CUPRA Formentor alcança classificação de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

• Formentor é o primeiro veículo da CUPRA a ser avaliado pela Euro NCAP
  • O CUV foi testado de acordo com os mais recentes e rigorosos requisitos de teste Euro NCAP e obteve a mais alta classificação
  • O CUPRA Formentor oferece elevados níveis de segurança para ocupantes – adultos e crianças – e utilizadores vulneráveis da estrada

Martorell, 03-03-2021 – O CUPRA Formentor, o primeiro veículo da marca projetado e desenvolvido de forma única, foi premiado com uma classificação de segurança de cinco estrelas da organização de testes Euro NCAP.

É a primeira vez que um dos veículos CUPRA passa pelos testes da Euro NCAP e é um marco para a CUPRA como marca autónoma, especialmente porque este ano vê um conjunto de requisitos mais rigorosos para alcançar as melhores classificações de acordo com as diretrizes de testes da organização.

"A CUPRA está a dar passos enormes à medida que cresce como marca autónoma e, enfrentar pela primeira vez os testes de segurança da Euro NCAP, é a próxima etapa do seu desenvolvimento”, afirmou o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo para a Investigação e Desenvolvimento da CUPRA e da SEAT. "É um marco histórico, mas um desafio, uma vez que o regime de testes da organização de segurança mudou significativamente, mas o CUPRA Formentor foi concebido para estar à altura da ocasião."
O CUPRA Formentor enfrentou uma série de testes revistos, incluindo a nova barreira para o teste de colisão frontal do carro em movimento. O novo teste substitui o teste de barreira deformável moderado e ajuda a avaliar a proteção dos ocupantes, bem como a forma como a estrutura frontal do veículo reage num cenário de colisão.

A Euro NCAP também atualizou os testes de impacto lateral. Inclui agora mudanças na velocidade de teste de barreira e massa, tornando o teste ainda mais severo. Para além disto, houve a introdução de uma proteção de impacto de lado distante para ajudar a avaliar a interação entre o condutor e o passageiro do banco da frente e alcançar a classificação máxima de cinco estrelas, que é agora ainda mais exigente.

Mas a organização de segurança não só está a aumentar a dificuldade dos testes de colisão em relação à segurança passiva, como também está a dar maior ênfase aos sistemas de assistência ao condutor e às tecnologias de prevenção de acidentes. A Avaliação do Apoio à Segurança analisa áreas como a fadiga do condutor e a distração em relação aos sistemas de monitorização do estado do mesmo. Foram ainda introduzidos novos testes para a funcionalidade AEB em cenários traseiros e virar-se numa travessia, por exemplo.

Segurança enraizada
Um conjunto de tecnologias de segurança e conveniência tornam o CUPRA Formentor mais seguro para viver no dia-a-dia e ajudá-lo a satisfazer as exigências dos testes Euro NCAP.
Sistemas incluindo Assistente de Travagem de Emergência * e Assistente de saída*, Reconhecimento de Sinais de Trânsito*, Assistência em Trânsito*, Assistente de máximos* e Assistência pré-colisão*, trabalham em uníssono para criar uma bolha protetora em torno do veículo e dos ocupantes.

Acresce a estes a integração de sete airbags, incluindo um airbag frontal-central padrão, Front Assist para veículos, peões e deteção de ciclistas, Assistência de Direção de Emergência e Assistente de Cruzamento, Assistência de Faixa de Rodagem e E-Call de Emergência, e o CUPRA Formentor torna se um dos veículos mais seguros disponíveis, mesmo quando confrontado com os novos métodos de teste utilizados pela Euro NCAP.

Além da deteção de veículos, peões e ciclistas, o Front Assist inclui ainda Assistência de Direção de Emergência e Assistente de Cruzamento. Durante uma intervenção do Front Assist, após a ação inicial na direção por parte do condutor para evitar um obstáculo, a Assistência de Direção de Emergência realiza intervenções na direção e de travagem no sentido de ajudar a encontrar uma trajetória de evasão otimizada.

CUPRA Formentor define a referência
O CUPRA Formentor obteve uma pontuação elevada em todas as áreas: Ocupante Adulto 93%, Ocupante infantil 88%, Utilizador vulnerável de estrada 68% e Assistência de Segurança 80%.
O CUPRA Formentor é o primeiro veículo da marca a enfrentar os testes de segurança Euro NCAP. A organização reavalia as práticas de testes de dois em dois anos, e os refinamentos do ano passado tornaram-se nos mais rigorosos e completos até à data.
* equipamento opcional.

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA el-Born.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, o piloto sueco Mattias Ekstrom e cinco dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.