Qual o mais rápido: o CUPRA ou um dardo?

/          Desafio entre o SEAT Leon CUPRA e Barbora Špotáková, campeã olímpica no lançamento do dardo e embaixadora da marca
/          O desafio põe à prova os 300 CV do automóvel e a potência da atleta, detentora do recorde mundial com uma distância de 72,28 metros
/          O dardo pode chegar aos 90 km/h e o SEAT Leon CUPRA é capaz de alcançar os 100 km/h em menos de cinco segundos

Martorell, 26/01/2018. –Barbora Špotáková, campeã olímpica no lançamento do dardo e embaixadora da SEAT, já arrebatou as medalhas de ouro em Pequim 2008 e Londres 2012. Enquanto treina para a sua próxima prova desportiva, a atleta aceitou um novo desafio: medir forças com o SEAT Leon CUPRA. O estádio da Associação de Futebol da República Checa serve de cenário à corrida que dará três tentativas aos participantes. Qual será o mais rápido?

-Alguns segundos antes da partida: enquanto o SEAT Leon CUPRA arranca o motor 2.0 TSI de 300 CV, a atleta checa prepara-se mentalmente para o lançamento. “Para concentrar-me naquilo que o meu corpo precisa de fazer, a minha cabeça tem que estar vazia. Foco um ponto no outro lado do estádio e projeto virtualmente o meu lançamento para aí”, explica antes de competir.

-Três tentativas e um vencedor: com o tiro de partida, o SEAT Leon CUPRA passa dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos. Graças a esta marca, bate o primeiro lançamento de Barbora. Na segunda tentativa, o dardo arranca a uma velocidade de sete metros por segundo e atravessa o estádio de forma quase invisível aos olhos, superando o desportivo. Na terceira e última tentativa, e apesar de voar a 90 km/h, a lança não consegue superar o SEAT Leon CUPRA, que se proclama, finalmente, vencedor.

-Espírito ganhador: o SEAT Leon CUPRA conta com dois recordes no circuito alemão de Nürburgring, um traçado de 21 km e com 73 curvas. Em 2014 tornou-se o desportivo compacto de tração dianteira mais rápido e um ano depois registou o melhor tempo entre os veículos familiares do seu segmento. Do seu lado, Barbora Špotáková tem o recorde mundial de lançamento de dardo. Depois de superar a melhor marca europeia nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, e nesse mesmo ano, bateu o recorde do mundo no circuito mundial de atletismo de Estugarda. Para a atleta checa, “esta é a prova de que o trabalho duro, a perseverança e a paciência acabam por compensar”.

-A caminho do terceiro ouro: a campeã olímpica de dardo e embaixadora da SEAT prepara-se para a sua quinta participação nos Jogos Olímpicos. “Força, velocidade, excelente técnica... e, o mais importante, uma mente limpa. Ainda não posso dizer que estou em Tóquio 2020, mas o que mais me motiva é alcançar a minha terceira medalha de ouro”.

-Uma vida cheia de desafios: Barbora Špotáková adora desafios que, confessa, a acompanham ao longo da vida pessoal e profissional: “um desses desafios foi o regresso à competição depois do nascimento do meu filho, ou treinar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 depois de uma lesão apenas cinco meses antes da competição. A minha vida está repleta de grandes desafios”. Depois desta corrida, diz que no próximo encontro com o CUPRA, Barbora trará consigo o seu amuleto de sorte, um lémure em peluche.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2017, a SEAT vendeu cerca de 470.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.