Ibiza número 15.000 pronto a rolar na Argélia

/          No noroeste da Argélia, há uma fábrica onde nascem 120 automóveis todos os dias
/          A Argélia é o país onde as entregas da SEAT mais aumentaram comparativamente com o primeiro trimestre de 2017, assumindo-se como o quinto mercado em volume
/          A partir do próximo verão, também o Arona e o Leon serão montados na fábrica de Relizane

Martorell, 23/04/2018.– Com mais de dois milhões de quilómetros quadrados, a Argélia é o maior país africano e o nono mais populoso. A noroeste fica ‘Ighil Izane’, nome árabe para Relizane, uma cidade erguida sobre construções romanas, fenícias e turcas. Numa parte dos campos onde antes se produziam cereais, uvas e algodão, agora são montados automóveis para distribuir por todo o país. E a população local identifica-se com esta troca: “Com a chegada da fábrica, a região ganhou dinâmica e criaram-se postos de trabalho. As pessoas estão muito motivadas”, sublinha Salvador Soler, Diretor de Qualidade da SOVAC na Argélia. É assim que funciona a fábrica que montou o SEAT Ibiza 15.000 no país:

-620 trabalhadores e um automóvel a cada dez minutos: Desde manhã cedo e até noite dentro, quatro linhas de produção na fábrica de Relizane montam até 120 carros por dia. Os 620 empregados fazem o seu melhor para que a cada dez minutos saia um novo automóvel pronto a ser comercializado.

-Uma fábrica 100% local: “Os trabalhadores são desta zona. Todos receberam quatro meses de formação em qualidade”, explica Salvador Soler, que está na Direção desde o início. “Esta fábrica está cheia de gente jovem e multicultural. Tanto se ouve falar inglês como francês ou árabe”, acrescenta Soler.

-Controlos de qualidade durante todo o processo: “Fazem-se até 1.000 verificações de apertos por dia e todos os mecanismos e encaixes dos automóveis são reverificados”, esclarece o Diretor de Qualidade. Na montagem dos veículos intervêm mais de 50 pessoas e um sistema informatizado para que os automóveis, pela primeira vez montados fora da Europa, tenham os mesmos padrões de qualidade.

-Condução em pavimentos desafiadores: depois de verificados os trens de rodas e o sistema de travões, os veículos ficam prontos a circular, pela primeira vez, numa pista exterior especial, dotada de sete tipos de pisos irregulares, alguns simulando empedrado e outros com superfícies deslizantes. “Desta forma, experimentamos o ABS e confirmamos que o cliente pode conduzir em qualquer condição de forma totalmente segura”, especifica Soler.

-A pintura, inspecionada em túnel de luz: “Sabemos que o mercado argelino é especialmente exigente com o acabamento da pintura”, diz o Diretor de Qualidade. Por esta razão, a superfície é revista uma vez mais em túnel de luz depois do teste de condução, podendo ser detetados desvios de 1 milímetro ou pequenas diferenças de cor, normalmente quase invisíveis à vista desarmada.

-Argélia, o quinto mercado em volume: a SEAT vendeu 7.200 veículos no país até março, depois do início da comercialização da quinta geração do Ibiza saída da fábrica de Relizane. Desta forma, a Argélia torna-se no país onde as entregas mais aumentaram em relação ao primeiro trimestre de 2017, batendo um novo recorde e assumindo-se como o quinto mercado em volume. Além disso, a partir do próximo verão, será dado início à montagem final do Arona e do Leon, ambos fabricados em Martorell, o que permitirá continuar a aumentar o volume de vendas.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos e vendeu perto de 470.000 veículos.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que funciona como um “núcleo de conhecimento”, que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.