Novo CUPRA Leon chega ao mercado com performance eletrificada

Apresentação dinâmica à imprensa

Novo CUPRA Leon chega ao mercado com performance eletrificada

• Novo CUPRA Leon recebe conjunto híbrido plug-in de elevada performance, num equilíbrio perfeito de dinâmica e performance
  • Gama alargada de potentes motores, dos 245CV aos 310CV, todos exclusivamente associados à tecnologia DSG  shift-by-wire
  • O CUPRA Leon alarga o apaixonante design dinâmico no formato de 5 portas e de Sportstourer
  • O CUPRA Leon disponibiliza padrões sofisticados de personalização, permitindo aos clientes combinar cores, jantes e ambientes interiores de acordo com os seus estilos de vida
  • A conectividade é rainha fora e dentro do CUPRA Leon, mantendo os seus utilizadores ligados, estejam onde estiverem
  • A segurança inclui o mais sofisticado lote de tecnologias que fazem dele um dos mais seguros veículos alguma vez produzidos pelo construtor

Martorell, 06-10-2020. – O rei dos Leon chegou. Desenvolvido para tornar-se uma referência no segmento, o novo CUPRA Leon acrescenta um bloco de novos atributos, tecnologia e caráter ao segmento dos compactos de elevada performance.

O primeiro Leon a receber o emblema CUPRA torna-se no mais impressionante elemento a sair da linha de produção, destinado a elevar novos mínimos em muitas áreas, tanto na versão de cinco portas como na carroçaria Sportstourer.

O design moderno, a sofisticada gama de sistemas de propulsão, os mais elevados padrões de conectividade e a plêiade de sistemas de segurança destaca-o não só como um puro CUPRA, mas também como um veículo que corresponde aos mais elevados padrões que distinguem os veículos de elevadas performances.

Juntando-se ao CUPRA Ateca 2020 e ao CUPRA Formentor, o novo CUPRA Leon prossegue a carreira da anterior geração, ajudando a marca a duplicar o volume de vendas. A marca, portanto, iniciará a sua ofensiva de novos produtos depois de vender 55,000 unidades desde a sua criação em 2018, excedendo todas as expetativas iniciais.

“O modelo mais vendido da marca e cuja última geração vendeu 50.000 unidades em quatro anos, encerra todos os elementos que um veículo da marca deve ter: design, performance e dinâmica”, disse o Presidente e CEO da CUPRA, Wayne Griffiths. “O Rei dos Leon é um veículo que nos ajudará a continuar a conquistar os mais acérrimos entusiastas do automóvel, fazendo crescer a marca e levando-a a uma audiência ainda mais ampla.”

Enquanto a CUPRA procura proporcionar a mais elevada performance, mantendo o espírito da marca, o novo CUPRA Leon traz elementos adicionais que elevam o desejo e que o ajudam a corresponder a um mercado mais exigente do que nunca. E esse prestígio é alcançado não apenas com o conjunto de tecnologias disponíveis na CUPRA, mas também pelo entusiasmo, dedicação e compromisso da equipa de desenvolvimento por trás do novo CUPRA Leon.

O CUPRA Leon foi desenhado, desenvolvido e é produzido em Martorell. Chegará ao mercado em outubro, exclusivamente na versão híbrida plug-in (245CV). As restantes variantes seguir-lhe-ão em 2021.

Sumário
Introdução…………………………….……………………………………………………………………….......……………4
Motores.................................…………………………………………………………………………..........…………6
Chassis………………………………….…………………………………………………………………….....…………………..9
Design Exterior………………………………………………………………………………………......…………………..12
Design Interior……………………………………………………………………………………….....…………………….14
Conectividade…………………………………………………………………………………….…………………………..16
Segurança………………………………………………………………………………………………………………………….19
Ficha Técnica…………………………………………………………………………………........………………………….21

Introdução
O novo CUPRA Leon é um veículo desenvolvido para abanar o segmento dos compactos de elevadas performances, seguindo a filosofia dos carros que o precederam.

Recorrendo à plataforma MQB Evo e a um conjunto de tecnologias como ponto de partida, a equipa de design e de desenvolvimento conseguiu criar um veículo que encerra todos os atributos específicos obrigatórios em qualquer CUPRA.

E com dois tipos de carroçaria disponíveis – 5 portas e Sportstourer – o CUPRA Leon expande o seu fator de atração, permitindo que os clientes escolham o formato que melhor sirva os seus estilos de vida, sem nunca comprometerem a performance, o conforto ou a versatilidade.

Os elevados níveis de equipamento incluem full LED, bancos tipo bacquet, Chassis de Controlo Dinâmico (DCC), Cockpit Digital, Infotainment de 10” e Climatronic de três zonas, apenas para mencionar alguns elementos, fazendo dele um veículo que garante um elevado valor intrínseco num segmento muito competitivo.

Este último desenvolvimento fortalece anda mais a marca CUPRA, garantindo uma experiência única de condução graças ao sofisticado leque de sistemas motrizes, tecnologia da dinâmica de chassis e a sua refinada fusão de elegância com sofisticação e caráter desportivo, tanto no design exterior como a bordo. Juntando a isto uma experiência completamente conectada e digitalizada e alguns dos mais sofisticados sistemas de assistência à condução disponíveis, o novo CUPRA Leon torna-se num dos mais apelativos automóveis que a marca alguma vez disponibilizou.

O leque de unidades motrizes inclui o bloco a gasolina 2.0 litros TSI com 245CV ou 300CV; existindo exclusivamente associado à Sportstourer, uma variante de 310CV 4Drive, unidades repletas de performance à medida de todas as necessidades. E num mundo onde se tornou obrigatório reduzir o impacto ambiental, o novo CUPRA Leon também traz a eletrificação ao segmento das elevadas performances através de um conjunto híbrido plug-in com 245CV, disponível desde o lançamento, que fará com que a mais entusiasmante expressão de performance não fique carregada de remorsos.

Potência e binário são apenas uma parte dos atributos do novo CUPRA Leon, que é também um dos mais seguros veículos que a marca alguma vez desenvolveu, integrando alguns dos mais avançados sistemas de ajuda à condução para manter os ocupantes distantes de acidentes na autoestrada, na cidade ou simplesmente na saída de um estacionamento.

E num mundo cada vez mais digitalizado, o CUPRA Leon não só garante performance na estrada, mas também assegura um elevado padrão de conetividade. Portanto, quer se trate de integrar o seu dispositivo pessoal no habitáculo do veículo, como aceder online aos serviços específicos do veículo, o CUPRA Leon é um ponto de interceção entre a estrada e a conetividade.

O novo CUPRA Leon é a mais sofisticada expressão dos valores da marca. Tem como missão reforçar a posição da CUPRA no mercado e, simultaneamente, alargar o leque de clientes e expandir a capacidade de sedução.

Motores: à prova de futuro

A essência de qualquer veículo de elevadas performances está na sua plataforma motriz, o elemento do veículo que o define. Mas os tempos mudam e não é fácil gerir a pressão de produzir um veículo capaz de alcançar os 100km/h no tempo mais curto, mas fazendo-o de forma inovadora, mantendo o entusiasmo de condução, mas também com o mínimo impacto do veículo no ambiente.

O novo CUPRA Leon disponibiliza um amplo leque de grupos propulsores, do bloco a gasolina ao sistema híbrido plug-in de elevada performance, para que os clientes possam escolher o veículo que melhor sirva as suas necessidades.

eHybrid
A CUPRA junta o tradicional e a inovação com a introdução, pela primeira vez, de um conjunto motriz híbrido plug-in de elevada performance. Disponibilizada no lançamento do modelo, tanto nas variantes de cinco portas como Sportstourer, esta tecnologia permite que os clientes disponham do nível de performance que esperam de um veículo com o logo CUPRA, mas com um nível de eficiência que até aqui não existia no segmento.

No coração do híbrido plug-in está um motor TSI a gasolina de 1.4 litros com 150CV (110kW), em conjunto com um motor elétrico de 115CV (85kW) e um pack de baterias de lítio com 13kWh, resultando globalmente numa potência máxima de 245CV (180kW) e 400Nm de binário. O sistema híbrido plug-in pode levar o CUPRA Leon aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos (Sportstourer: 7 segundos), com uma velocidade máxima de 225km/h.

Mas quando o ritmo não é uma prioridade, o condutor pode utilizar o alcance exclusivamente elétrico de até 60km (WLTP) para percorrer as ruas citadinas dos centros urbanos com emissões zero. Quando a bateria necessitar de recarga, poderá ser feita em apenas 3.5 horas através de uma Wallbox (ou em seis horas numa tomada doméstica a 230V).

Graças à eficiência da tecnologia plug-in, as emissões de CO2 ficam abaixo dos 35g/100km (5 portas: 28,9-32,4g/km em WLTP e Sportstourer: 29,7-33,5g/km em WLTP.

O CUPRA Leon e-Hybrid arranca sempre em modo 100% elétrico (estando a bateria suficientemente carregada). A condução passa a modo Hybrid se a capacidade da bateria descer abaixo de um determinado ponto ou se a velocidade ultrapassar os 130 km/h. Em modo Hybrid, o condutor tem a possibilidade de manter o nível de carga, aumentando-o ou reduzindo-o a um patamar definido. Isto torna possível conduzir na área de destino urbano em modo elétrico e com emissões zero.

“Juntando um sofisticado motor de combustão a um motor elétrico para alcançar uma performance incrível e uma aceleração sem esforço faz da hibridização a tecnologia perfeita para a marca CUPRA,” disse o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo para Pesquisa e Desenvolvimento na SEAT. “A chegada de um conjunto motriz híbrido plug-in de elevada performance reforça o compromisso da CUPRA em levar a eletrificação ao segmento de elevadas performances.”

TSI Gasolina

O novo CUPRA Leon também ficará disponível numa seleção de três unidades com injeção direta a gasolina e sobrealimentadas.

A gama inclui um quatro cilindros 2.0 litros de 245CV (180kW)/370Nm.

A seguir, no portfolio, surge um motor de quatro cilindros, com turbo e injeção direta capaz de produzir uma potência máxima de 300CV (221kW) e 400Nm de binário.

Estas duas variantes com tração dianteira, disponíveis na carroçaria de cinco portas e Sportstourer, recebem um diferencial autoblocante eletrónico que ajuda a um maior controlo e resposta na entrega de potência. O sistema recebe leituras de diversas fontes: ângulo de direção, deriva e velocidade das rodas, para garantir a resposta esperada no mais adverso cenário de condução.

Mas há ainda mais uma opção disponível para os clientes. O mais potente dos motores na gama é o 2.0 TSI com injeção direta e turbocompressor com 310CV (228kW)/400Nm, exclusivamente disponível na carroçaria Sportstourer.

Todas as combinações de motores beneficiam da transmissão DSG de dupla embraiagem. A tecnologia shift-by-wire permite que o seletor da caixa não esteja mecanicamente ligado à caixa de velocidades, usando, antes, sinais eletrónicos que comandam a troca de relação de caixa. E se os condutores desejarem uma experiência mais interativa, as amplas patilhas colocadas no volante aguçam ainda mais a ligação entre o carro e o condutor.

Chassis: dinâmica sem paralelo

Como em qualquer CUPRA, é a relação entre unidade motriz e o chassis que lhe dá a dinâmica e a performance única expectável pelos clientes. O novo CUPRA Leon mantém o etos de afinação do chassis e da direção para oferecer o mais preciso, envolvente e distinto comportamento possível, seja qual for a motorização.

O alicerce do CUPRA Leon é a plataforma MQB Evo, um sistema que permite aos engenheiros integrarem facilmente um vasto leque de tecnologias que proporcionem a dinâmica mais ágil, envolvente e descomprometida possível.

O CUPRA Leon recebe um sistema de direção progressiva, que garante ao veículo uma agilidade ímpar mesmo no mais desafiante asfalto, conectando o condutor ao fiel retorno de informação através do volante. O CUPRA Leon consegue reagir rapidamente às mudanças no estilo de condução e às condições da estrada graças ao sistema de Controlo Adaptativo de Chassis (DCC) que se ajusta em milissegundos ao estilo de condução e à estrada para explorar ao máximo as condições do momento para uma condução plenamente envolvente.

A dinâmica do CUPRA Leon pode ser alterada para se ajustar a qualquer condutor que esteja ao volante através dos diferentes perfis de condução: Comfort, Sport, CUPRA e Individual. Estes perfis mudam o caráter do veículo, entre a condução quotidiana e a performance de um desportivo compacto, dando ao novo CUPRA Leon um leque de habilitações comuns a poucos outros veículos no segmento. E trocar de perfil de condução é agora muito mais fácil com o controlo rotativo do DCC, o que significa que pode ajustar exatamente o que precisa (até 15 passos), no modo Individual.

Ao passo que o sistema DCC dá ao condutor o controlo direto das reações do veículo, a tecnologia é fortemente sustentada na elaborada base mecânica do tipo MacPherson à frente e multibraços atrás, com molas e amortecedores especialmente escolhidos e afinados para responder equilibradamente às exigências do conforto para a condução quotidiana e perante cenários de condução mais enérgica.

E não é apenas do chassis que surgem os argumentos que asseguram ao novo CUPRA Leon uma condução tão envolvente, já que a introdução de travões Brembo são sinónimo de reações tão incisivas à entrada das curvas como à saída. Os travões Brembo de 18” são maiores do que os de série (370x32mm), são perfurados e têm quatro êmbolos, garantindo uma maior capacidade de travagem (não disponíveis no híbrido plug-in).

Os ajustes nas dimensões do novo CUPRA Leon ajudam na melhoria das capacidades dinâmicas.

Na versão de 5 portas, a CUPRA Leon e-Hybrid tem 4,398mm de comprimento (+116mm), 1,799 de largura (-17mm) e 1,467mm de altura (+8mm).

Na versão Sportstourer, o novo CUPRA Leon e-Hybrid tem 4,657mm de comprimento (+108mm), 1,799mm de largura (-17mm) e 1,463mm de altura (+18mm).

A distância entre eixos das versões de 5 portas e Sportstourer é de 2,681mm, o que é 45mm mais do que na geração anterior, oferecendo mais espaço para os passageiros.

A distância entre eixos de ambos, 5 portas e Sportstourer, abrange os 2,683mm, um crescimento de 47mm face à anterior geração, garantindo mais espaço para os passageiros traseiros.

Na mais potente dos Sportstourer, a performance é controlada pelo sistema de tração integral 4Drive. A mais recente geração do sistema de tração multidiscos electro-hidráulico faz chegar a potência às rodas de forma mais controlada, ajudando a maximizar a tração e a performance.

O sistema de tração 4Drive analisa as condições da estrada em tempo real, incluindo a velocidade do carro, a rotação de cada roda, a posição do volante e o estilo de condução ou o modo escolhido para, rápida e progressivamente, entregar a potência de forma instantânea às rodas mais indicadas. O binário até pode ser gerido entre as rodas de lados opostos graças à ajuda eletrónica EDS que bloqueia a roda que perca aderência face à roda do lado oposto, significando que não se perde binário transversalmente.

O sistema está integrado no eixo traseiro, alojando-se no final do veio de transmissão, frente ao diferencial traseiro, contribuindo assim para a distribuição de pesos e reduzindo a inércia e o tempo de reação, o que significa que o CUPRA Leon pode reagir a qualquer cenário com maior eficácia.

O CUPRA Leon está equipado com um potenciador elétrico de travagem que garante uma resposta mais rápida do que num sistema convencional, com a possibilidade de recuperar a energia de travagem através da função mista (específica para a versão híbrida plug-in do CUPRA Leon) e uma melhor segurança ativa graças à duplicidade do sistema (ESC e potenciador de travagem elétrica). O potenciador de travagem (Brake Booster) foi especialmente adaptado aos modelos mais potentes da CUPRA.

Por último, mas não menos importante, as versões a gasolina de tração dianteira são equipadas com diferencial autoblocante (VAQ), garantindo ainda mais tração (CUPRA Leon de 5 portas e Sportstourer equipados com o 2.0 TSI 245CV & CUPRA Leon 2.0 TSI 300CV).

Design exterior: Performance Envolvente

O novo CUPRA Leon traz uma evolução mais evidente do design, fundindo sinais de um carro de elevadas performances desenhado para entusiastas

O logo CUPRA domina, em destaque, a grelha, com largos guarda-lamas e entradas de ar maiores, vincando assim o seu visual mais imponente. À medida que se contorna o automóvel, os spoilers laterais
acrescentam dinamismo e os destaques em cromados negros, incluindo na moldura da grelha dianteira, asa frontal e espelhos retrovisores contrastam com a cor da carroçaria, ajudando a criar uma aparência que enfatiza a pose audaz e irrequieta do novo CUPRA Leon.

O visual surge ainda mais empolado pela palete de cores disponível para este modelo; duas pinturas mate exclusivas, Magnetic Tech Matt e Petrol Blue Matt, acrescentam elegância e personalidade ao visual do veículo. A palete de cores completa-se com as normais tonalidades suaves e metalizadas (Candy White, Magnetic Tech, Midnight Black and Urban Silver), e duas cores especiais (Desire Red and Graphene Grey).

O design exterior resulta realçado pelas jantes em liga, específicas CUPRA de 19” - disponíveis em cobreado ou em reflexo diamante – (as jantes de liga de 18” são incluídas de série na versão de 245CV, enquanto as restantes variantes da gama recebem jantes de 19”) alojando as pinças de travão de 370mm cobreadas da Brembo. E com seis desenhos diferentes à escolha, os clientes poderão personalizar o visual final dos seus veículos.

A tecnologia full LED usada nos faróis melhora a visão, tornando até a mais escura das estradas visível ao condutor. Os espelhos retrovisores também têm indicadores em LED.

Atrás, o indicador de mudança de direção dinâmico e a iluminação a toda a largura foca toda a atenção visual, enquanto as ponteiras de escape visíveis (ponteiras cobreadas simuladas na versão híbrida plug-in, duas ponteiras de escape nas versões de menor potência e quatro nas versões de potência mais elevada), difusor e um grande spoiler que adicionam uma aura desportiva à estética do veículo.

Design Interior: Refinamento reformulado

Ainda antes de entrar a bordo, as luzes de boas vindas projetam o logo CUPRA no solo, preparando a entrada e sublinhando que o CUPRA Leon é um veículo especial.

À medida que o condutor se encaixa no seu banco tipo bacquet, segura o volante forrado a pele que integra o botão de arranque e o botão de seleção do modo CUPRA, e olha para o Digital Cockpit, perceberá de forma instantânea que está prestes a tomar controlo de um tipo diferente de veículo. E a presença de um botão com a inscrição “ESP off” na consola central reforça ainda mais esta perceção.

O volante do CUPRA, a lembrar a linhagem de competição, fará com que os condutores se sintam mais conectados com o veículo, com o sentido tátil mais sólido e presente. Patilhas maiores tornam a troca de relações de caixa mais simples e naturais, enquanto os botões multifunções acrescentam o toque hi-tech.

O botão CUPRA dá acesso aos diferentes modos de condução: um toque suave desfila entre os modos Comfort, Sport, CUPRA e individual, enquanto uma pressão mais longa ativa diretamente o modo CUPRA

O foco do condutor também passa pelo grande sistema de infotainment com 10”, que também aloja os comandos no ecrã tátil, reduzindo o número de botões físicos, criando também um visual mais suave, limpo e moderno. O ar arrumado do habitáculo é ampliado pelas ligações com tecnologia shift-by-wire, que também reduz o tamanho do seletor da caixa de velocidades, melhorando a ergonomia da consola.

Através do interior repleto de detalhes cobreados e com apontamentos em cromado negro, cria-se um certo drama, com destaques inseridos no tablier forrado a pele com pespontos cobreados e nos painéis das portas com aplicações em alumínio escurecido que criam uma tonalidade de efeito sofisticado, além das ilhargas dianteiras com iluminação CUPRA e com painéis das portas e dos bancos de tonalidade condizente.

O ambiente interior pode também ser definido pela escolha dos bancos. Há quatro bancos do tipo bacquet disponíveis: o standard, com acabamento em tecido e aplicações laterais em PVC; com revestimento em couro preto e regulações elétricas com memória para o condutor em opção, estando esta combinação também disponível em Petrol Blue, que estende a tonalidade ao tablier recriando um ambiente muito próprio.

O habitáculo do novo CUPRA Leon é muito generoso, proporcionando muito espaço ao condutor, bem como aos passageiros à frente e atrás. No Sportstourer, a bagageira cresceu para os 620 litros (470l na versão híbrida plug-in), enquanto a variante de 5 portas garante 380 litros, acrescentando ainda mais um argumento ao CUPRA Leon. Tudo isto resulta num habitáculo focado no condutor para que possa sentir-se perfeitamente envolvido quando tenciona retirar partido da performance que o Leon proporciona, mas também se mostra confortável e suficientemente prático para enfrentar as aventuras da vida sem compromissos.

Por último, o CUPRA Leon engrandece a experiência a bordo com a iluminação full LED, um sistema que envolve o habitáculo de luz ambiente personalizada. E não é apenas uma questão decorativa, porque também assume um papel funcional para, por exemplo, servir de aviso no sistema de assistência à saída (com flashes em laranja) ou quando a porta está aberta (vermelho).

O CUPRA Leon também pode ser configurado com o sistema de som BeatsAudio, que compreende 10 colunas premium com um amplificador de 340W e um subwoofer com caixa de 10l na bagageira.

Conectividade: Perícia digital

Enquanto o novo CUPRA Leon eleva a performance e a aparência visual ao nível seguinte, a área da digitalização e da segurança torna-o à prova de futuro. Os engenheiros e os designers trabalharam na integração de sistemas que farão o CUPRA Leon de elevada performance sobressair na multidão, proporcionando uma nova experiência aos clientes.

O Cockpit Digital de 10.25” com elevada densidade de pixéis não só tem um design mais moderno e versátil, como também proporciona maiores níveis de funcionalidade, permitindo que o condutor visualize a informação com as formas mais clássicas e elegantes de mostradores redondos, como o velocímetro e taquímetro, ou tenha à sua frente um ecrã a cores com um grande mapa de navegação.

O ecrã TFT de 1,280 x 480 pixéis pode ser personalizado às necessidades do condutor; juntando aos modos regulares, no novo CUPRA Leon, um modo de Sport View, especialmente desenvolvido pela CUPRA, que junta a informação das RPM, binário, potência, pressão do turbo e aceleração longitudinal e lateral em G´s, reunindo muita informação e criando uma visualização muito emocional.

O núcleo digital é composto por um sistema de infotainment de 10”, fornecido de série, com ecrã Retina que oferece navegação online 3D e reduz o número de botões físicos, suportando comandos de voz e por gestos. O sistema combina o sistema Full Link Wireless, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, o que significa que os clientes poderão levar dentro do carro as suas vidas digitais para qualquer lado. Portanto, quer pretenda ter no habitáculo a sua lista de contactos, música ou sistemas de mapas, todos ficarão disponíveis, acessíveis e controláveis de forma intuitiva e segura.

O sistema de infotainment encerra tecnologia da mais recente geração, baseado na plataforma MIB3 capaz de tornar a visualização e a interação incrivelmente acessível e simples.

O ecrã de 10” com ecrã de 1,560 x 700 pixéis torna a informação que os clientes precisam mais clara, independentemente da base a que se está a aceder, com a tecnologia de tato capacitivo a conseguir fazer do sistema um dispositivo mais responsivo, preciso e intuitivo.

Cursores táteis ajudam à facilidade de utilização, permitindo controlar as funções do Climatronic como as do volume de som, entre outras.

O reconhecimento por voz é, indubitavelmente, uma das formas mais naturais de interagir com os dispositivos, resultando na redução das hipóteses de distração do ato de conduzir porque não existe a necessidade de desviar o olhar da estrada. E torna-se especialmente apetecível à medida que nos tornamos mais habituados aos assistentes domésticos no mundo da eletrónica de consumo.

O reconhecimento de voz no CUPRA Leon permite que os utilizadores interajam com o sistema de infotainment através de linguagem e de comandos naturais, permitindo correções e referências a comandos anteriores. O sistema pode ser usado para encontrar informações de navegação, procurar uma determinada música de forma segura e facilitada. Basta dizer a palavra de ativação “Hola, Hola” e o sistema ficará pronto para que interaja com ele.

Mas é a ligação ao mundo exterior que está a ganhar importância. O CUPRA Connect traz serviços online diretamente para o habitáculo do veículo graças ao SIM integrado. O serviço permite que os clientes acedam às aplicações descarregáveis, radio online e à funcionalidade de um ecossistema em expansão.

Quando os utilizadores estiverem afastados da viatura, poderão aceder à informação do veículo, incluindo os dados de condução, informação de estacionamento, o estado do veículo e a ativação de alertas de velocidade através da CUPRA Connect app. E para o híbrido plug-in de elevadas performances, há funcionalidade adicionais. O condutor pode gerir o processo de carga e controlar o ar condicionado remotamente.

O cartão SIM integrado implica um incremento na segurança a bordo do veículo, uma vez que os utilizadores podem beneficiar do eCall Service. No caso da ocorrência de um acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência por ação manual ou automática. Num caso de maior gravidade, o veículo pode enviar informação importante como a posição geográfica, o tipo de motor e o número de passageiros a bordo, facilitando a assistência.

E, para existir a certeza de que as ligações nunca se perdem, o novo CUPRA Leon cumpre o protocolo standard Qi para a carga indutiva de dispositivos móveis (Connectivity Box), bem como quatro portas USB-C (duas à frente e duas atrás) e conectividade Bluetooth para que nunca fique incontactável.

Segurança: em controlo

Embora a CUPRA seja sinónimo de performance, também assegura outros aspetos da indústria, assumindo-se como um dos mais seguros veículos produzidos. O novo CUPRA Leon integra um leque de tecnologias de segurança e de conveniência que fazem dele um veículo ainda mais fácil de seguro de conviver no dia-a-dia.

Através da informação fornecida por diversos sensores a bordo e de outra enviada de fontes exteriores, destacam-se sistemas como o Cruise Control Preditivo e Adaptativo (ACC), o Assistente de Viagem, Assistente Lateral e de Saída (Side/Exit Assist) e o Assistente de Emergência.

O Cruise Control Adaptativo convencional (ACC) ajuda o veículo a manter uma velocidade e uma distância constante em relação ao veículo precedente. Mas o CUPRA Leon dá um passo à frente. O novo sistema Preditivo ACC consegue posicionar o automóvel com base na informação da estrada e do GPS fornecida pelo sistema de navegação, permitindo a correção da velocidade consoante o perfil da estrada à frente – curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade ou zonas de obras. E recorrendo à câmara dianteira e ao sistema de reconhecimento de sinais, pode ajustar a velocidade do veículo quando os limites se alteram.

O Assistente de Viagem utiliza a informação do ACC e do Assistente de Faixa para manter o veículo ativamente no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego – disponibilizando este tipo de assistência à condução até aos 210 km/h.

A tecnologia de Assistência Lateral e de Saída deteta o que os seus olhos não conseguem ver nos ângulos mortos e acrescenta um Aviso de Saída quando está estacionado e, ao sair do automóvel, recebe um aviso do sistema para a aproximação de alguém ou de alguma coisa.

Uma das tecnologias mais impressionantes é a da introdução do Assistente de Emergência, que se assegura que o condutor se mantém focado na condução sem distração dos avisos visuais e acústicos. Se não houver qualquer reação do condutor, o sistema pode acionar um toque de travagem. Se, mesmo assim, não existir intervenção do condutor, o veículo pode abrandar até à paragem completa com a ativação das luzes de perigo. Uma vez imobilizado, o CUPRA Leon pode contactar diretamente os serviços de emergência através do sistema eCall.

A fusão de todas as tecnologias resulta num impressionante nível de segurança, mas foram integradas de forma a funcionarem numa ação de conveniência e nunca com a sensação de afastamento do domínio e controlo do condutor. Uma realidade excecionalmente importante para uma marca como a CUPRA que atribui importância central a quem controla o volante.

Como resultado, ficamos perante um veículo que reúne as necessidades dinâmicas da marca CUPRA, sem prescindir dos padrões de segurança que o mercado perceciona atualmente como obrigatória.

O CUPRA Leon também prima pelo conforto e conveniência, incluindo o assistente de estacionamento, o keyless advanced (de série), o pedal virtual (apenas no Sportstourer), Climatronic de três zonas (de série), aquecedor estacionário, bancos e volante aquecidos, banco do condutor com comando elétrico e memória, e um carregador de 230V na bagageira (de série).

CUPRA Leon 245CV e-Hybrid (5 Portas)
Motor 1.4 e-Hybrid TSI 180 kW/245 CV DSG
Cilindros/Válvulas 4-cil -  16v
Cilindrada 1,395cc
Diâmetro x Curso 74.5 x 80.0
Taxa de compressão 10
Motor elétrico 85kW
Bateria 13kWh
Binário Máximo 400Nm
0 to 100 km/h 6,7 segundos
Velocidade Máxima 55-60 km/h
Autonomia em modo elétrico (km) 55-60 (WLTP)
Consumo (l/100km) 1,3-1,4 (WLTP)
Emissões CO2 (g/km) 28,9 - 32,4 (WLTP)

CUPRA Leon 245PS e-Hybrid (Sportstourer)
Motor 1.4 e-Hybrid TSI 180kW / 245CV  DSG
Cilindros/Válvulas 4-cil -  16v
Cilindrada 1,395cc
Diâmetro x Curso 74.5 x 80.0
Taxa de compressão 10
Motor elétrico 85kW
Bateria 13kWh
Binário Máximo 400Nm
0 to 100 km/h 7 segundos
Velocidade Máxima 225km/h
Autonomia em modo elétrico (km) 54-59 (WLTP)
Consumo (l/100km) 1.3-1.5 (WLTP)
Emissões CO2 (g/km) 29.7 – 33.5 (WLTP)

A CUPRA é uma marca que pertence ao Grupo SEAT, caracterizada pelo design contemporâneo e desempenho desportivo dos seus modelos eletrificados. Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, as vendas dispararam e a CUPRA encerrou 2019 com um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, com quase 25.000 unidades vendidas. Em 2020 chegam ao mercado o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor. A CUPRA tem cerca de 250 pontos de venda especializados em todo o mundo.

Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a sua nova sede em Martorell (Barcelona), a Garagem CUPRA, um edifício de 2.400 m2 localizado junto à sede corporativa da SEAT. A CUPRA tem também uma oficina de automóveis de competição, a Fábrica de Corridas da CUPRA, onde desenvolveu o primeiro carro de competição 100% elétrico, o CUPRA e-Racer.

Para além de se tornar o parceiro exclusivo do F.C. Barcelona, a CUPRA formou uma equipa de elite de embaixadores, incluindo o guarda-redes alemão Marc ter Stegen e o piloto sueco Mattias Ekström, entre outros.

CI 158/2020
Contactos: