CUPRA revela o Tavascan Extreme E Concept, a reinterpretação do e-CUPRA ABT XE1

• CUPRA injeta o seu ADN no carro de competição Extreme E, adicionando ainda mais caráter da marca
  • São usadas fibras derivadas do linho na estrutura da carroçaria do CUPRA Tavascan Extreme E, tornando-o mais ecológico e ainda mais focado na sustentabilidade ambiental
  • Os engenheiros aplicaram partes construídas em impressoras 3D de forma a simplificar a construção, melhorando a rapidez e a facilidade de reparação do carro de competição totalmente elétrico
  • O CUPRA Tavascan Extreme E Concept levanta o véu sobre as linhas de design que darão caráter ao impressionante futuro SUV de produção

Munique, 07-09-2021 – ?A CUPRA injeta o seu ADN no CUPRA Tavascan Extreme E Concept. O veículo todo-o-terreno de competição 100% elétrico protagoniza a segunda fase do projeto Extreme E da marca, que também abrange a linguagem de design que será aplicada na versão de produção em série do CUPRA Tavascan, o segundo modelo 100% elétrico que está a ser desenhado e desenvolvido em Barcelona com chegada prevista ao mercado europeu e externo em 2024.
O CUPRA Tavascan Extreme E Concept surge envolto num design exterior completamente inédito, mas com ADN 100% CUPRA e uma visão holística do material utilizado para que se assuma mais sustentável, adaptável e com reparação simplificada.
“Acreditamos firmemente no projeto Extreme E como um todo” disse Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operacional da CUPRA. “A eletrificação, sustentabilidade, equilíbrio de género e diversidade são valores repartidos entre a CUPRA e o Extreme E. O CUPRA Tavascan Extreme E Concept é o espelho no nosso trabalho árduo na CUPRA na nossa preparação para a próxima época.”
O design frontal e traseiro alterou-se substancialmente face ao veículo que está a correr na primeira época do Extreme E. A tecnologia LED permite uma enorme liberdade na produção de um veículo com ADN CUPRA, com os focos dianteiros em grupos de três triângulos de cada lado a garantirem um visual mais imponente.
Essa iluminação recorre a uma moldura impressa em 3D, tecnologia escolhida para sublinhar os contornos do CUPRA Tavascan Extreme E Concept.
As peças impressas em 3D são mais eficientes, podendo ser fabricadas em apenas seis horas. Isto permite que a equipa se adapte às alterações muito rapidamente; seja no decurso de algum acidente ou no ajuste da posição da iluminação; os componentes podem ser alterados num curto espaço de tempo sem a necessidade de recurso a ferramentas complicadas e dispendiosas.
“O CUPRA Tavascan Extreme E Concept é a evolução do nosso veículo todo-o-terreno de competição integralmente elétrico; com mais ADN CUPRA e um olhar sobre as tendências do design no futuro da marca. Mas também traz evoluções técnicas” disse Xavi Serra, Diretor do Desenvolvimento Técnico da CUPRA Racing. “O CUPRA Tavascan Extreme E Concept recorre às fibras de linho na fabricação da carroçaria, para melhorar a sustentabilidade, e às impressões 3D que conseguem refazer rapidamente algumas peças para que o carro de corrida se mantenha em pista.”
O campeonato Extreme E Series é também sobre consciência ambiental, pelo que o CUPRA Tavascan Extreme E Concept é levado aos limites igualmente neste capítulo, tornando o veículo ainda mais sustentável.
Construindo a maior parte possível da carroçaria com fibras retiradas da planta do linho é possível dispensar componentes em fibra de carbono, reduzindo-se assim o impacto no ambiente. Isto sem implicar a redução da performance, já que o material pode ser trabalhado de forma semelhante, assumindo as mesmas formas e as especificações exigidas pelos engenheiros. E é uma tecnologia que pode ser facilmente aplicada nos veículos de produção.
A carroçaria do CUPRA Tavascan Extreme E Concept tem uma pintura que ajudará a destacá-lo nos cenários de corridas no ártico, no deserto, no glaciar ou no oceano.
O todo-o-terreno elétrico de corrida tem acabamentos com tonalidades cobreadas – um detalhe que honra a imagem CUPRA – com textura paramétrica e linhas dinâmicas que fazem brilhar o exterior à medida que o veículo atravessa a paisagem sobrepondo o logo CUPRA para criar um espetacular efeito 3D.
“O CUPRA Tavascan Extreme E Concept está com um visual impressionante e além de ser totalmente elétrico, é agora mais sustentável ao utilizar materiais reciclados e orgânicos como as fibras de linho,” disse Jutta Kleinschmidt, condutor CUPRA. “Mal posso esperar por competir com esta nova versão redesenhada!”
O CUPRA Tavascan Extreme E Concept recebe uma bateria de 54 kWh, colocada atrás do habitáculo para garantir uma deslocação efetiva do peso para trás, podendo completar a aceleração de 0-100 km/h em apenas 4 segundos, em conformidade com os regulamentos da prova.
A CUPRA integra a competição Extreme E desde o início. Foi a primeira marca automóvel a confirmar a sua participação, unindo forças com a ABT Sportsline, o maior parceiro da equipa. O Extreme E series ajuda à pesquisa da CUPRA sobre a eletrificação, promovendo simultaneamente a propulsão elétrica, a sustentabilidade e a igualdade de género.

Thomas Biermaier, CEO da ABT Sportsline
“Há quase precisamente um ano, anunciámos a nossa parceria com a CUPRA e apresentámos o design do nosso e-CUPRA ABT XE1. Desde então, tivemos uma enorme atração externa – tanto dentro como fora das pistas. O desenvolvimento de uma carroçaria própria concebida pelos designers e engenheiros da CUPRA será o nosso próximo objetivo nesta colaboração tão próxima e bem-sucedida. O Tavascan Extreme E Concept tem um visual fantástico, até ao mais pequeno detalhe. Agora, cabe-nos arrebatar os primeiros troféus muito em breve.”

Alejandro Agag, Fundador e CEO da Extreme E
“Encanta-me ver a CUPRA lançar o concept CUPRA Tavascan Extreme E já que permite-lhe ser o segundo fabricante a usar a sua própria carroçaria na respetiva equipa Extreme E. Este passo não só acrescenta estilo e personalidade ao campeonato, como também ajuda a sustentar o nosso propósito de fazermos do Extreme E uma ferramenta de marketing à medida dos nossos parceiros, uma vez que a CUPRA prepara o lançamento deste modelo para consumidores num futuro próximo. Parabéns à equipa visionária e focada nos projetos futuros; o CUPRA Tavascan Extreme E tem, de facto, um visual estupendo e estou verdadeiramente ansioso pela sua estreia numa corrida no Extreme E.”

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.