiga do ambiente.
A seleção de materiais que revestem o interior criam um ambiente desportivo com qualidade e refinamento, o que inclui os bancos tipo bacquet que usam SEAQUAL® Yarn, material derivado de plásticos recolhidos no mar. Os bancos opcionais mais envolventes são fabricados com Dinamica e também são fabricados com materiais reciclados. A consciência ambiental da CUPRA vai muito além da simples energia que impulsiona os seus automóveis.
Do volante CUPRA aos detalhes cobreados presentes um pouco por todo o lado, o CUPRA Born é em todos os aspetos um elemento da família.
O Veículo Elétrico de elevada performance está pronto para uma existência digital, integrando a mais recente geração de sistemas de infotainment, com acesso a serviços online, um ecossistema repleto de apps, funcionalidades de segurança e de conveniência, bem como facilidade de acesso remoto.
Tudo fácil e rapidamente acessível de forma intuitiva através do ecrã flutuante de 12” com elevada resolução do CUPRA Born ou, estando fora do carro, através da aplicação recém-desenvolvida, a “My CUPRA” App.
“My CUPRA” App é a chave de controlo do CUPRA Born na gestão de um vasto leque de sistemas, incluindo o de carga. Quer esteja na estrada ou em casa, o CUPRA Born nunca o deixará no caminho, com um alcance adicional de 100 km disponível em somente 7 minutos através de um ponto de carga de 125kW.
E o CUPRA Born não muda apenas a forma como o mundo olha para os VE. Também desafia o formato tradicional de vendas.
Para responder às exigências de uma nova geração de condutores e para assegurar um modelo mais eficiente e sustentável no setor das vendas da marca, um segundo pilar estratégico da CUPRA passará pela implementação de uma nova estratégia de distribuição. O CUPRA Born trará com ele uma agência de modelos, sistema disruptivo que reforçará a sua presença online.
A par do formato tradicional de vendas, o CUPRA Born ficará disponível através de contratos de subscrição com renda mensal que incluirá a utilização do veículo e de outros serviços relacionados.
A nova estratégia abrirá a porta a novos mercados internacionais e aumentará a presença da marca nos países mais eletrificados. Com os seus 540* quilómetros de alcance e um design marcante, a marca espera alargar a base de clientes, conquistando os que procuram a mais avançada tecnologia com o mínimo impacto ambiental, já que alguns elementos do veículo serão construídos a partir de materiais plásticos reciclados.
O CUPRA Born vai acelerar a transformação elétrica mantendo a paixão por automóveis e a experiência de condução focada nas emoções da vida.

Plataforma motopropulsora
Por baixo do CUPRA Born está uma das mais sofisticadas plataformas eletrificadas alguma vez utilizada pela marca de elevadas performances. Garantir performance elétrica assinala um novo capítulo na história da marca.
O CUPRA Born tem as rodas traseiras motrizes para assegurar sensações de condução mais desportivas. O veículo 100% elétrico com motor síncrono de imãs permanentes tem uma rotação máxima superior a 16,000rpm e está integrado por cima do eixo traseiro à frente do centro das rodas. O binário é aplicado através de uma transmissão de velocidade única com diferencial, suavizando a entrega da potência para uma performance mais natural.
Estão disponíveis duas variantes do CUPRA Born. Uma entrega 150CV (110kW) de potência e 310Nm de binário e uma segunda garante 204CV (150kW)/310Nm.
A atração dinâmica não fica por aqui porque a CUPRA foi mais além. O CUPRA Born também disponibiliza um pack de performance e-Boost que eleva as prestações a outro patamar, aumentando a potência até 231CV (170kW). O e-Boost ficará disponível com duas opções de bateria: com bateria de 77kWh cumpre os 0-100km/h em 7 segundos e assegura um alcance de cerca de 540km*; enquanto com a bateria de 58kWh reduz os 0 a 50km/h para apenas 2,6 segundos* e os 0-100km/h para apenas 6,6 segundos* segundos, com um alcance de cerca de 420km*.
O CUPRA Born utiliza uma bateria de iões de lítio multicelular com refrigeração líquida alojada no ponto mais baixo e central do carro para assegurar o melhor centro de gravidade e reduzir o impacto do peso – usando-o como um benefício dinâmico.
A estrutura de alumínio está aparafusada à carroçaria do CUPRA Born, melhorando a rigidez do conjunto.
“O CUPRA Born possui uma plataforma elétrica muito sofisticada, ajudando a garantir a condução entusiasmante do primeiro CUPRA 100% elétrico,” disse Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo para a Pesquisa e Desenvolvimento da CUPRA e SEAT. “O CUPRA Born prova que a eletrificação e a performance podem ter um excelente casamento, numa reviravolta no mercado, contribuindo para a redução de CO2 mas sem compromissos – é ambientalmente consciente mas, simultaneamente, dinâmico e excitante.”
Cada opção de Bateria assegura, respetivamente, 45kWh, 58kWh e 77kWh de capacidade líquida utilizável. E com um alcance na ordem dos 540km* com uma única carga de acordo com o ciclo oficial de testes WLTP, o CUPRA Born está pronto para corresponder ao mundo real.
A eficiência do sistema é ajudada pelo sistema de gestão térmica a bordo, que estabiliza a temperatura da bateria, mantendo-a otimizada. A bateria assenta numa base com canais de água ligados ao circuito de arrefecimento.
A eletrificação não é apenas sobre o alcance de um veículo, já que os tempos de recarga são igualmente de extrema importância em termos de usabilidade, e também neste ponto o CUPRA Born está pronto.
O VE de elevadas performances pode disponibilizar uns adicionais 100km de alcance com apenas 7 minutos de ligação a um ponto de carga de 125kW, o que torna as viagens típicas tão práticas e simples como na utilização de um veículo com motor de combustão. E mesmo que a capacidade nominal da bateria (SOC) esteja em apenas 5%, pode ser recarregada para 80% em apenas 35 minutos.
O CUPRA Born é versátil e tanto pode ser ligado a uma rede de carga AC como DC, daí que quer esteja em casa ou na estrada, a recarga da bateria seja rápida, fácil e sem complicações.
A CUPRA assegurará a solução de carga que melhor se adeque ao cliente para que o CUPRA Born possa ser uma parte integrante das suas vidas. Através das opções de carga da marca, os clientes podem ter instalada uma wallbox específica da CUPRA – carregador CUPRA (pronto a usar), CUPRA Charger Connect (com ligação Wi-Fi) ou CUPRA Charger Pro (com 4G e Wi-Fi) – dando-lhes pleno controlo de como e quando recargam a bateria do CUPRA Born.
Por último, a CUPRA Easy Charging App controla tudo o que está relacionado com a recarga do veículo: qualquer que seja o terminal de carga disponível, estará sempre na ponta dos seus dedos.

Chassis
O CUPRA Born é a prova de que os carros elétricos podem ser divertidos de conduzir: a eletrificação e a performance são uma combinação perfeita para o CUPRA Born.
O CUPRA Born assenta na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen, a matriz elétrica modular que originou a plataforma que os engenheiros da CUPRA maximizaram para garantirem um automóvel único.
Os argumentos juntam as bem conhecidas e robustas tecnologias de chassis como a estrutura frontal MacPherson e o sofisticado esquema de cinco braços nas rodas traseiras que asseguram uma plataforma segura, com a maximização de espaço e otimização do posicionamento da bateria.
Com a colocação central da bateria entre os dois eixos, a distribuição de pesos sobre os mesmos resulta num quase perfeito 50:50 com um centro de gravidade extremamente baixo, o que resulta numa excelente arquitetura base para desenvolver o inconfundível desempenho e a agilidade desportiva da CUPRA.
A equipa de engenheiros foi ao limite para garantir que o CUPRA Born justifica ostentar o icónico símbolo cobreado.
Mais de 30,000km em dias e noites de testes e milhares de cenários à prova resultaram na afinação das molas e amortecedores, garantindo que as diversas afinações do Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) – incluindo a afinação CUPRA – que juntamente com a afinação detalhada das suspensões desportivas correspondam às expectativas de quem se sentar atrás do volante. Portanto, quer o veículo esteja no modo Range, Comfort, Individual ou CUPRA, a condução nunca desiludirá.
Com a aplicação de direção progressiva, para que o condutor tenha um melhor controlo, o ESC Sport específico e a atuação de travagem melhorada e com melhor tato, o CUPRA Born responde a qualquer exigência e em qualquer condição.
Porque o VE de elevada performance está equipado com recuperação de travagem – com até uns impressionantes 0.3g, quando o acelerador é libertado e o motor passa a atuar como gerador, a energia é encaminhada para a bateria (acontece quando está selecionado o modo ‘B’ em vez do modo ‘D’) – o desgaste dos travões é substancialmente reduzido.
As dimensões têm um papel muito importante na capacidade dinâmica do CUPRA Born. Tem apenas 4,322mm de comprimento, 1,809mm de largura e com 1,537mm de altura e tem uma distância entre eixos de 2,767mm.
37mm de altura e tem uma distância entre eixos de 2,767mm.
Garantir que o primeiro CUPRA 100% elétrico corresponde às maiores exigências não reside apenas nas virtudes mecânicas, pois também assenta na otimização dos pneus e das jantes.
Os engenheiros desenvolveram os pneus com a tecnologia mais abrangente no CUPRA Born para garantir a entrega do melhor equilíbrio entre performance e eficiência. Adicionalmente aos pneus de 215mm, disponíveis numa gama de jantes entre as 18” e as 20”, o CUPRA Born também ficará disponível com pneus mais largos de 235mm para garantir uma performance aperfeiçoada, mantendo a eficiência global do CUPRA Born.

Design exterior
O design do CUPRA Born tem mais do que um propósito, atraindo o olhar para o veículo, mas também deixando bem claro que os VE não precisam de ser monótonos, tornando excitante a mobilidade elétrica. O design do CUPRA Born destaca as características dos veículos elétricos: performance impressionante, dinâmica, condução prazerosa e a capacidade de gerar emoções.
Por esta razão, o design exterior do CUPRA Born é único, emocional e nada convencional. A eletrificação não é contraditória a uma marca de elevadas performances, é também uma forma de projetar a marca no futuro.
“O design do CUPRA Born é multifacetado, aguça o visual CUPRA ao mesmo tempo que espelha a modernidade da avançada plataforma elétrica” diz Jorge Díez, Diretor de Design da CUPRA e da SEAT. “Espelha um forte caráter CUPRA que expressa agilidade e performance com a profusão de superfícies que fluem a par de detalhes técnicos.”
O CUPRA Born assume um forte caráter CUPRA que transmite agilidade e performance. Junta superfícies fluídas com o uso extensivo de detalhes técnicos e na tonalidade da carroçaria, criando um design que exala elegância e caráter desportivo.
A face do CUPRA Born transmite o primeiro contacto visual e uma primeira emoção instantânea. Está impregnada de personalidade, refinamento e determinação.
O caráter frontal e a sua presença são alcançados através do novo desenho dos faróis full LED e da abertura colocada abaixo e que canaliza o ar para o radiador – a secção concava surge como o nariz de um tubarão, impondo-se num sinal de força.
Abaixo, impõe-se a grande entrada de com moldura cobreada, porque apesar dos veículos elétricos necessitarem de menos ar do que um automóvel com motor de combustão, o grupo motopropulsor continua a precisar de certas condições térmicas para um funcionamento ótimo. A fusão de engenharia com design ajuda a firmar o equilíbrio perfeito entre forma e função.

O capot tem relevo tridimensional que ajuda a criar sombras e brilhos de luz que tornam viva a frente do CUPRA Born. O volume acima dos faróis e que percorre os guarda-lamas reforça a postura desportiva.
A impressionante tecnologia de iluminação LED revela-se incrivelmente importante para o resultado final da estética do CUPRA Born. A assinatura é única e imediatamente reconhecível, sublinhada por pequenos triângulos na lateral do farol. A iluminação inclui uma cerimónia animada quando nos aproximamos e ativamos o automóvel, aprofundando a experiência ainda mais.
O toque final do design frontal é dado pelo símbolo CUPRA cobreado. Emoldurado na frente do capot entre duas linhas vincadas que encaminham o olhar para baixo em direção às letras CUPRA, num detalhe de design que enriquece o nível de design global.
Quando o olhar passa pelo perfil lateral do CUPRA Born, os olhos são atraídos para o formato da base do pilar A que não só ajuda a delinear um visual esguio e desportivo, como tem também a sua vertente funcional ao melhorar o fluxo de ar canalizado pelo topo do veículo e ajudando à integração do sistema de head-up display.
Quatro elementos adicionais ajudam a tornar as linhas do automóvel mais esguias, desportivas e incrivelmente poderosas. Um deles é o elemento lateral aerodinâmico logo abaixo das portas, em contraste com a cor da carroçaria. O segundo elemento marca-se pelas linhas vincadas no comprimento da carroçaria, sustentando elegância e imponência no Veículo Elétrico CUPRA Born.
O terceiro elemento surge no tratamento do pilar C, que cria a sensação de tejadilho flutuante. O pilar recebe uma pintura alternativa, texturada e tridimensional de forma a tornar-se visualmente leve, mas também marcante e dinâmico.
Por último, o desenho das rodas, elementos icónicos no design de qualquer veículo e que farão o CUPRA Born destacar-se à distância através dos seis desenhos incríveis nas medidas de 18”, 19” e 20” a rematar a aparência.
O desenho das jantes inclui elementos aerodinâmicos e aplicações cobreadas. Os elementos melhoram a aerodinâmica, ajudando o CUPRA Born a maximizar a sua eficiência e a performance global. O acabamento maquinado em superfície cobreada torna-as ainda mais distintas.
As linhas do CUPRA Born fluem e envolvem a secção traseira. O spoiler posterior discretamente suportado no pilar C, transporta o olhar do perfil lateral para a traseira. O difusor traseiro pintado na cor da carroçaria enriquece naturalmente a zona traseira rematando de forma natural o caráter desportivo e aerodinâmico, ao mesmo tempo que emoldura o topo e o fundo do CUPRA Born.
A iluminação traseira do tipo infinito não garante apenas um visual impactante, com a tecnologia full LED a formar também um visual sofisticado. Além disso, a solução também aumenta a perceção de largura, reforçando igualmente a sensação de segurança quando nos aproximamos do veículo.
A porta da bagageira assenta no para choques dando uma continuidade suave ao design e, ao mesmo tempo, reforça a sua resistência. Na zona mais baixa reside o espaço criado para a matrícula, para os refletores e elementos técnicos, numa ilha rodeada pela pintura da carroçaria. Esta solução assegura um detalhe com sensação de elevada classe.
Com uma paleta de seis cores (Cinzento Vapor, Branco Glacial, Silver Geyser, Vermelho Rayleigh, Cinzento Quasar e o exclusivo Azul Aurora), a personalidade do CUPRA Born é rematada de acordo com os mais variados gostos, mas sempre de forma a enfatizar a personalidade e a determinação do primeiro automóvel elétrico de elevada performance da marca.

Design interior

Ainda antes de entrar no CUPRA Born, a emoção inicia-se mesmo à sua frente, com um foco de luz que projeta o logo CUPRA a partir dos espelhos retrovisores exteriores. É um aperitivo ao que o espera no ambiente simples, personalizado e com o caráter gerado pelo habitáculo.
Linhas marcantes, superfícies repletas de caráter e materiais dramáticos, definem a nova linguagem emocional.
Com o condutor a tomar o seu lugar no banco desportivo e ao colocar as mãos no volante específico CUPRA, o CUPRA Born deixa ainda mais claras as qualidades do estilo, da performance eletrificante e da abordagem pouco convencional.
O interior está ávido por receber o mundo digitalizado. O ecrã tátil de 12” em posição flutuante ganha o destaque ao centro, ligeiramente rodado para garantir a visão perfeita do condutor e permitir acesso fácil e imediato a um vasto leque de funções com um estilo simples e intuitivo.
E à medida que se observa o volante, entra no campo de visão o painel de instrumentos, mais pequeno e focado, com um desenho simplificado que torna mais clara a informação relevante. O “digital cockpit” mais pequeno também aloja os botões de seleção de marcha e o do travão de estacionamento.
Num mundo que procura o maior possível de tudo, esta decisão pode parecer contraprodutiva, mas há boas razões para reduzir a complexidade de informação desta zona do habitáculo.
Graças à realidade aumentada projetada no para-brisas pelo sistema head-up display, que transmite a informação crucial imediatamente para o olhar do condutor, sobreposta sobre a imagem do mundo real, com a sinalização dos assistentes de condução, indicações do sistema de navegação e da velocidade, todos os principais dados são projetados na linha de visão do condutor, melhorando a experiência de condução e centrando claramente o foco do habitáculo no condutor.
A nova Plataforma MEB traz novas possibilidades ao design interior, maximizando o espaço com o aproveitamento inteligente e funcional do espaço de arrumação, como na consola central sobre-elevada, que combina a total conectividade com a máxima capacidade de arrumação e tudo numa peça com elegantes códigos de materiais. Neste elemento é aplicado o mesmo material de aspeto “neoprene”, que se repete nos bancos do tipo bacquet, maximizando a qualidade interior.
As linhas do tablier estão orientadas na direção do condutor, enquanto o lado do passageiro recebe linhas mais puras e superfícies com tratamento mais escultural, criando dois espaços claramente divididos.
O interior faz transparecer a dedicação da CUPRA à sustentabilidade, reduzindo o seu impacto no ambiente - algo que ultrapassa as reduções das emissões de carbono. Para este fim, o interior da CUPRA Born faz uso de material reciclado.
A parte central dos assentos é fabricada a partir de Fios SEAQUAL® feitos de plásticos marinhos de óculos.
O lixo marinho das praias, do fundo oceânico e da superfície, ou aí depositado através de rios e de estuários, é recolhido através de um programa de limpeza e transformado em diversos tipos de materiais. As componentes plásticas são limpas e convertidas em plástico marinho recriado, o que resulta nas novas, belas e sustentáveis peças que constituem os bancos do CUPRA Born.
O interior pode ser personalizado numa série de cores que ajudam a elevar a sensação de espaço e de qualidade, enquanto o uso de efeitos 3D nas superfícies, enriquecem a sensação de modernidade, iridescente e vibrante.
Um dos materiais à disposição é o DINAMICA®, uma microfibra amiga do ambiente que pode ser aplicada nos painéis das portas e nos estofos. Há duas opções distintas no visual cromático, podendo o cliente escolher entre azul escuro e cinzento.
O espaço interior está maximizado graças às dimensões do CUPRA Born: uma distância entre eixos de 2767mm, o que garante as proporções necessárias para alojar confortavelmente o condutor e passageiro, enquanto a bagageira tem uma capacidade de 385 litros.
No olhar para a secção traseira, a sensação de espaço é ampliada com a utilização de cores escuras e claras. As cores claras assumem as sensações de frescura enquanto as sombras escuras reforçam a sensação de solidez.

Conectividade
O CUPRA Born não é apenas o pináculo da eletrificação e da performance, estando também pronto para ser parte do ecossistema digital, integrando os mais sofisticados sistemas de infotainment e das soluções de conectividade que mantêm os clientes ligados e em contacto.
É um ponto cada vez mais importante em sociedade conseguirmos manter as nossas vidas digitais dentro do automóvel, integrando esta mobilidade individual na vida do mundo moderno, tornando-o parte da nossa vida diária, mas de uma forma que nunca implique distrações do prazer de condução.
O digital cockpit do CUPRA Born é a epitome do tema digitalização no interior. O ecrã garante uma impressionante funcionalidade com toda a clareza, permitindo que os condutores vejam a informação que se torna mais importante para eles durante a viagem. Completamente personalizável, cada indivíduo pode escolher a informação que precisa, e com um ecrã que assegura uma enorme clareza, criando um ecrã mais emocional e focado que se mostra perfeitamente sintonizado com o caráter do veículo e com a modernidade que exala.

Num veículo que tem a performance na alma, a necessidade de manter o condutor focado na estrada é ainda mais relevante. Com esse objetivo, o CUPRA Born recebe um sistema de projeção do tipo head-up display de realidade aumentada que projeta informação no para brisas; informação como as indicações dos sistemas de assistência à condução, da velocidade e do sistema de navegação, que para os olhos do condutor surgem integradas no mundo real, tornando tudo mais claro, intuitivo e menos distrativo.

Os sistemas surgem associados a um ecrã flutuante de 12” com sistema de infotainment que faz sobressair a tecnologia da marca de elevadas performances. Integrando um ecrã de 1,560 x 700 pixéis que junta os benefícios do toque no ecrã com as funcionalidades de botões físicos e de controlos de voz.

O sistema de infotainment pode exibir um vasto leque de informação, incluindo navegação 3D online, música, contactos e várias outras funções adicionais. É o elo que mantém os clientes permanentemente conectados.
 O sistema Full Link sem fios permite que o infotainment do CUPRA Born possa ser ligado tanto através das plataformas Apple CarPlay como da Android Auto. Portanto, quer pretenda utilizar a sua lista telefónica, de música – que graças a um sistema áudio Beats com nove colunas capaz de garantir uma qualidade dinâmica incrível -, ou utilizar sistemas de navegação no automóvel, todos ficam disponíveis e podem ser controlados de forma intuitiva e segura.

A tecnologia de toque capacitivo melhora a interação, tornando o uso do sistema mais responsivo e preciso. Cursores táteis ajudam na utilização e controlo do Climatronic ou do volume áudio.

Num mundo que está cada vez mais confortável com os comandos por voz na tecnologia dos assistentes virtuais, o CUPRA Born também permite o reconhecimento de voz. É indiscutivelmente um dos modos mais naturais de interagir com dispositivos, reduzindo a distração porque não exige que se desvie o olhar da estrada à frente.

O sistema pode ser utlizado para informações de navegação ou procurar música de forma simples e segura. Basta dar a ordem de ativação com a frase “Hola, Hola” e o sistema fica pronto para interagir. Os passageiros podem usar linguagem natural e comandos com correções ou até referências a instruções anteriores.

A conexão com o mundo exterior tem ganho importância. Nesse sentido, na alma do CUPRA Born está uma nova aplicação completamente desenvolvida de raiz, a App “My CUPRA” com ambiente simplificado e novas funções; propondo um conjunto de serviços conectados disponibilizados por uma base dedicada e através de um cartão eSIM instalado a bordo. O serviço permite aos clientes acederem a aplicações, rádio online e num ecossistema em expansão de funcionalidades, o que significa que o sistema manter-se-á sempre atualizado.

A App “My CUPRA” é completamente nova e chega com um sistema simplificado de inscrição do sistema de infotainment, num processo simples e rápido. O condutor, através de um código QR, pode ter o seu perfil pronto em poucos minutos.
As funções remotas específicas de um Veículo Elétrico surgem associadas à App, podendo os condutores, agora, estabelecerem um ponto (%) de carga máxima da bateria. O ar condicionado recebeu também mais uma evolução, podendo ser programado para se ativar automaticamente depois do fecho das portas, juntamente com o aquecimento dos bancos (condutor e passageiro dianteiro). E num último detalhe, o CUPRA Born dispõe de um gestor de carga de bateria que, através da App, permite ao condutor planificar e otimizar a sua viagem através das estações de carga disponíveis ao longo da rota.
O cartão SIM integrado não permite apenas o contacto permanente com a nossa vida digital, já que também implica melhor nível de segurança através do serviço eCall. No caso de acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência tanto manualmente como de forma automática. E se o pior acontecer, o veículo pode transmitir informação importante como a posição do automóvel, o tipo de propulsão e o número de passageiros, o que torna mais fácil a assistência.
E, para que se garanta que as conecções nunca se percam, o CUPRA Born inclui o sistema de carga de dispositivos móveis pelo protocolo Qi standard.
Segurança e conveniência
O CUPRA Born coloca a tecnologia na primeira linha de importância, aplicando-a nos sistemas de segurança e de conveniência, significando que este veículo de elevada performance é muito fácil utilizar no quotidiano e também um dos mais seguros do segmento.
O leque de sistemas é abrangente e expansível: Cruise Control Adaptativo e Preditivo, Assistente de Viagem, Assistente de Saída e Lateral, reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistente de Emergência e Pre-Crash; todas as indicações dos sistemas de assistência com informação valiosa são projetadas na linha de visão do condutor, graças ao sistema de realidade aumentada no head-up display.
Os sistemas de bordo utilizam informação recolhida por diversos sensores, seja de um radar, camara ou ultrassons, e com esses dados recebidos do exterior formam a imagem do veículo e de tudo o que o envolve de forma a reagir perante um eventual perigo.
O sistema de ACC Preditivo posiciona o CUPRA Born com base na rota e nos dados GPS recebidos pelo sistema de navegação, permitindo ajustar a velocidade consoante o perfil da estrada à frente, considerando as curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas residenciais. A inteligência do sistema pode ajustar a velocidade do veículo consoante as mudanças dos limites e com base na informação recolhida pela camara dianteira com o sistema de reconhecimento de sinais.
O Assistente de Viagem usa a informação do ACC e do Assistente de Faixa para manter ativamente o veículo no centro da faixa, ajustando a velocidade ao ritmo do tráfego e garantindo a assistência à condução em toda a faixa de velocidade.
O Assistente Lateral e de Saída preenche a informação tapada pelos ângulos mortos, gerando um aviso acústico se o condutor não se aperceber de alguma coisa fora da sua vista. O Aviso de Saída emite um aviso acústico e visual se alguma coisa ou alguém se aproximar do CUPRA Born quando está estacionado e pretende sair do veículo.
O Veículo Elétrico também tira partido da Assistência de Emergência, assegurando-se que o condutor se mantém focado na condução sem se abstrair dos avisos visuais ou acústicos. Não havendo reação do condutor, o sistema poderá realizar pequenos toques de travagem, e continuando a não haver reação, o veículo pode deter-se por completo, ligando de seguida as luzes de emergência. Uma vez parado, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência através do sistema eCall.
Todos os sistemas foram desenvolvidos para garantir um incrível nível de segurança sem a sensação de se retirar o controlo ao condutor, um fator importante num CUPRA, marca que tem nas necessidades do condutor a sua prioridade central.
E com os sistemas adicionais como o Assistente de Luzes, que consegue mudar entre luzes de médios e máximos, dependendo do tráfego em sentido contrário, quando a luz diurna desvanece; a Camera Top View que torna as manobras mais simples, e o Assistente de Estacionamento Inteligente, o CUPRA Born cumpre não apenas as necessidades dinâmicas da marca CUPRA, como também entrega um nível de segurança superior ao que conhecíamos

150CV (110kW)
Bateria 45kWh (capacidade utilizável)
Potência máxima 150CV (110kW)
Alcance elétrico (WLTP) Cerca de 340km*
0 a 100 km/h 8.9 segundos

204CV (150kW)
Bateria 58kWh (capacidade utilizável)
Potência máxima 204CV (150kW)
Alcance elétrico (WLTP) Cerca de 420km*
0 a 100 km/h 7.3 segundos

231CV (170kW) com pack e-Boost 1
Bateria 58kWh (capacidade utilizável)
Potência máxima Até 231CV (170kW)
Alcance elétrico (WLTP) Cerca de 420km*
0 a 100 km/h 6.6 segundos

231CV (170kW) com pack e-Boost 1 & Range
Bateria 77kWh (capacidade utilizável)
Potência máxima 231CV (170kW)
Alcance elétrico (WLTP) Cerca de 540km*
0 a 100 km/h 7.0 segundos

* O CUPRA Born ainda não chegou ao mercado, encontrando-se em fase de homologação. Todos os dados técnicos são provisórios e sujeitos a revisão. Os valores mencionados são o resultado da homologação do modelo selecionado, em conformidade com o Regulamento CE 2018/858. A potência disponível (kW) e a aceleração do modelo dependem do estado de carga da bateria e da sua temperatura. As imagens são meramente ilustrativas e podem não corresponder integralmente à versão de produção.

O alcance elétrico de um veículo varia consoante um vasto leque de fatores como o relevo do terreno, as condições meteorológicas, a carga do veículo (passageiros e bagagem), a idade e estado da bateria, o tipo de equipamento opcional (jantes, pneus...), a utilização de sistemas periféricos como o aquecimento, ar condicionado ou o aquecimento de bancos, além do estilo de condução. O valor de alcance indicado é provisório, tendo sido calculado de acordo com as normas WLTP, que fixa padrões de testes comparáveis entre todos os veículos.
** CUPRA Born equipado com uma bateria de 58kWh e até 170 kW de potência. Dados de teste da CUPRA. Os resultados finais podem variar.
1: O pacote de performance e-Boost estará disponível a partir de 2022.

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, o piloto sueco Mattias Ekstrom e cinco dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.