Nova receita para o SUV de alta performance

• Design exterior mais imponente, com maior pose e ainda mais confiante para o SUV de elevada performance
  • Design interior atualizado, com habitáculo mais focado nos passageiros e também mais confortável
  • Elevados níveis de equipamento de série, como os bancos tipo baquet, acrescentando ainda mais valor, enquanto o vasto leque de opcionais aumenta as possibilidades de personalização
  • Novo sistema de infotainment de 9.2’’ com ecrã tátil capacitivo capaz de elevar a conetividade a um novo patamar com acesso a um dispositivo smart e com funcionalidades online através do veículo
  • Novos sistemas de segurança e de conveniência fazem do CUPRA Ateca um veículo ainda mais acolhedor
  • Performance e dinâmica são garantidas combinando o motor 2.0 litros TSI com caixa DSG de sete velocidades, 4Drive e tecnologia dinâmica de chassis DCC

Martorell, 22-06-2020. – O novo CUPRA Ateca 2020 promete a entrega da mais sofisticada dinâmica e performance, mantendo o espírito da marca, adicionando novos elementos de desejo que o ajudarão a alcançar os padrões de um mercado cada vez mais exigente.
O CUPRA Ateca foi o primeiro veículo lançado unicamente sob a marca de elevada performance, oferecendo uma proposta única no mercado: a mais elevada performance entre os SUV propostos fora do segmento premium. A fusão da precisão, da dinâmica, do sentido prático e do design sedutor fez deste SUV uma proposta impressionante. E agora, estas virtudes foram refinadas tornando-o numa alternativa ainda mais irresistível.
“O CUPRA Ateca marcou a entrada da marca num novo segmento, trilhando um caminho de sucesso que o levou a superar as 10,000 unidades vendidas em 2019, garantindo o crescimento da CUPRA na família Ateca – representa um mix de 15%,” disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “O SUV de elevadas performances foi essencial para o crescimento de 72% da CUPRA de um ano para o outro, graças ao sucesso em mercados maduros como a Alemanha, França e Suíça, bem como o posicionamento mais ativo no mercado mexicano no final do ano passado.”
O novo CUPRA Ateca foi criado e desenvolvido em Barcelona, nas instalações da marca, e será produzido em Kvasiny (República Checa).

Introdução
O novo CUPRA Ateca 2020 foi desenvolvido de forma a garantir a melhor performance entre os SUV compactos vendidos por marcas fora do rótulo premium, reforçando o posicionamento deste veículo quando entrou no mercado.
Repleto de novidades e de melhoramentos, tornar-se-á ainda mais apelativo, proporcionando aos seus clientes a possibilidade de guiarem um veículo com o sentido prático de um SUV e a envolvência e comportamento de um típico automóvel de elevadas performances: o conjunto perfeito para o seu estilo de vida, sem compromissos.
O CUPRA Ateca recebe de série os mais elevados padrões de equipamento, como os bancos tipo baquet, jantes de liga leve CUPRA de 19 polegadas, suspensão DCC e direção progressiva.
E com uma vasta lista de opcionais, da nova oferta de jantes de liga leve, de cores interiores, o novo volante CUPRA com botão engine start e seleção de modo CUPRA, ou o sistema de escape Akrapovic, há diversas formas do cliente finalizar o CUPRA Ateca de acordo com o seu estilo.
Mas o novo CUPRA Ateca não esquece as suas raízes nem a performance e a dinâmica exigível a qualquer veículo que ostente o logo cobreado. O motor 2.0 TSI com 300 CV acoplado à caixa de dupla embraiagem DSG com sete velocidades garante suficiente vigor e energia para qualquer entusiasta, sendo também capaz de proporcionar uma condução refinada e tranquila sempre que lhe seja exigido.
A sua dupla personalidade é sublinhada pelos sistemas de tração integral 4Drive e do chassis dinâmico DCC, permitindo aos clientes afinar a condução do veículo às suas necessidades.
Mas hoje o mundo não trata apenas de colocar a performance na estrada, porque há outros aspetos que devem ser preenchidos. O novo CUPRA Ateca 2020 marca novos padrões de segurança, integrando alguns dos mais avançados sistemas de assistência à condução que manterão os ocupantes longe de acidentes, quer circulem em autoestrada, na cidade ou simplesmente num parque de estacionamento.
E à medida que o mundo se torna incrivelmente digitalizado, o CUPRA Ateca assegura um nível de conectividade que ajudará os clientes a ficarem sempre ligados, independentemente do destino da vigem, com plena utilização do próprio dispositivo ou dos serviços online integrados no automóvel. É o cruzamento perfeito entre a estrada e a conectividade.
O novo CUPRA Ateca assume uma posição disruptiva na indústria, acrescentando um padrão inédito nos SUV compactos de elevada performance, um veículo para entusiastas e para o seu dia-a-dia, sempre envolvidos nos valores CUPRA.
Propulsão e chassis
Todos os CUPRA serão julgados pelo motor que os impulsionam, e o renovado Ateca mantém os seus níveis de performance intactos com o incrivelmente poderoso motor 2.0 TSI. O bloco de quatro cilindros sobrealimentado produz 221kW (300CV) de potência e 400Nm de binário, o suficiente para impulsionar o poderoso SUV até aos 247km/h.
Associado a uma rapidíssima transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades, o novo CUPRA Ateca não é um peso-pesado no exercício de arranque, podendo alcançar os 100km/h em apenas 4,9 segundos.
A performance entregue pelo motor é sonorizada pela impressionante acústica do sistema de escape Akrapovic que acrescenta uma banda sonora emotiva a cada momento de condução.
“Com o CUPRA Ateca marcamos uma posição no segmento dos SUV de elevada performance e com esta nova geração reforçamos a força e a presença nessa aposta,” disse Axel Andorff, Vice-Presidente para a Pesquisa e Desenvolvimento na SEAT.
O sistema de tração integral 4Drive recebe a mais recente geração da tecnologia multidisco electro-hidráulica, permitindo que o veículo faça chegar às quatro rodas toda a potência em pleno controlo. O sistema monitoriza em permanência todas as condições envolventes, ajudando a maximizar a tração e a performance, tornando possível a aceleração acima mencionada.
O sistema está integrado no eixo traseiro, no final do veio de transmissão e à frente do diferencial traseiro, o que melhora a distribuição de pesos e reduz a inércia e o tempo de reação, o que significa que o CUPRA Ateca consegue reagir a qualquer cenário com maior confiança.
Talvez o mais importante elemento no desempenho do CUPRA Ateca seja exatamente a relação entre o grupo motriz e o chassis responsável pela performance única e expectável pelos clientes. Além de que o chassis e a direção estão calibrados para que este SUV de elevada performance entregue ao condutor uma dinâmica tão envolvente e distinta quanto possível.
A direção progressiva e o acelerador responsivo agilizam a ligação do condutor ao veículo com um retorno de informação muito apurado através do volante. O CUPRA Ateca reage às mudanças do estilo e condução e das condições da estrada graças ao Chassis de Controlo Adaptativo (DCC), sistema que se ajusta em milissegundos, melhorando o envolvimento do condutor e permitindo que aproveite o melhor da condução em qualquer tipo de condições.
Seis perfis de condução distintos permitem que o SUV seja ajustado para a natureza específica de qualquer jornada ou da pessoa que se senta ao volante. A escolha passa pelos modos Normal, Sport, CUPRA, Individual, Neve ou off-road para modificar o caráter do veículo desde a condução quotidiana ao foco na máxima performance, dando ao renovado CUPRA Ateca um leque de habilidades que poucos outros SUV conseguem oferecer.
As dimensões do CUPRA Ateca também têm o seu papel na versatilidade do veículo, garantindo a base para uma condução segura. O SUV de elevadas performances tem 4,386mm de comprimento (+10mm face à anterior geração devido ao desenho dos novos para-choques), uma distância entre eixos de 2,630mm, com 1,599mm de altura (-2mm) e 1,841mm de largura. As vias, dianteira e traseira, têm, respetivamente, 1,575mm e 1,549mm.
Enquanto o chassis garante uma impressionante segurança, a inclusão dos travões Brembo acrescentam uma dinâmica tão intuitiva à entrada da curva como à saída, colocando a capacidade de parar tão elevada quanto a capacidade de acelerar.
Design Exterior
O CUPRA sempre garantiu um visual exterior arrebatador, um visual que identifica de imediato um veículo de elevada performance e que na atualização do novo SUV moderniza a linguagem de design ampliando o visual imponente.
A frente recebe um para-choques redesenhado e novos faróis FULL LED. A grelha superior em favo de mel tem o logo CUPRA no centro com acabamento da moldura em cromado negro. A grelha inferior tem um difusor em alumínio negro, enquanto as molduras dos faróis de nevoeiro de cada lado recebem um acabamento a condizer de forma a marcar a frente do SUV de elevada performance.
“Os elementos subtis do design do CUPRA fundem-se para criarem um veículo de personalidade exclusiva, sublinhando o impacto de assumir-se como o definitivo SUV de elevada performance no seu segmento.” disse Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT. “É desportivo e simultaneamente elegante, juntando tecnologias como o sistema de escape Akrapovic que remata a sua afirmação como verdadeiro SUV desportivo.”
As molduras laterais têm acabamento em alumínio negro acetinado, tal como as barras do tejadilho, estendendo-se aos espelhos também em alumínio escuro acetinado onde estão as luzes de boas-vindas que projetam o logo CUPRA no piso. O perfil resulta ainda mais imponente com a presença de jantes maquinadas em liga leve com 19 polegadas de série, ainda que as novas opções permitam que cada cliente personalize o veículo ao seu estilo.
Um design aero maquinado que inclui aplicações cobreadas ou prateadas criam um novo look, enquanto o design Sport opcional com acabamento maquinado em preto e cobre também está disponível. No total, há seis tipos distintos de jantes de liga leve de 19” que alojam pinças de travão pintadas a negro ou as opcionais pinças Brembo Performance de 18” em tons cobreados.
Na traseira do CUPRA Ateca há farolins full-LED com indicadores de direção dinâmicos, garantindo aos outros condutores uma visão mais clara da mudança de direção, acrescentando simultaneamente mais elegância ao design traseiro. As saídas de escape quádruplas rematam o design traseiro, reforçando o posicionamento desportivo do CUPRA Ateca.
Como em qualquer outro veículo, o remate final de qualquer personalização passa pela escolha da cor, pelo que o CUPRA Ateca tem uma vasta gama de opções que deverão cobrir qualquer necessidade do cliente.
O CUPRA Ateca pode ser revestido por seis cores no exterior, cada uma acrescentando maior dinâmica ao veículo e outra dimensão ao design exterior e à presença musculada de elevada performance.
Design Interior
Logo que se aproxime com a intenção de abrir a porta, a luz de boas-vindas CUPRA projeta-se no solo, convidando à entrada no que podemos esperar logo depois estribo de proteção das portas com o logo CUPRA iluminado.
Quando no interior, entre as mudanças mais notadas pelos clientes estará a maior sofisticação do design e a forma como o habitáculo comunica o caráter do veículo, incorporando um design sofisticado e desportivo, mas sempre com a presença da sensação de conforto.
Logo que o condutor se sente nos bancos tipo baquet, agora montados de série, pode agarrar o novo volante CUPRA, que integra o botão de arranque do motor e o comando de seleção dos modos CUPRA, apoiar os pés nos pedais de alumínio e ficar de frente para o Digital Cockpit, tornando evidente que o novo CUPRA Ateca está ainda mais focado na arte da condução e que não é um SUV típico.
O volante do CUPRA acena ao espírito de competição dos TCR Racing, que farão os condutores sentirem-se mais ligados ao veículo, com o seu tato sólido. Patilhas das mudanças de maiores dimensões tornam as passagens de caixa mais simples e naturais, enquanto os comandos multifunções acrescentam uma sensação de sofisticação tecnológica.
O botão CUPRA dá acesso a diferentes modos de condução: um ligeiro pressionar desfila as opções entre Normal, Sport, CUPRA e Individual, enquanto uma pressão mais prolongada seleciona diretamente o modo CUPRA.
As aplicações interiores em alumínio escurecido acrescentam uma sensação de performance; as mais evidentes estão colocadas nas saídas de ar, nas zonas do rádio e da climatização, todas com alumínio escurecido brilhante, e ainda as quatro entradas USB tipo C iluminadas – duas à frente e duas atrás.
O ambiente interior é também definido pelas escolhas do cliente. Estão disponíveis dois ambientes: o primeiro, fornecido de série, com bancos do tipo baquet com revestimento em tecido Dinamica, com suporte lateral em PVC, tablier e moldura da consola central em alumínio escurecido, painéis das portas em PVC com tecnologia IMD (Decoração Impressa no Molde) e com costuras cobreadas.
Também há a opção de acabamento Genuine CUPRA, que inclui os bancos tipo baquet revestidos em couro Azul Petrol, podendo ter ajuste elétrico com funcionalidades de memória.
Conectividade
O mundo está em mudança. Estamos mais conectados, confiantes em experiências mais digitalizadas do que nunca e preparados para levarmos este mundo digital para os nossos veículos, razão pela qual esta nova versão do SUV compacto de elevada performance eleva a conectividade para um novo patamar.
O destaque vai para o Digital Cockpit, que disponibiliza um ecrã de elevada resolução com 10.25” que projeta o painel de instrumentos de acordo com as definições do utilizador bem como o sistema de infotainment. O Sistema de Infotainment com um grande ecrã de 9,2” com navegação e controlo por voz natural de forma a simplificar a sua utilização. Para maior conveniência, o novo CUPRA Ateca ainda inclui tomadas USB Tipo C iluminadas tornando mais fácil ligar, conectar e carregar facilmente qualquer dispositivo.
O reconhecimento de voz é provavelmente um dos modos mais fáceis e naturais para se interagir com dispositivos, especialmente à medida que nos habituamos aos assistentes domésticos na eletrónica de consumo.
O reconhecimento por voz permite um entendimento natural de linguagem de forma a permitir que o utilizador interaja com o sistema de infotainment através de comandos naturais, fazendo correções e referências a comandos anteriores. Portanto, precise de uma informação de navegação ou de escolher uma música, é mais fácil e rápido e o sistema apenas precisa de ouvir a frase de ativação “Hola Hola” para colocar as coisas a andar.
Com o sistema Full Link, os clientes poderão aceder às suas vidas digitais sem uso de fios, independentemente do dispositivo usado: Apple CarPlay ou Android Auto (com ligação sem fios baseada em Bluetooth ou WLAN).
O sistema Full Link é a porta de entrada para a conectividade, permitindo que os utilizadores associem os seus dispositivos móveis ao sistema de infotainment do veículo, trazendo o seu ecossistema para o habitáculo. Portanto, quer pretenda trazer a sua lista de contactos para o veículo, a música que o acompanhará na viagem ou os sistemas de mapeamento, todos ficam disponíveis e acessíveis numa forma controlada, intuitiva e segura, não distraindo os condutores da estrada, quer use o sistema de infotainment como os comandos integrados no volante.
A Unidade de Conectividade de bordo tem um cartão SIM integrado, garantindo que nunca perderá a conexão com o mundo digital e, em futuros desenvolvimentos, o sistema permitirá aos utilizadores aceder às mais recentes aplicações do infotainment, que podem ser atualizadas a qualquer momento. Isso significa que o número de serviços na viatura e online aumentarão de número ao longo da vida do carro à medida que o ecossistema digital expande.
O e-SIM integrado permite a disponibilidade do serviço eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente, o que adiciona mais um nível de segurança ao veículo. Não se trata apenas de fazer uma chamada de emergência (manual ou automática) mas também do envio de informação importante para os serviços de emergência, como a posição do automóvel, o tipo de motor, a cor exterior ou o número de passageiros, facilitando assim as ações de assistência.
Adicionalmente, os serviços de conectividade online, através do eSIM integrado, permitem que algumas funcionalidades do infotainment utilizem, em tempo real, a informação fornecida pela “cloud”, adicionando mais uma dimensão ao sistema tradicional de navegação. Por exemplo, a informação de tráfego em tempo real, a posição de postos de abastecimento e de parques de estacionamento, bem como as respetivas horas de funcionamento ou os preços praticados a cada momento.
A app Connect abre um novo mundo de possibilidades. Pode ser descarregada para o smartphone, permitindo o controlo remoto de uma série de funções que ajudarão a maximizar a experiência de condução e a aumentar a segurança.
Os utilizadores podem aceder remotamente à informação do seu veículo: informação de condução, posição de estacionamento, o estado do veículo, incluindo portas e luzes, definir alertas de limites de velocidade para que possa ser avisado se alguém conduzir o seu carro e exceder a velocidade definida, alertas de entrada ou saída de uma determinada área ou alertas de antirroubo, abertura e fecho de portas com possibilidade de trancar e destrancar as portas remotamente, ou a ativação à distância da buzina ou dos indicadores de direção para localizar a viatura mais facilmente.
Segurança
O novo CUPRA Ateca 2020 será um dos ícones no segmento dos SUV de elevada performance, mas também será indiscutivelmente um dos mais seguros da classe, incluindo um amplo leque de novas e sofisticadas ajudas à condução (ADAS) que poucos concorrentes oferecem. Foi desenvolvido para que veja melhor o que o que o rodeia, para reagir aos obstáculos na estrada, e, graças a estas tecnologias, consegue vigiar o ambiente à sua volta, proporcionando uma proteção otimizada em qualquer situação.
Sistemas como o Pre-Crash, Cruise Control Adaptativo e preditivo (ACC), Assistente de viagem, Assistente de emergência e Assistente lateral e de saída trabalham em conjunto para proteger o veículo e os seus ocupantes.
O Assistente pré-colisão é um sistema que prepara o veículo e os seus ocupantes para o caso de acontecer o pior, resultando numa colisão. Os sistemas a bordo trabalham em conjunto; os cintos dianteiros são pré-tensionados, as janelas e o teto são fechados e as luzes de perigo são ativadas de forma a atenuar as consequências do acidente.
O Cruise Control Adaptativo e preditivo (ACC) consegue posicionar o SUV compacto de elevada performance através da informação do sinal GPS do sistema de navegação, o que lhe permite ajustar a velocidade consoante o traçado da estrada adiante – curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade ou zonas em obras. E recorrendo à informação recebida pela câmara dianteira e ao sistema de reconhecimento de sinais, consegue ajustar a velocidade do veículo consoante a mudança dos limites.
A funcionalidade de condução semiautomática complementa-se com a introdução da tecnologia Assistente de viagem com o simples pressionar de um botão no volante, o sofisticado sistema usa a informação do ACC e do Assistente de Faixa para manter ativamente o veículo no centro da faixa, ajustando a velocidade consoante o fluxo de tráfego. O sistema assegura a assistência à condução até velocidades de 210km/h.
Para não comprometer a segurança e no cumprimento dos requisitos legais, o condutor tem que manter-se atento ao sistema e ao que se passa à sua volta, colocando pelo menos uma mão no volante. Se o veículo detetar que o condutor largou o volante por mais de 15 segundos, será emitido um sinal audível e avisos visuais, e até pode ser ativado um toque de travão. Se o condutor continuar sem reagir, o sistema Assistente de emergência pode levar o Ateca a uma paragem completa.
Uma das ajudas acrescentadas ao novo CUPRA Ateca é o Assistente de saida, na saída de um estacionamento, o veículo emitirá um sinal acústico e visual no caso da aproximação de tráfego (pode ser outro veículo quando encostado à berma, ou ciclistas e peões quando parado junto ao passeio) e se necessário iniciando uma travagem automática.
O novo CUPRA também terá assistente lateral que consegue detetar veículos até 70m, com a devida indicação através do LED no espelho.
Para aqueles que gostam de atrelar, o novo CUPRA Ateca também disponibiliza a tecnologia Assistente de estacionamento automatico com reboque. O sistema ajuda o condutor a recuar ou a estacionar com reboque. A imagem da câmara traseira é utilizada para guiar o veículo e o atrelado para a posição exata desejada.
E é simples de usar: o condutor apenas precisa de selecionar a marcha-atrás, pressionar o botão de ajuda ao estacionamento e usar o comando dos espelhos para indicar a direção que quer dar ao atrelado, bastando-lhe dosear a aceleração, a travagem e a embraiagem no caso de um veículo com caixa manual, e o sistema fará o resto.
Mas os sistemas a bordo do novo CUPRA Ateca não se dedicam exclusivamente à segurança. A tecnologia também ajuda o SUV compacto de elevadas performances a ser mais conveniente, confortável e com melhor comportamento. Graças aos perfis de condução à disposição – Normal, Sport, CUPRA, Individual e aos modos adicionais do 4Drive – Offroad e Neve – a condução e o comportamento do veículo podem variar consoante as condições e as vontades do condutor, tornando o veículo mais confortável.
A CUPRA é uma marca que pertence ao Grupo SEAT, caracterizada pelo design contemporâneo e desempenho desportivo dos seus modelos eletrificados. Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, as vendas dispararam e a CUPRA encerrou 2019 com um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, com quase 25.000 unidades vendidas. Em 2020 chegam ao mercado o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor. A CUPRA tem cerca de 250 pontos de venda especializados em todo o mundo.
Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a sua nova sede em Martorell (Barcelona), a Garagem CUPRA, um edifício de 2.400 m2 localizado junto à sede corporativa da SEAT. A CUPRA tem também uma oficina de automóveis de competição, a Fábrica de Corridas da CUPRA, onde desenvolveu o primeiro carro de competição 100% elétrico, o CUPRA e-Racer.
Para além de se tornar o parceiro exclusivo do F.C. Barcelona, a CUPRA formou uma equipa de elite de embaixadores, incluindo o guarda-redes alemão Marc ter Stegen e o piloto sueco Mattias Ekström, entre outros.