Pride Moves us

• O grupo Pride Moves Us é a rede criada pelos colaboradores dos SEAT S.A. para promover a inclusão de LGBTI+
  • O grupo celebra um ano desde a sua criação, coincidindo com o Mês do Pride, durante o qual a empresa está a organizar uma série de atividades de sensibilização
  • A associação da SEAT S.A. à REDI uma rede empresarial para a diversidade e inclusão em Espanha, é um dos marcos da Pride Moves Us neste primeiro ano

Martorell, 08/06/2021. "Sempre senti a necessidade de apoiar as pessoas LGBTI+ no local de trabalho". É assim que Miguel Díez, do departamento de Estratégia de Produto da CUPRA, resume as origens do Pride Move Us, um grupo que promove a visibilidade e a inclusão de pessoas identificadas como LGBTI+ dentro da SEAT S.A. Por esta altura no ano passado, no meio da pandemia global, ele e o colega Miguel Ángel Sanz fundaram o grupo com o objetivo de este se tornar um ponto de encontro para os colaboradores e defensores LGBTI+.

Este mês de junho, coincidindo com o Mês do Pride, estão a celebrar o seu primeiro não de trabalho em conjunto com os Recursos Humanos para sensibilizar os colaboradores e promover a inclusão deste grupo no trabalho quotidiano da empresa. "Na SEAT S.A. temos um departamento de Diversidade, pelo que desde o início tivemos um grande apoio da empresa para estabelecer a nossa rede e avançarmos juntos nos projetos" explica Díez. "A Pride Moves Us foi criada para dar visibilidade à comunidade LGBTI+ dentro da empresa e para assegurar um ambiente inclusivo e respeitoso para que todas as pessoas do coletivo possam ser elas próprias enquanto realizam o seu trabalho" acrescenta ele.

O orgulho que nos move. O Pride Moves Us tem atualmente 38 embaixadores que lideram as várias iniciativas do grupo em conjunto com o departamento de Diversidade. Tem também um perfil no Instagram muito ativo, onde muitas das suas atividades estão concentradas. O grupo não só está aberto a pessoas que se identifiquem como LGBTI+, mas também a defensores da causa, com o intuito de "difundir a mensagem", diz Díez. O grupo realiza regularmente reuniões presenciais no edifício da sede da CUPRA, que se tornou o local de encontro da rede, onde os membros partilham experiências e discutem novas estratégias para continuar a progredir na implementação de novas ideias e iniciativas.

O poder da diversidade. O Pride Moves Us também promove redes externas com grupos de outras empresas do Grupo Volkswagen, e de outros setores. Isto inclui uma colaboração com a REDI (Red Empresarial por la diversidad e inclusión LGBTI+), a primeira rede empresarial e peritos na área da diversidade e inclusão LGBTI+ em Espanha. Guillermo Cerrón, colaborador na área financeira na SEAT S.A. e uma força motriz do Pride Moves Us, faz parte do novo conselho de administração da REDI como membro representante do fabricante de automóveis desde fevereiro.

Uma rede de sensibilização. "O trabalho em rede ajuda-nos a realizar tarefas de sensibilização e formação, a partilhar experiências e a aprender sobre boas práticas que podemos aplicar na nossa empresa" diz a colaboradora da CUPRA Strategy, Business Development and Operations, e embaixadora do Pride Move Us, María Contelles. O grupo também propôs a extensão dos protocolos anti assédio da SEAT S.A. para tratar de incidentes específicos envolvendo pessoas deste grupo. "É ótimo poder contribuir para melhorar os procedimentos e regras de apoio à comunidade" acrescenta Contelles.

A tranquilidade de se você mesmo. Para Díez, ter o apoio da SEAT S.A. é primordial. "Quando se sabe que a empresa apoia firmemente algo que nos afeta de uma forma tão pessoal, faz-nos sentir confortáveis, confiantes e orgulhosos do local onde trabalhamos", diz ele. "No fim de contas, ser possível agir como a pessoa que realmente somos no ambiente de trabalho, onde passamos uma grande parte do nosso tempo, é extremamente importante" acrescenta ele.

Visível e inclusivo. O Pride Moves Us também serve de catalisador para a visibilidade em áreas como a gestão. "É essencial ter referências de gestão e através do grupo encontrámos Thomas Meiers, Chief Governance and Legal Officer, por exemplo, que é membro da Pride Moves Us e que é muito ativo nas redes sociais que apoiam a diversidade e a inclusão da comunidade LGBTI +". Além disso, o Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos e Organização da SEAT S.A. Xavier Ros apoia a Pride Moves Us desde o início: "Acredito no poder da singularidade de cada pessoa como uma forma de impulsionar a competitividade da empresa. É essencial apoiar iniciativas que nos ajudem a quebrar barreiras e estereótipos para prosperarmos, não só como empresa, mas também como sociedade".

Um impulso necessário. "Um dos maiores recursos de uma empresa é o seu capital humano", diz Contelles. Neste sentido, "o facto de a empresa ser diversificada e inclusiva torna-a muito mais competitiva, talentosa e aberta à sociedade", acrescenta ela. É por isso que a diversidade e a inclusão são fundamentais para atrair e reter talentos: "Se alguém não se sentir aceite ou apoiado no trabalho, ou não puder ser ele próprio, vai procurar outro emprego" explica Díez. Assim, segundo Contelles, "a gestão da diversidade traduz-se em colaboradores mais felizes e melhores resultados para a empresa".

A SEAT S.A.  é a única companhia que desenha, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto a SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. A empresa emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. A SEAT S.A.  também produz o SEAT Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também tem o centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, localizado em Barcelona.

A SEAT S.A. irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação dos veículos elétricos urbanos, com especial enfoque na transformação da indústria automóvel espanhola.