CUPRA Formentor: chegou o primeiro veículo exclusivamente desenhado e desenvolvido pela marca

Apresentação dinâmica à imprensa

• O CUPRA Formentor funde os benefícios de um automóvel desportivo com as qualidades de um SUV
  • Versão CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV DSG 4Drive com elevada performance e disponível logo no lançamento
  • Haverá uma ampla gama de até sete variantes motrizes, incluindo duas versões híbridas plug-in de elevada performance
  • O CUPRA Formentor surge totalmente conectado e recebe os mais avançados sistemas de assistência à condução

Martorell, 06-10-2020. – O CUPRA Formentor é o primeiro veículo exclusivamente desenhado e desenvolvido do zero pela marca. Abre a porta a novos clientes que procuram exclusividade, inovação e uma experiência dinâmica intuitiva e inovadora.

“O CUPRA Formentor abarca a essência CUPRA e será um elemento-chave no estabelecimento da marca como uma proposta relevante no mercado. Graças a este modelo, temos a expetativa de que a CUPRA expanda a sua carreira internacional, duplicando o volume de vendas” afirma o Presidente e CEO da CUPRA, Wayne Griffiths. “Em conjunto com o CUPRA Leon, o CUPRA Formentor também terá duas variantes híbridas plug-in, provando que a eletrificação e a performance são uma fantástica aliança.”

O CUPRA Formentor junta os atributos todo-o-terreno de um SUV, com a essência desportiva de um compacto com fator de perfil coupé. O CUPRA Formentor é cheio de caráter, esculpido de forma a enfatizar os seus muitos atributos e a exteriorizar as emoções. Está mais próximo do solo para realçar a sua veia desportiva, com a ênfase visual centrada na secção traseira e, em simultâneo, realçando o comprimento do capot, que sublinha a postura dinâmica.

Uma ampla gama de propulsores, com sete motores, incluindo duas versões híbridas plug-in de elevada performance, uma experiência integralmente conectada e os mas sofisticados sistemas de conveniência e de segurança, elevam o novo crossover coupé de alta performance a uma nova dimensão.

O CUPRA Formentor foi desenhado, desenvolvido e é o primeiro modelo 100% CUPRA a ser produzido em Martorell. Chegará ao mercado em outubro na versão topo de gama (310CV). As restantes versões seguir-se-ão em 2021.

O primeiro modelo homologado com a marca CUPRA junta-se ao CUPRA Ateca e CUPRA Leon, cujas novas versões chegam igualmente ao mercado no último trimestre de 2020. Portanto, a marca inicia a sua ofensiva de produtos após vender 55,000 unidades entre a sua criação, em 2018, e o final de setembro, excedendo todas as expetativas iniciais.

Sumário
Introdução…………………………………………………………………………………………………….......……………4
Motores…………………………………………………………………………………………………………..........…………6
Chassis……………………………………………………………………………………………………….....…………………..9
Design Exterior………………………………………………………………………………………......…………………..11
Design Interior……………………………………………………………………………………….....…………………….13
Conectividade…………………………………………………………………………………….…………………………..15
Segurança……………………………  ………………………………………………………………………………………….18
Ficha Técnica……………………………………….………………………………………........………………………….20

Introdução
O CUPRA Formentor herda o nome do cabo Formentor, situado na ilha espanhola de Maiorca, uma das mais bonitas e selvagens áreas das Baleares, atributos únicos que partilha com o caráter e personalidade do crossover de elevada performance.

O CUPRA Formentor ficará disponível com um vasto leque de sete grupos motopropulsores, incluindo duas versões híbridas plug-in de elevadas prestações. No topo da gama, e disponível desde o lançamento, a unidade a gasolina com 310CV, que garantem a maior expressão do ADN CUPRA com uma sonoridade emocionante que completa o fascínio por este modelo.

O CUPRA Formentor também aponta ao futuro, acelerando rumo à eletrificação ao também integrar dois módulos híbridos plug-in de elevadas performances, unindo a potência da combustão à da eletricidade, em conjuntos de 245CV ou 204CV. Garantem a performance que os clientes CUPRA esperam, mas mais sintonizados com um mundo focado na redução do impacto ambiental.

E com um sofisticado chassis que pode ser afinado a bordo, direção progressiva e com tecnologia de transmissão DSG, independentemente da base mecânica escolhida, o cliente pode contar com a evidência da dinâmica, da emoção e da performance.

Tecnologias sofisticadas rodeadas por um design exterior resultante da combinação dos benefícios de um veículo compacto com as qualidades de um SUV; juntando os atributos de um todo-o-terreno SUV com a volumetria desportiva de um compacto em formato coupé.

O CUPRA Formentor impõe-se rente ao solo, fazendo sobressair o impacto desportivo, com ênfase na secção traseira do veículo e, em simultâneo, realçando o comprimento do capot e as suas proporções dinâmicas.

Por dentro, o habitáculo do CUPRA Formentor reveste-se de sinais de modernidade e com formas desportivas, criando um ambiente único da marca CUPRA.

Logo na abertura da porta, o logo CUPRA é projetado no solo, e a seguir sobressai o volante CUPRA e os bancos desportivos do tipo bacquet, em couro; os ocupantes entram para um ambiente que os envolve num interior de qualidade superior.

E é exatamente no interior que as capacidades digitais se tornam mais evidentes. O CUPRA Formentor destina um ecrã de 12” para o sistema de infotainment (o maior ecrã de infotainment alguma vez disponibilizado num modelo da marca) e soluções de conectividade de forma a manter os clientes sempre ligados, livres de trazerem para o habitáculo as suas vidas digitais de forma a terem uma maior integridade entre o quotidiano e a vivência ao volante.

À medida que as estradas se tornam mais ocupadas, a segurança assume um papel de crescente importância. A gama de sistemas de assistência à condução do CUPRA Formentor garante que este CUV oferece uma das mais seguras experiências ao volante do segmento.

Motores
O CUPRA Formentor ficará disponível num amplo leque de plataformas motrizes, incluindo duas versões de híbridos plug-in de elevadas performances.

No topo da gama, e disponível desde o lançamento, encontramos uma unidade a gasolina com 310CV que espelha a expressão máxima do ADN da CUPRA, com um som emocionante que completa o fascínio sentido neste modelo.

Adicionalmente a esta versão, e com vista à conquista de um leque de clientes mais amplo, o CUPRA Formentor também ficará disponível nos próximos meses com uma ainda mais variada gama de propulsores com três tecnologias diferentes: TSI (gasolina), TDI (diesel) e híbrido plug-in. No total, serão oferecidas sete variantes diferentes, dos 150CV aos 310CV. Todas garantem um desempenho dinâmico sem compromissos.
.
O CUPRA Formentor terá a sua gama dividida em duas categorias: CUPRA Formentor, nas versões com potência abaixo de 245CV e CUPRA Formentor VZ, para as variantes com potência acima de 245CV.

A designação VZ abrevia o termo Veloz em castelhano, “acrónimo” que veste na perfeição as versões mais potentes do CUPRA Formentor.

Incluídos nas variantes menos potentes da gama, está a versão diesel do CUPRA Formentor 2.0 TDI 150CV (110kW) e, a gasolina, a versão CUPRA Formentor 1.5 TSI 150CV (110kW), ambas disponíveis com transmissão de caixa manual ou com a automática DSG; enquanto o CUPRA Formentor 2.0 TSI 190CV (140kW) DSG 4Drive e o híbrido plug-in CUPRA Formentor e-Hybrid 1.4 TSI 204CV (150kW) contam com transmissão DSG.

Estas motorizações consolidam as versões de entrada na gama CUPRA Formentor com uma personalidade à imagem da marca.

No patamar superior de potência, a designação VZ começa a ser aplicada nas variantes CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 245CV (180kW) DSG com tração dianteira, juntamente com o híbrido plug-in CUPRA Formentor VZ e-Hybrid 1.4 TSI 245CV (180kW) DSG também com tração às rodas dianteiras, e ao CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV (228kW) DSG 4Drive, completando as escolhas de topo.

CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV DSG 4Drive
A expressão máxima do compromisso de performance CUPRA surge através do motor a gasolina 2.0 TSI com turbocompressor e tecnologia de tração integral 4Drive associada à caixa DSG de 7 velocidades. O poderoso motor garante uma potência de 310CV (228kW) e 400Nm de binário.

O sistema 4Drive monitoriza, em permanência, diversos fatores (ângulo de direção, velocidade das rodas e inclinação do veículo) para entregar a potência à roda certa no momento exato, dando uma sensação de confiança em qualquer cenário de condução.

Isto significa que a performance disponível é perfeitamente utilizável, permitindo que o CUPRA Formentor alcance os 100km/h em apenas 4.9 segundos, com uma velocidade máxima de 250km/h*.

A tecnologia shift-by-wire significa que o seletor da caixa de velocidades já não está mecanicamente ligado à própria caixa, utilizando antes sinais eletrónicos que ordenam a mudança de relação.

A eficiência do conjunto resulta na emissão de carbono de 186-203 g/km com a eficiência de 8.2-9.0 litros/100km, baseado no ciclo de testes WLTP.

* limitada eletronicamente.

“O CUPRA Formentor deu à equipa de desenvolvimento uma base em branco, na qual puderam integrar sistemas de propulsão com tecnologias de excelência e com uma alta performance otimizada, em equilíbrio com uma eficiência incrível,” disse o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo da SEAT para P&D. “Combinar o nosso motor de combustão com o motor elétrico garante uma incrível performance e uma aceleração sem esforço; a hibridização é uma tecnologia perfeita para o CUPRA Formentor.”

CUPRA Formentor e-Hybrid
O CUPRA Formentor é o próximo passo na ofensiva da eletrificação da marca com duas versões híbridas plug-in disponíveis pouco depois do lançamento.

O CUPRA Formentor VZ e-Hybrid 1.4 TSI 245CV (180kW) DSG garante uma potência total de 245CV (180kW) e 400Nm de binário. O motor a gasolina TSI de 1.4 litros com 150CV (110kW) é acoplado ao motor elétrico de 115CV (85kW), com a energia entregue por um pack de baterias de iões de lítio com 13kWh, permitindo que o CUPRA Formentor entregue uma performance ecologicamente responsável.

O CUPRA Formentor também ficará disponível com uma segunda versão híbrida plug-in, desenvolvendo 204CV (150kW) e 350Nm de binário.

Chassis
O CUPRA Formentor mantém a relação entre o grupo motopropulsor e o chassis de forma a garantir uma condução dinâmica. O chassis e a direção oferecem a mais precisa e envolvente condução possível, independentemente da opção pela fonte de potência colocada por baixo do capot.

A engenharia recorreu à arquitetura MQB Evo, o ponto de partida que permite uma integração natural de uma imensa variedade de tecnologias para oferecer a experiência mais descomprometida possível.

A solução de suspensão dianteira MacPherson com estrutura multibraços atrás (versões acima dos 150CV) garante o equilíbrio antagónico de conforto na condução diária com a resposta precisa em cenários mais enérgicos. A afinação e a escolha rigorosa de molas e de amortecedores significam que o chassis consegue lidar facilmente com mudanças de carga, ajudado com a distribuição equilibrada do peso e com uma massa total de 1,644kg (2.0 TSI 310CV DSG 4Drive).

O CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV recebe de série o Controlo Adaptativo de Chassis (DCC), que ajusta em contínuo a pressão de amortecimento de cada roda consoante as condições de condução e o perfil selecionado pelo condutor (Comfort, Sport, Individual, CUPRA ou Offroad).

Os perfis são facilmente selecionáveis através do botão de seleção CUPRA, colocado no novo volante CUPRA, mudando o caráter do veículo, desde a condução quotidiana à condução focada na performance, alargando as habilidades transversais do CUPRA Formentor.

O CUPRA Formentor também recebe o comando DCC (disponível no modo Individual), dando ainda maior controlo sobre as características dinâmicas do crossover (até 15 níveis), alterando não apenas a pressão de amortecimento, mas também o controlo das afinações do chassis.

Atrás do volante, a direção progressiva maximiza a agilidade, mas também a confiança do condutor, mesmo nas condições mais desafiantes. E essa confiança é reforçada com a inclusão de travões Brembo de 18” para que a dinâmica seja tão intuitiva à entrada da curva como à saída.

O CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV DSG recebe o 4Drive, um sistema desenvolvido para complementar a experiência de condução.

O sistema de tração electro-hidráulico multi-disco 4Drive analisa as condições da estrada em tempo real, podendo distribuir a potência para maximizar a tração. O binário pode até ser controlado entre rodas do lado contrário do veículo graças à ação do EDS eletrónico que trava a rotação da roda sem tração em oposição à roda contrária para que o binário não se perca transversalmente.

O sistema está integrado no eixo traseiro, alojando-se no final do veio de transmissão, à frente do diferencial traseiro, contribuindo assim para a distribuição de pesos e reduzindo a inércia e o tempo de reação, o que significa que o novo CUPRA Formentor pode reagir a qualquer cenário com maior eficácia. Os 310CV de potência entregues pelo 2.0 TSI podem ser aproveitados com total confiança.

O CUPRA Formentor está equipado com um potenciador elétrico de travagem que garante uma resposta mais rápida do que a de um sistema convencional, com a possibilidade de recuperar a energia de travagem através da função mista (específica para a versão híbrida plug-in do CUPRA Formentor) e uma melhor segurança ativa graças à dupla função do sistema (ESC e potenciador de travagem elétrica). O potenciador de travagem (Brake Booster) foi especialmente adaptado aos modelos de elevada potência da CUPRA.

Design Exterior
O CUPRA Formentor saído das linhas de produção é fiel ao concept apresentado no Salão de Genebra de 2019. Agora, como então, o CUPRA Formentor surge repleto de caráter, esculpido para enfatizar os seus diversos atributos, juntando sofisticação e exaltando emoção.

As proporções dinâmicas do CUPRA Formentor saem sublinhadas no visual aplicado na secção traseira que acentua o comprimento do capot.

A realização destas proporções nasceu da proposta da equipa de design que apostou em dar ao CUPRA Formentor uma realidade de maior performance e estilo. E as linhas de perfil do crossover coupé de elevadas performances enaltecem a potência colocada sob o capot e a dinâmica global do veículo.

As tonalidades da carroçaria resultam da reminiscência de um robusto veículo todo-o-terreno, mas o CUPRA Formentor recorre a estas técnicas de design para fazerem brilhar a silhueta do veículo, dando-lhe uma linha de cintura mais marcada, capaz de refletir a performance ao seu alcance. Este atributo é prolongado graças à estética desportiva, próxima de uma carroçaria compacta numa solução coupé crossover, abarcando também os atributos expectáveis de um SUV tradicional.

A frente do CUPRA Formentor é imponente e com atitude, mas também elegante e refinada, com a grande grelha dianteira que emoldura o famoso símbolo da CUPRA cobreado, centrado pelos faróis full LED com assinatura de design. As luzes de nevoeiro têm uma colocação independente, numa zona inferior.

Abaixo dos faróis surgem duas entradas que não só enfatizam os traços frontais, como também canalizam o ar para o veículo, assegurando não apenas o fluxo aerodinâmico, mas também a performance, arrefecendo os travões quando a condução se torna mais aventurosa.

No capot, as linhas vincadas criam uma escultura que converge no pináculo do logotipo CUPRA colocado na grelha, mas também força o foco do olhar a seguir até à origem dos traços, nos pilares dianteiros, e no que se vê para lá desse ponto.

O design elegante, mas também poderoso, prossegue na traseira através da integração dos indicadores de direção dinâmicos, bem como a faixa de luz a toda a largura, responsável pela cerimónia de boas-vindas que cria uma coreografia a toda a largura, formando não apenas uma assinatura, mas conseguindo que o veículo se destaque. O nome “Formentor” está também inscrito na iluminação traseira. Os que se aproximem pela parte posterior, rapidamente percebem que o CUPRA Formentor é um veículo de performance elevada, imagem reforçada pelas quatro saídas de escape (CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV).
O design robusto é sublinhado pelos para-choques específicos, spoiler traseiro, difusor traseiro e as jantes de liga exclusivas com 19”, alojando os discos do sistema de travagem cobreado da Brembo.

O CUPRA Formentor beneficia de uma ampla palete de cores que complementam o design e que incluem tonalidades exclusivas mate (Petrol Blue Matt e Magnetic Tech Matt) que adicionam elegância visual e personalidade ao veículo. A palete de cores é complementada por quatro cores metalizadas (Urban Silver, Midnight Black, Magnetic Tech e Candy White) e três cores especiais (Graphene Grey, Dark Camouflage e Desire Red).

Graças às suas dimensões, o CUPRA Formentor está à medida das necessidades dos clientes atuais. Com 4,450mm de comprimento, 1,839mm de largura e 1,511mm de altura, proporciona uma excelente quota em altura interior para todos os passageiros, enquanto a distância entre eixos de 2,680mm assegura espaço significativo para as pernas dos ocupantes traseiros e a bagageira de até 450 litros (420l na versão 4Drive e 345l nas variantes híbridas plug-in), o que também faz dele uma opção prática.

Design Interior
O design expressivo do CUPRA Formentor é acompanhado pela elevada qualidade interior. O habitáculo do veículo garante uma sensação desportiva e de modernidade com um toque único da marca CUPRA.

Quando o condutor destranca o veículo, o CUPRA Formentor felicita-o, e aos seus passageiros, com cerimónia de boas-vindas e a projeção do logo CUPRA no solo. E quando os ocupantes entram no CUPRA Formentor, a soleira da porta fica iluminada com a assinatura CUPRA. No interior, todos os passageiros se sentem como num casulo acolhedor e revestido de materiais de elevada qualidade, com aplicações em alumínio escurecido e escovado e com apontamentos cobreados, tornando o habitáculo moderno e contemporâneo.

O interior transmite de forma imediata o caráter do carro, com um design sofisticado e desportivo. Os bancos tipo bacquet, disponíveis em Petrol Blue ou em couro negro, assentam num plano baixo no habitáculo de forma a maximizar o espaço, estando desenhados para uma posição de condução mais ergonómica, proporcionando uma sensação de performance dinâmica ainda antes de qualquer curva.

Logo que o condutor agarre o novo volante CUPRA, terá à distância de um dedo o botão Start de arranque do motor e o selecionador dos modos de condução CUPRA, o que, instantaneamente, revelará que está a assumir o controlo de um veículo especial. E a colocação do botão “ESP off” no meio da consola reforça ainda mais esse espírito.

O volante CUPRA evoca um certo aroma a competição automóvel, e fará o condutor sentir-se mais ligado ao veículo, com o seu tato sólido. Patilhas mais largas tornam as passagens de caixa mais simples e naturais, enquanto os botões multifunções assumem o lado mais sofisticado.

O botão CUPRA dá acesso direto aos diversos modos de condução: um breve toque permite listar os modos Comfort, Sport, CUPRA e individual, enquanto a pressão mais prolongada seleciona diretamente o modo CUPRA.

O crossover coupé de elevadas performances junta o tradicional com o digital, aumentando as sensações táteis e o retorno de informação através do volante com a modernidade do Digital Cockpit personalizável. Especialmente desenhado para os modelos CUPRA, disponibiliza também um fundo desportivo, com leitura mais imediata e destacada da velocidade e das rotações do motor.

No interior, tablier forrado a pele com pesponto cobreado parece flutuar, sensação criada pela iluminação horizontal full LED que cria um envolvimento luminoso a toda a largura do tablier continuando pelos painéis das portas dianteiras. Esta iluminação não tem funcionalidades apenas estéticas, mas também assume funções de segurança, estando ligada aos sistemas de apoio à condução instalados; por exemplo com flashes cor de laranja na ativação do Assistente de Saída, ou com a ativação da tonalidade vermelha quando a porta está aberta.

A peça central no interior é o ecrã tátil de 12” que garante a funcionalidade e a conectividade para todos os ocupantes, além de reduzir o número de botões físicos. A simplicidade e elegância interior é também ajudada, em parte, com a tecnologia shift-by-wire na transmissão DSG, que, ao anular as ligações físicas, liberta mais espaço no interior.

Por último, o CUPRA Formentor também pode ser configurado com o sistema de som BeatsAudio, desenvolvido com um conjunto de 10 colunas premium, amplificador de 340W, e um subwoofer em caixa de 10l colocado na bagageira.

Conectividade
A marca CUPRA é reconhecida por representar o pináculo da performance, o que apenas é acompanhado pela sua determinação em garantir os mas elevados níveis de conectividade e digitalização.

O CUPRA Formentor integra as mais avançadas soluções de infotainment e conectividade para que os clientes se mantenham em contacto, livres de trazerem as suas vidas digitais para dentro do veículo, oferecendo um quotidiano mais integrado da vida com a vivência ao volante, mas sem distrações no prazer de condução.

No interior do habitáculo, o Digital Cockpit com 10.25” e elevada densidade de pixéis, é o epítome da digitalização. O sistema proporciona uma enorme funcionalidade, permitindo aos condutores qualquer tipo de vista, dos clássicos mostradores redondos, tipo velocímetro e taquímetro analógicos, ao mapa com navegação e elevada definição e cores.

Completamente personalizável, para que a informação mostrada seja exatamente o que precisam, o ecrã tátil TFT de 1,280 x 480 pixés inclui uma variante adicional Sport View, especialmente desenvolvida pela CUPRA, que reúne informação como RPM, binário, potência, pressão do turbo e aceleração G, numa clareza muito emocionante e focada.

Mas o Digital Cockpit é apenas uma parte da história. O cluster é completado pelo sistema de infotainment de 12” assente numa plataforma MIB3. Incorpora um ecrã capacitivo de 1,560 x 700 pixéis, com navegação online a 3D, um número reduzido de botões físicos, mas com interação acrescida através de comandos de voz e por gestos.

O sistema combina um sistema Full Link Wreless, tornando-o compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Portanto, tanto na importação da lista de contactos, música ou sistemas de mapas para o automóvel, os dispositivos pessoais ficam totalmente acessíveis e controláveis de forma intuitiva e segura.

A tecnologia tátil capacitiva melhora a interação, tornando o uso do sistema mais preciso e responsivo. Reguladores táteis deslizantes permitem uma ainda melhor experiência no controlo do volume e do Climatronic.

O reconhecimento de voz é, indiscutivelmente, um dos modos mais naturais de interagir com os dispositivos, dando azo a menos distrações no ato da condução, por não implicar a necessidade de desviar o olhar da estrada à frente. E torna-se cada vez mais atrativa à medida que usamos com maior frequência os assistentes domésticos na eletrónica de consumo.

Este sistema pode ser usado para ajustar o Climatronic, procurar informação de navegação ou uma determinada música de forma muito segura. Basta dizer as palavras “Hola, Hola” para tornar o sistema pronto a interagir com os ocupantes através de linguagem natural e de comandos simples, fazendo correções e referências a comandos anteriores.

Mas é a ligação ao mundo exterior que está a ganhar importância. O CUPRA Connect traz serviços online diretamente para o habitáculo do veículo graças ao SIM integrado. O serviço permite que os clientes acedam às app descarregáveis, radio online e à funcionalidade de um ecossistema em expansão, significando que o sistema estará sempre atualizado.

Quando os utilizadores estiverem afastados da viatura, poderão aceder à informação do veículo, incluindo os dados de condução, informação de estacionamento, o estado do veículo e a ativação de alertas de velocidade através da CUPRA Connect app. E para as versões híbridas plug-in, há funcionalidade adicionais. O condutor pode gerir o processo de carga e controlar o ar condicionado remotamente, bem como agendar horas de arranque. Tudo na ponta dos dedos.

O cartão SIM integrado não permite, apenas, manter contacto com as nossas vidas digitais. Implica um incremento na segurança a bordo do veículo, uma vez que os utilizadores podem beneficiar do eCall Service. No caso da ocorrência de um acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência por ação manual ou automática. Num caso de maior gravidade, o veículo pode enviar informação importante como a sua localização, o tipo de motor e o número de passageiros a bordo, facilitando a assistência.

E, para existir a certeza de que as ligações nunca se perdem, o novo CUPRA Formentor cumpre o protocolo standard Qi para a carga indutiva de dispositivos móveis (Connectivity Box), e inclui quatro portas USB-C (duas à frente e duas atrás) e conectividade Bluetooth para que nunca fique incontactável.

Segurança e conforto
Um conjunto de tecnologias de segurança e de conveniência faz do CUPRA Formentor um automóvel mais seguro e fácil de utilizar no dia-a-dia, tornando-o num dos mais seguros do segmento.

Os sistemas a bordo recorrem à informação disponibilizada por uma série de sensores integrados no veículo e de outras fontes exteriores, com destaque para o Cruise Control Preditivo Adaptativo (ACC), Assistente de Viagem, Assistente de Saída e Lateral e o Assistente de Emergência.

O sistema ACC Preditivo consegue posicionar o veículo com base na rota e localização GPS disponibilizada pelo sistema de navegação, permitindo-lhe corrigir a velocidade consoante o perfil da estrada – curvas, rotundas, interceções, limites de velocidade e zonas de obras. Recorrendo à informação da câmara dianteira e de reconhecimento de sinais, o sistema pode ajustar a velocidade do veículo consoante a mudança dos limites.

O dispositivo de Assistência à Viagem utiliza a informação do ACC e do Assistente de Faixa para manter o veículo ativamente no centro da faixa, ajustando a velocidade ao fluxo de tráfego; sendo possível recorrer à condução assistida até aos 210km/h.

A tecnologia de Side e Exit Assist (assistente de saída e lateral) deteta o que os seus olhos não conseguem ver nos ângulos mortos e acrescenta um Aviso de Saída quando está estacionado e, ao sair do automóvel, recebe um aviso do sistema para a aproximação de alguém ou de algo.

Uma das tecnologias mais significativas é a da introdução do Assistente de Emergência, que se assegura de que o condutor se mantém focado na condução sem distração dos avisos visuais e acústicos. Se não houver qualquer reação do condutor, o sistema pode acionar um toque de travagem. Se, mesmo assim, não existir intervenção do condutor, o veículo pode abrandar até à paragem completa com a ativação das luzes de perigo. Uma vez imobilizado, o CUPRA Formentor pode contactar diretamente os serviços de emergência através do sistema eCall.

A fusão de todas as tecnologias resulta num impressionante nível de segurança, mas foram integrados de forma a funcionarem numa ação de conveniência e nunca com a sensação de afastamento do domínio e controlo do condutor. Uma realidade excecionalmente importante num CUPRA que posiciona a importância do condutor como elemento principal.

Como resultado, deparamos com um veículo que reúne as necessidades dinâmicas da marca CUPRA, sem prescindir dos padrões de segurança que omercado perceciona atualmente como obrigatória.

O CUPRA Formentor também prima pelo conforto e conveniência, incluindo o assistente de estacionamento, o keyless, o pedal virtual, Climatronic de três zonas, aquecedor estacionário, bancos e volante aquecidos, banco do condutor com comando elétrico e memória, e carregador de 230V colocado na bagageira.

CUPRA Formentor 310CV
Motor 2.0 TSI 310CV DSG 4Drive
Cilindros/Válvulas 4-cil - 16v
Capacidade 1,984cc
Diâmetro x Curso 82.5 x 92.8
Taxa de compressão 9.3
Binário Máximo 400Nm
0 a 100 km/h 4.9 segundos
Velocidade Máxima 250km/h*
Emissões CO2 (WLTP) 186-203g/km
Consumos (WLTP) 8.2-9.0 litros/100km

* limitada eletronicamente.

A CUPRA é uma marca que pertence ao Grupo SEAT, caracterizada pelo design contemporâneo e desempenho desportivo dos seus modelos eletrificados. Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, as vendas dispararam e a CUPRA encerrou 2019 com um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, com quase 25.000 unidades vendidas. Em 2020 chegam ao mercado o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor. A CUPRA tem cerca de 250 pontos de venda especializados em todo o mundo.
Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a sua nova sede em Martorell (Barcelona), a Garagem CUPRA, um edifício de 2.400 m2 localizado junto à sede corporativa da SEAT. A CUPRA tem também uma oficina de automóveis de competição, a Fábrica de Corridas da CUPRA, onde desenvolveu o primeiro carro de competição 100% elétrico, o CUPRA e-Racer.
Para além de se tornar o parceiro exclusivo do F.C. Barcelona, a CUPRA formou uma equipa de elite de embaixadores, incluindo o guarda-redes alemão Marc ter Stegen e o piloto sueco Mattias Ekström, entre outros.

CI 159/2020