• SEAT Portugal/

Estreia Mundial do CUPRA UrbanRebel Concept: a mais rebelde interpretação da CUPRA de um veículo elétrico urbano

• O CUPRA UrbanRebel Concept ultrapassa os limites e oferece uma interpretação radical do futuro veículo urbano totalmente elétrico da companhia
  • O racing concept une eletrificação, sustentabilidade, desempenho e a estética emocionante do mundo virtual
  • O CUPRA UrbanRebel Concept apresenta uma ideia da futura linguagem de design do veículo elétrico urbano, que vai ser lançado em 2025
  • O modelo será apresentado na pré-inauguração da nova CUPRA City Garage em Munique, durante o IAA Munich International Motor Show

Martorell, 01-09-2021 – A CUPRA está a ultrapassar os limites com a sua interpretação mais radical de um veículo elétrico urbano. O automóvel de corrida mistura eletrificação pura, sustentabilidade e desempenho com a emocionante estética do mundo virtual. O CUPRA UrbanRebel Concept dá uma ideia da futura linguagem de design do veículo elétrico urbano, que será lançado em 2025.
As corridas estão no centro do ADN da CUPRA e é por isso que a empresa decidiu apresentar a visão do seu veículo urbano 100% elétrico, inicialmente como um automóvel de corrida com aparência ousada e contundente: o CUPRA UrbanRebel Concept.
“O CUPRA UrbanRebel Concept é uma interpretação radical do carro elétrico urbano da empresa, com lançamento previsto para 2025. Este racing concept dá uma ideia da linguagem de design do futuro veículo urbano e inspirará sua criação”, disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “O veículo elétrico urbano é um projeto estratégico fundamental não apenas para a nossa companhia, mas também para o Grupo Volkswagen, pois o nosso objetivo é produzir mais de 500.000 automóveis elétricos urbanos por ano em Martorell para as diferentes marcas do Grupo. O veículo elétrico urbano vai democratizar e tornar a eletromobilidade acessível às populações”.
O CUPRA UrbanRebel Concept é projetado a partir das bases de design do veículo urbano 100% elétrico, que será lançado em 2025. A versão para estrada vai misturar um design surpreendente e uma dinâmica incrível, e será baseada na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.
A iniciativa representa uma revolução na marca em direção a uma linguagem de design mais progressiva, ao mesmo tempo que mantém os valores que fazem parte de cada modelo CUPRA: a sua desportividade e personalidade, o que torna a marca desafiadora não convencional.
Emocionante e radical
“O CUPRA UrbanRebel Concept oferece uma aparência de gamificação no veículo de corrida, projetando uma interpretação radical do automóvel elétrico urbano da empresa”, disse Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA.Cada contorno e linha que define o corpo é trazido à vida por uma tinta que usa partículas cinéticas para adicionar movimento à superfície à medida que a luz se move através dele.
Esta versão de corrida servirá de inspiração para o modelo de produção, mas os elementos principais foram aprimorados para dar ao veículo uma personalidade ainda mais rebelde.
O CUPRA UrbanRebel Concept tem as suas raízes na filosofia de design da CUPRA. Caracteriza-se por uma estética emocional e genuína, que se destaca graças às suas linhas marcantes, atléticas e fortemente expressivas.
Tudo isto é evidente na identidade de design do CUPRA UrbanRebel Concept:
  • Na frente, o "nariz de tubarão" foi definido empregando uma superfície negativa. A parte frontal do Conceito UrbanRebel é realçado pela nova assinatura triangular dos faróis.
  • O gráfico envolvente da janela gera o efeito visual de um capacete, como no CUPRA Tavascan Concept, dá continuidade entre as janelas em torno de todo o veículo para oferecer o efeito de um teto flutuante.
  • A vista lateral mostra proporções atléticas devido à linha diagonal - do pilar C à porta da frente - com superfícies escultorais que criam um contraste tensional. A vista traseira do UrbanRebel Concept mostra os ombros atléticos, numa nova interpretação do design do CUPRA Formentor.
  • A parte traseira apresenta um design icónico graças às suas proporções horizontais. O spoiler de grandes dimensões, uma referência para os veículos de corrida vistos no mundo virtual, dá um olhar imponente para a traseira, acentuado pela superfície negativa na parte inferior.
Com um comprimento total de 4.080 mm, largura de 1.795 mm e altura de 1.444 mm, o protótipo insinua as proporções do futuro modelo de produção.
oferece 250 kW de potência contínua e atinge uma potência máxima de 320 kW. O seu motor permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
O CUPRA UrbanRebel Concept combina eletrificação pura, sustentabilidade e desempenho com uma estética emocionante influenciada pela era digital. Oferece uma ideia da futura linguagem de design do veículo elétrico urbano, que será lançado pela empresa em 2025.
O CUPRA UrbanRebel Concept será apresentado na pré-inauguração da nova CUPRA City Garage em Munique, durante o Salão Internacional de Automóvel IAA.
A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV's Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.