SEAT Art Cities: Matosinhos a quarta cidade a ser descoberta

• Um roteiro da street art portuguesa que dá a conhecer 5 cidades, pelos olhos de 5 artistas nacionais
  • Os próximos convidados, são a dupla de artistas Draw & Contra que irão homenagear a cidade de Matosinhos, no distrito do Porto

Lisboa, 27/08/2020.  Amanhã, descobriremos a quarta cidade destacada no SEAT Art Cities.  Através dos olhos da dupla de artistas Draw & Contra vamos ficar a conhecer a arte urbana, os referentes culturais e de lazer da cidade de Matosinhos.

A dupla de artistas Draw & Contra é a anfitriã que inspira novos passos de desconfinamento, numa viagem a partir da qual descobrimos um outro lado da cidade do Norte, através das suas paredes. Ambos muito influenciados pela cultura hip-hop, Draw & Contra começaram a olhar para as paredes e para o aerossol como uma forma de expressão, e nessa busca comum, acabaram por se cruzar há mais de 10 anos. Uma colaboração que nasceu no graffiti e evoluiu com o tempo para uma complementaridade de estilos agora cruzados na construção de murais e outras obras conjuntas, onde, numa escala muito maior do que a de há 10 anos, vemos complementar os retratos de Draw com a abstração e a tipografia de Contra. É um percurso e uma obra feita de contrastes. Entre a cor e o monocromático, o figurativo e a geometria, o humano e o plástico: o estilo desta dupla é único e reconhecido internacionalmente.

A viajar com eles, a atriz e apresentadora Madalena Brandão irá acompanhar esta descoberta dos principais pontos de arte urbana do norte litoral, ao volante de um SEAT Tarraco. Este modelo da SEAT é um automóvel que se posiciona no topo da família SUV da SEAT, reunindo a mais sofisticada tecnologia, dinâmica, agilidade, comportamento, sentido prático e funcionalidade com elegância e design moderno.

Frederico Draw e Rodrigo Contra comentam “Já havia alguns roteiros em Portugal a nível local, daquilo que se foi construindo em algumas cidades, mas o SEAT Art Cities atua a nível nacional. Criou um roteiro mais amplo. Quem tenha acesso ao mapa, ao vir visitar o nosso mural e as restantes obras do roteiro, consegue usufruir da cidade de uma perspetiva diferente e vê-la pelos nossos olhos”.

Nós geralmente gostamos de pensar nos sítios onde vamos intervir tendo alguma atenção aquilo que é a parte sociocultural da envolvente dos nossos murais. Matosinhos é realmente uma cidade criativa, muito ligada à arquitetura, a nomes como Siza Vieira e Souto Moura. Ligada a pessoas que são criativas e que pensam a cidade e que pensam para a cidade. No fundo o nosso trabalho surgiu um bocado por aí: representar o pensador, o criativo”, destaca Frederico Draw.

Rodrigo Contra acrescenta - “No fundo, destas paredes tentamos reproduzir as texturas da cidade: cartazes, tags, o próprio graffiti. Em semelhança à música e ao hip-hop, na construção abstrata também utilizo o sample, samplear várias coisas que vejo: cores, texturas, formas”.
Assim, dos murais fundamentais aos pontos de referência mais importantes para a arte urbana local, passando pelos marcos culturais e de lazer que mais os inspiraram na cidade, é possível ficar a conhecer Matosinhos pelo olhar da dupla neste penúltimo destino do SEAT Art Cities, no vídeo que está já disponível.

“Agora que já recomeçamos a dar passeios lá fora, é uma oportunidade para ficar a conhecer o melhor da arte urbana numa nova cidade, através de mais um roteiro do SEAT Art Cities curated by Vhils. Vamos apresentar a quarta cidade deste projeto, Matosinhos, onde a dupla de artistas Draw & Contra nos dão a conhecer a sua nova obra no cruzamento da Rua de Goa com a Rua 1º de Maio, a bordo de um SEAT Tarraco, que foi eleito o Grande SUV do ano de 2020” afirma Teresa Lameiras, Diretora de Marketing & Comunicação da SEAT Portugal.  “O SEAT Tarraco é um SUV familiar que junta os atributos-chave de todos os modelos SEAT: design emocional e funcionalidade, dinâmica desportiva e conforto, tecnologia e conectividade, mas numa proporção que se adequa a um largo leque de estilos de vida. Mais um roteiro a não perder.”

Em seatartcities.com é possível encontrar todos os conteúdos relativos às cidades, aos artistas, às suas paredes e às suas inspirações e referências. Serão disponibilizados vídeos documentais e de “making-of” de cada cidade, numa viagem mapeada em versões desktop e mobile, até ao verão de 2020.

Destacamos, este projeto, o SEAT Art Cities, uma parceria promovida no âmbito da ligação da SEAT à mobilidade, à arte urbana e ao Vhils, o curador desta iniciativa. Já foram visitadas 3 cidades, a primeira foi Braga com o artista B.E.K., que mostra a sua obra de arte na Rua 24 de Junho, em Braga. A segunda o Carvoeiro, com a artista Tamara Alves e a sua obra de arte na Rua do Barranco, no Carvoeiro a terceira foi a cidade de Lisboa com o artista AkaCorleone na Av. Almirante Reis e agora esta quarta cidade, onde podemos ficar a conhecer a obra da dupla de artista Draw & Contra no cruzamento da Rua de Goa com a Rua 1º de Maio em Matosinhos.
Para mais informações consultar: seatartcities.com

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.