SEAT apresenta na Smart City Expo o Leon Cristobal, o automóvel mais seguro da sua história

/          Concept car inclui seis sofisticados assistentes de segurança que reduzem os riscos de acidente
/          Empresa também desvenda ‘About It’, o primeiro projeto desenvolvido no SEAT Metropolis: Lab Barcelona
/          Todas as novidades propõem uma solução para cada um dos pilares do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Barcelona
/          No decurso do evento, será desvendado o vencedor do Autonomous Driving Challenge, a competição de carros à escala autónomos liderada pelo CARNET com o envolvimento de 9 universidades

Barcelona, 14/11/2017. – A SEAT desvenda, na sétima edição do Smart City Expo World Congress 2017, quatro grandes novidades sobre a mobilidade do futuro nas cidades inteligentes. Todas as iniciativas estão integradas no Plano de Mobilidade Urbana do Município de Barcelona, que persegue uma mobilidade segura, eficiente, sustentável e equitativa.

Luca de Meo, Presidente da SEAT, referiu que “a aposta da SEAT em melhorar a mobilidade das cidades com soluções inovadoras, fáceis e inteligentes está em destaque nesta nova edição de Smart City Expo”. Além disso, de Meo quis também sublinhar que “o nosso compromisso é o de continuarmos a reforçar o vínculo com Barcelona como uma Smart City de referência e, por isso, mostramos quatro iniciativas alinhadas com os quatro pilares que sustentam o seu plano de mobilidade”.

Focado numa mobilidade segura, a SEAT mostrará durante os três dias do evento o SEAT Leon Cristobal, o automóvel mais seguro na história da marca. Este concept car “anjo da guarda” inclui seis avançados assistentes de segurança, cujas funções podem contribuir para a redução das principais causas de acidentes rodoviários, tais como as distrações, cansaço, excesso de velocidade ou o consumo de álcool.

Estes fatores são atualmente a causa de 80% dos acidentes rodoviários. As funções do Leon Cristobal são:

1.       Drive-lock: sistema que recorre a um alcoolímetro integrado capaz de bloquear o uso da viatura em caso de resultado positivo.
2.       Drive-coach: assistente por voz que permite uma personalização total dos avisos de segurança.
3.       Guardian angel mode: modo de condução que aciona todos os 15 sistemas de segurança ativa e passiva instalados no veículo.
4.       Display-mirror: espelho retrovisor interior que recorre à câmara traseira para uma maior visibilidade, eliminando os ângulos mortos.
5.       Black box: regista dados e imagens durante a condução, enviando-os para o Smartphone selecionado em caso de acidente.
6.       Mentor: aplicação que permite aos pais controlar a velocidade máxima e a localização geográfica do veículo quando este é conduzido pelos filhos.

O SEAT Leon Cristobal, assim batizado em homenagem ao patrão e protetor de todos os condutores, poderia reduzir em 40 % o número de acidentes de viação se metade dos veículos em circulação integrasse todos os sistemas que estão incluídos no Cristobal.
Por outro lado, e com o objetivo de apresentar soluções para uma mobilidade eficiente na cidade, o SEAT Metropolis:Lab Barcelona divulga os resultados do primeiro projeto colocado em marcha pelo Lab no passado mês de abril. Trata-se do ‘About it’, uma App que pretende converter-se no primeiro companheiro de mobilidade na cidade de Barcelona. A App, entre outras funções, localiza pontos de carga para veículos elétricos, estações Bicing de bicicletas partilhadas ou sinaliza os pontos negros com maior concentração de acidentes em Barcelona.
No que diz respeito à sustentabilidade, parte da frota de 10 protótipos eMii, que em breve ficarão disponíveis no projeto de carsharing para os empregados do Metropolis:Lab Barcelona e do Pier 01, também teve a sua parte de protagonismo durante o encontro. O serviço permite testar o funcionamento da tecnologia elétrica da marca e os veículos estão equipados com a solução Digital Access para que os utilizadores possam aceder-lhes através do Smartphone. Durante os três dias de celebração do encontro internacional, os visitantes poderão experimentar estes protótipos de zero emissões da SEAT na zona de estacionamento delimitada no exterior do recinto.
A divulgação de iniciativas equitativas para as cidades inteligentes também terá o seu espaço no congresso através do Virtual Mobility Lab, um projeto do CARNET, o único centro de investigação de mobilidade urbana focado em Barcelona e fundado pela SEAT, Volkswagen Group Research e Universidade Politécnica da Catalunha. Esta ferramenta de simulação analisa e avalia o impacto dos projetos de mobilidade em Barcelona e permite extrapolar resultados antes de qualquer prova piloto.
Num dos seus primeiros testes, o Virtual Mobility Lab constatou que com o recurso a 500 On Demand Shuttles, o número de veículos nas ruas de Barcelona poderia ser reduzido em até 2000 unidades, com a consequente melhoria no tráfego da cidade e nos níveis de poluição.
Autonomous Driving Challenge, a grande final
Além da apresentação das diferentes soluções para a mobilidade nas cidades do futuro, o CARNET dirigiu este desafio aos estudantes com formação técnica em robótica. A organização procura premiar o talento jovem e tem como objetivo que os participantes desenvolvam funções de condução totalmente autónomas.
O projeto começou em abril do corrente ano. Num período de 6 meses, os 50 estudantes das 9 universidades espanholas envolvidas tiveram que desenvolver um software que permitisse aos automóveis à escala navegarem de forma autónoma por um percurso pré-determinado.
Para a ocasião, o CARNET criou um circuito fechado de condução inspirado nas ruas de Barcelona, onde decorrerá a final. Os veículos competirão para superar todos os desafios, demonstrando que podem efetivamente circular de forma autónoma em circuito urbano.
Este desenvolvimento é aplicável e escalável para algoritmos de condução autónoma na vida real e proporciona aos estudantes a capacidade de participar na criação deste conceito de mobilidade para o futuro.
Reconhecimento da SEAT pela sua Easy Mobility Strategy
O evento Smart City Expo World Congress quis reconhecer a contribuição da SEAT para com a melhoria da mobilidade das cidades, com projetos pioneiros como o navegador inteligente Waze da Google, o assistente de voz Amazon Alexa, o Parkfinder ou o Travipay. Por tudo isto, a organização atribuiu o prémio World Smart City Award na categoria Mobilidade à SEAT pela sua estratégia Easy Mobility.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.