Provas abaixo de zero

/         150 técnicos e engenheiros, 60 testes, 30.000 km e quatro meses de trabalho em condições extremas para por à prova os novos SEAT
/         Todos os anos, até 90 veículos enfrentam a neve, o gelo e temperaturas que podem descer aos -35 graus
/         O objetivo dos testes é o de garantir o correto funcionamento de todos os sistemas antes de um modelo chegar ao mercado

Florestas de abetos e pinheiros gelados, com temperaturas que chegam aos 35 graus negativos e um lago gelado a servir de circuito. A camada de gelo com 60 centímetros cria uma pista ideal para a condução durante os meses de inverno. Todos os anos, num local próximo do Círculo Polar Ártico, os engenheiros da SEAT levam ao limite cerca de 90 veículos. Desta forma, comprovam a fiabilidade de todos os sistemas antes da chegada do novo modelo ao mercado. As rigorosas provas de inverno, a que também foi sujeito o SEAT Ateca FR, são as seguintes:

-Controlo de estabilidade: o teste desenvolve-se na superfície de um lago gelado com uma área de 6 km quadrados. A zona exterior do lago tem uma superfície menos polida para melhor controlo nas manobras em derrapagem controlada. O controlo de tração pode ser desativado em diversos patamares. Em alguns modelos de forma total, potenciando uma condução mais desportiva. Se o veículo sair da trajetória, o sistema ESC (controlo eletrónico de estabilidade) atua nas rodas para recuperar a melhor direção.

-Teste de travagem: 200 metros de pista com superfícies distintas: uma das faixas está aquecida a 10 graus para evitar a formação de gelo no asfalto; enquanto a outra faixa permanece gelada a -16 graus mantendo uma camada de gelo. É com esta prova que é calibrado o sistema ABS, que ajuda o condutor a controlar a estabilidade do veículo nas condições de travagem mais extremas.

-Prova de admissão de ar: a finalidade deste teste é a de garantir que o filtro de ar do motor não fica obstruído quando o veículo circula dentro de uma nuvem de neve gerada pelo veículo da frente. Para esta prova são necessários dois veículos que circulam a 80 km/h: o primeiro cria a nuvem de gelo atrás de si; enquanto o segundo é o veículo em análise. Depois de um percurso de 50 km, confirma-se que o filtro de ar não fica saturado a ponto de reduzir a potência do motor.

-Análises de ruídos: o condutor e, normalmente, um técnico, procuram detetar ruídos que possam incomodar os passageiros, determinando a sua origem. O frio pode provocar a contração de algumas das três mil peças que formam um automóvel, provocando ruídos quando entram em contacto entre si. Para análise destes efeitos, os veículos percorrem vários tipos de superfícies a diferentes velocidades. Uma dessas provas consiste em passar com os veículos, repetidas vezes, num troço de 30 metros repleto de ressaltos a uma velocidade entre 20 e 30 km/h.

-30.000 km de utilização intensiva: esta é a distância percorrida pelos veículos durante o teste de durabilidade levado a cabo em estradas com neve e gelo. Faz parte de uma prova global de 150.000 km em diferentes condições que permite analisar o desgaste inerente à passagem dos anos. Os condutores registam o comportamento do automóvel ao longo de toda a prova, e essa informação é, posteriormente, analisada por engenheiros.

Estes são apenas cinco dos cerca de 60 tipos de testes extremos a que se submete um automóvel. Provas mais úteis e necessárias do que nunca devido à incorporação de sistemas eletrónicos cada vez mais complexos. Graças a este programa, os condutores podem ficar com a certeza de circular em qualquer estrada e em qualquer tipo de condição com total fiabilidade.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2017, a SEAT vendeu cerca de 470.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.