Protótipo DIANA: maior autonomia, maior segurança

• DIANA é um projeto-piloto que investiga as possibilidades oferecidas por um automóvel autónomo para a mobilidade urbana e inteligente
  • No futuro, a maior autonomia do veículo irá favorecer a redução de acidentes e engarrafamentos
  • Através de uma aplicação, DIANA pode recolher o passageiro em determinado local, levá-lo para o seu destino ou procurar estacionamento, tudo de forma 100% autónoma

Martorell, 10/12/2021. Na mitologia romana, Diana era a deusa da caça, protetora da natureza e da Lua. Sempre representada com um arco e flechas, esta divindade cuidava das florestas e da vida que nelas nasceu. Hoje, as suas setas apontam o caminho para a mobilidade do futuro, dando o seu nome a um projeto-piloto de um automóvel autónomo promovido pelos engenheiros da SEAT S.A., em colaboração com o Centro Tecnológico Automóvel da Galiza (CTAG). O projeto DIANA insere-se também na platafoorma SEAT S.A. Innova, um espaço que promove a inovação contínua em todas as áreas da empresa, promovendo novas formas de trabalhar com base na cocriação e no modelo de start-up.

Um laboratório sobre rodas. DIANA é um projeto de inovação que nasceu para testar funções autónomas na condução, antecipando sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). O veículo foi criado com base num SEAT Leon e está equipado com 5 sensores lidar, 5 radares, 6 câmaras, 12 ultrasons e 8 computadores que lhe dão uma visão de 360º. Estes elementos “geram uma grande quantidade de dados do meio à sua volta que são processados em milissegundos e enviados para um módulo onde está a localização”, explica Oriol Mas,  engenheiro de I+D na SEAT S.A.. E acrescenta: “Assim, o automóvel sabe onde está colocado, que obstáculos estão à sua volta e é capaz de decidir para onde tem de ir e de executar autonomamente as ações no volante, travões, acelerador e alteração da mudanças”.

O automóvel-chauffeur. No protótipo DIANA, o condutor entrega o controlo ao veículo, que funciona como chauffeur. Ainda assim, se necessário, o veículo devolve o controlo ao condutor que permanece atento no caso de ter de assumir a condução. O DIANA aplica três funções: Autonomous Chauffeur, quando em situações de trânsito de baixa velocidade, o sistema assume o controlo para realizar manobras de arranque e paragem, Automated Valet Parking, para procurar um espaço livre e estacionar 100% de forma autónoma, e Summoning.  Esta última funciona através de uma aplicação que gere os pedidos do utilizador para o ir buscar a um ponto específico e o transferir para o destino escolhido. O automóvel foi testado tanto nas instalações da SEAT S.A. em Martorell como, mais recentemente, num circuito urbano fechado e controlado.

Um trajeto sem sobressaltos. A partir da aplicação, o condutor pode solicitar o veículo, e este arranca automaticamente e coloca-se na faixa de rodagem correspondente. “Graças à alta precisão, ao centímetro, do sistema de localização no mapa HD, o automóvel sabe sempre que está na faixa da direita”, diz Oriol Mas. Ao fazer a paragem para apanhar o utilizador, as portas destrancam-se e abrem-se sozinhas e os sinais de indicação de mudança de direção sinalizam que o veículo está parado. “Após o utilizador ter entrado e fechado a porta, o automóvel tranca-se outra vez, sinaliza o arranque e retoma o movimento”, argumenta. Caso encontre um obstáculo na estrada, como um peão, o veículo é capaz de o detetar rapidamente e travar de forma autónoma. Uma vez que o veículo deixa o utilizador no destino escolhido, o veículo procura um espaço livre e estaciona automaticamente.

Os desafios da rutura. Num projeto tão exigente tecnologicamente, foram vários os desafios que a equipa enfrentou durante a configuração deste projeto-piloto: “O COVID-19, licenças de circulação, a integração dos sensores, os sistemas de controlo do veículo, a validação dos algoritmos… tem sido um desafio e ainda temos trabalho para fazer, mas estamos no caminho certo”, explica Rubén Pérez, engenheiro de I+D na SEAT S.A.. O desenvolvimento de um veículo autónomo tem sido completamente transversal.

Conduzindo para o futuro. O DIANA alcançou uma autonomia de nível 3 na escala de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), que vai de 0 a 5. “É importante dar robustez a esta tecnologia, continuar a desenvolvê-la e testar o seu funcionamento para garantir que o sistema é 100% seguro”, diz Mas. À medida que os níveis de autonomia vão aumentando, vão favorecendo a diminuição do número de acidentes e podem ajudar a reduzir os engarrafamentos. “No futuro, um veículo com maior autonomia poderá oferecer e incentivar novos serviços de mobilidade inteligente e descongestionar as grandes cidades e as áreas de mobilidade complexa”, conclui o engenheiro.

ADAS, as chaves de 0 a 5
Os Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) estão classificados em seis categorias, de acordo com o nível de autonomia do veículo:
  • 0: Não há automatização, o condutor controla todas as funções do veículo.
  • 1: O automóvel dispõe de alguns dispositivos auxiliares, tais como a direção assistida ou a autorregulação da velocidade, mas é o condutor que decide se os utiliza ou não.
  • 2: O condutor continua a ser quem controla a condução, mas o sistema pode regular a direção e a velocidade, sempre sob a supervisão do condutor.
  • 3: O sistema controla todos os aspetos dinâmicos da condução (direção, velocidade e meio envolvente) de forma independente, sem que o condutor tenha de intervir. Ainda assim, tem de estar preparado para agir em caso de perigo. O DIANA está inserido nesta categoria.
  • 4: O veículo é capaz de desempenhar as funções de forma autónoma em todas as circusntâncias, de modo a que o condutor possa dedicar-se a tarefas secundárias sem se preocupar que o automóvel lhe devolva o controlo.
  • 5: Automação completa, o condutor deixa de o ser por completo e torna-se apenas num ocupante do veículo enquanto o sistema o substitui em todas as situações e circunstâncias.

A SEAT S.A.  é a única companhia que desenha, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto a SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. A empresa emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. A SEAT S.A.  também produz o SEAT Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também tem o centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, localizado em Barcelona.

A SEAT S.A. irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação dos veículos elétricos urbanos, com especial enfoque na transformação da indústria automóvel espanhola.