• SEAT Portugal/

CUPRA e Mattias Ekström correram para a vitória e consagram-se campeões PURE ETCR em título de construtores e de pilotos

• A CUPRA e Mattias Ekström foram coroados “Reis da Época” PURE ETCR em Pau-Arnos (França)
  • O CUPRA e-Racer dominou o primeiro campeonato de automóveis de turismo elétricos de sempre, com três vitórias em cinco possíveis
  • A CUPRA cumpre o desafio que colocou a si própria em 2017: construir o primeiro carro de turismo elétrico para competição e levá-lo à vitória
Pau-Arnos, 19-10-2021 – A CUPRA e Mattias Ekström receberam a bandeira de xadrez como campeões de PURE ETCR no circuito de Pau-Arnos, em França. A equipa vencedora fez história no desporto automóvel ao vencer o primeiro campeonato de carros de turismo elétricos ao volante do CUPRA e-Racer, um colosso técnico que desenvolve 500kW (680PS), e que foi o carro a bater ao longo da época com disputas incrivelmente renhidas dos pontos entre equipas e pilotos.
Quase uma década depois da sua participação na reinvenção da competição com carros de turismo, tendo desenvolvido o primeiro concept TCR e ganho a TCR International Series em 2015, a CUPRA reforça o seu compromisso com a inovação e a competição automóvel através desta mais recente conquista. Simultaneamente, a CUPRA absorveu um inestimável conhecimento em tecnologia elétrica de automóveis que será aplicado no desenvolvimento futuro de veículos de estrada e de competição.

"Estão todos de parabéns: Mattias Ekström, Jordi Gené, Mikel Azcona, Dániel Nagy e a equipa CUPRA X Zengo Motorsport! Na CUPRA, adoramos desafios e aventuras ambiciosas; faz parte do nosso ADN," disse o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento CUPRA. "A nossa vitória no PURE ETCR permite-nos mostrar ao mundo que a tecnologia elétrica também pode resultar em corridas de automóveis de turismo competitivas e emocionantes, deixando-nos, em simultâneo, conhecimento em tecnologia que veremos em automóveis de estrada futuros. A experiência acumulada com o CUPRA e-Racer chegará em breve aos CUPRA que os nossos clientes poderão conduzir nas estradas de todo o mundo.
Ekström e a CUPRA chegaram à última prova do campeonato no topo da classificação de pilotos e de construtores, ainda que a conquista nunca tenha sido dada como garantida. Foi arrebatada em pista. O piloto sueco mostrou estar focado em cimentar a posição da equipa logo desde os primeiros momentos do evento do fim-de-semana, vencendo as duas batalhas do seu grupo e ainda estabelecendo o melhor tempo na qualificação. Na corrida, e apesar do incidente com um rival que o obrigou a ir à boxe, Mattias conseguiu regressar ao quinto lugar, conseguindo assim arrebatar os pontos necessários para consolidar o título.
"Estou muito orgulho do que conseguimos fazer na CUPRA na primeira época histórica do PURE ETCR," disse Ekström, campeão PURE ETCR. "Senti-me muito forte com o CUPRA e-Racer ao longo de todo o ano e sabia que seriamos competitivos em qualquer cenário. Foi um prazer fazer parte da equipa com o Mikel, o Jordi e o Daniel, e também competir com os restantes pilotos fantásticos deste campeonato. É um título que nunca esquecerei ".
Mikel Azcona terminou em terceiro na última prova da época, posição que repete na classificação final do campeonato. Jordi Gené, que foi um dos pilotos mais consistentes da época, terminou em quarto, enquanto Dániel Nagy cruzou a meta em oitavo lugar neste seu ano de aprendizagem.
Todos estes resultados foram essenciais para a conquista da CUPRA do título de construtores, batendo a Romeo Ferraris-M1RA e a Hyundai Motorsport N por 67 e 68 pontos, respetivamente.
A corrida para a vitória dos CUPRA e-Racer
A vitória no PURE ETCR é o culminar de um ambicioso projeto cujos pilares foram criados em 2017. A CUPRA Racing começou a trabalhar na criação do primeiro carro de turismo elétrico quando a utilização de tecnologia elétrica para corridas era utópica. Havia uma imensidão de perguntas à volta da performance, alcance, temperaturas e segurança... mas a empresa aceitou o desafio com determinação e convicção, acabando por encontrar as respostas.
A CUPRA Racing aplicou o conhecimento recolhido em competição ao longo de décadas e começou a trabalhar no design do concept car sem quaisquer pontos de referência, já que não existia regulamento que servisse de guião. Os engenheiros levaram a cabo inúmeros estudos e simulações para escolherem a tecnologia certa que os levaria aos objetivos de performance desejada. Uma vez delineada a forma geral, a atenção virou-se para as baterias e para os motores – elementos incrivelmente pesados e volumosos que tinham que ser colocados no chassis. Foi necessário que a equipa de engenheiros definisse a estrutura dos componentes elétricos e eletrónicos.
A tecnologia foi colocada à prova com mais de 5,000 quilómetros de testes, e depois da integração da bateria e de todos os componentes eletrónicos associados, designada como PURE ETCR e única para todos os construtores, o CUPRA e-Racer ficou pronto a competir.
O trabalho da CUPRA Racing resultou num carro de corridas com visual futurista, 500kW (680CV) de potência máxima e com 960Nm de binário aplicados em quatro motores elétricos colocados no eixo traseiro que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos. O CUPRA e-Racer está também equipado com uma bateria de 65kWh com refrigeração líquida e um inovador sistema de vectorização de binário no eixo traseiro capaz de ajustar em curva o binário aplicado na roda interior e exterior, capitalizando a máxima performance a cada momento.
Três vitórias na estreia do PURE ETCR
A época estreante no PURE ETCR foi um sucesso para a equipa CUPRA X Zengo Motorsport, resultante da parceria entre a marca de elevada performance e a equipa húngara Zengo Motorsport. Logo na primeira corrida, no Circuito de Vallelunga em Itália, o CUPRA e-Racer mostrou ter o potencial para lutar pelo título.
Mikel Azcona fez história ao vencer na pista italiana a primeira corrida de sempre com um carro de turismo elétrico, tendo o seu companheiro de equipa Mattias Ekström terminado em terceiro. Esta não seria a única vitória para o piloto da CUPRA X Zengo Motorsport na época: na segunda volta em Aragão, Espanha, o CUPRA e-Racer arrebatou novamente a vitória, dessa vez com Ekström ao volante.
Em Copenhaga, Dinamarca, Ekström manteve o seu bom ritmo e terminou em terceiro. No evento seguinte da época, decorrido em Hungaroring (Hungria), Azcona voltou a conquistar a pole position, com Ekström novamente no pódio. Da pista húngara saíram, pelo menos, cinco pilotos com hipóteses matemáticas de conquista do primeiro título do campeonato PURE ETCR, três dos quais da CUPRA, rumo à prova final realizada em Pau-Arnos (França).
Aí, a CUPRA esteve imbatível desde o arranque da prova. Ekström e Azcona ganharam as respetivas disputas individuais e foram diretos para a final com o título de “Rei do Fim-de-semana” à vista. Mattias também liderou a qualificação estabelecendo a volta mais rápida no seu grupo, o que o colocou numa posição privilegiada para a conquista do título no domingo, que acabou por conseguir depois de cruzar a linha de chegada na quinta posição, depois de um incidente com um rival. Azcona, terceiro em Paul-Arnos, acabou o campeonato também numa terceira posição, enquanto a CUPRA abraçou o título de construtores.
Em acréscimo aos sucessos conquistados nas pistas do PURE ETCR, a CUPRA acumulou uma experiência inestimável que está já hoje a ser aplicada no desenvolvimento de novos automóveis de estrada elétricos. O CUPRA Born, lançado no mercado este ano, e o Tavascan, que será introduzido em 2024, integram todo este conhecimento importado diretamente das pistas.
A CUPRA também está presente no Extreme E, um campeonato de viaturas 100% elétricas que decorre nos locais mais remotos do planeta e que procura deixar o seu legado nas áreas afetadas pelas alterações climáticas.

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.