SEAT bate recorde de vendas entre janeiro e setembro

/          A marca vendeu 415.600 automóveis nos nove primeiros meses do ano e supera o volume do ano 2000
/          Alemanha, Reino Unido, Áustria e Suíça registam resultados recorde
/          As entregas desceram em setembro depois da forte subida em julho e agosto por efeito das normas WLTP
/          SEAT Portugal cresce 13,2% em setembro, com um crescimento acumulado de 24%

As vendas globais da SEAT bateram novo recorde até ao mês de setembro. Desde janeiro, a empresa automóvel entregou 415.600 automóveis em todo o mundo, mais 17,1% em relação ao período homólogo do ano passado (354.900). Este valor assume-se como o melhor resultado na história da SEAT, superando o registo entre janeiro e setembro do ano 2000 (394.400 veículos vendidos). No último mês, as vendas da marca passaram por uma descida de 20,6% (31.600 veículos) depois da subida de quase 40% nos meses de julho e agosto devido à entrada em vigor da normativa WLTP, no passado 1 de setembro.

Em Portugal, no mês de setembro, em que o mercado caiu 14%, a SEAT cresceu 13,2%, apresentando um crescimento acumulado de 24%.

O vice-presidente Comercial da SEAT, Wayne Griffiths, explicou que “as vendas até setembro permitem que a SEAT alcance um novo recorde e se confirme, uma vez mais, como a marca com maior crescimento na Europa. Tal como tínhamos previsto, o resultado de setembro foi condicionado pelo efeito WLTP, que acelerou a intensidade das entregas de automóveis em julho e agosto. O último trimestre do ano será um desafio, já que o WLTP repercutir-se-á no número de veículos matriculados na Europa. Ainda assim, a um trimestre de concluir 2018, tencionamos alcançar o maior volume de vendas na história da SEAT”.

As entregas do fabricante automóvel cresceram entre janeiro e setembro impulsionadas pelos principais mercados europeus, com um aumento a dois dígitos em todos eles. A Alemanha é o mercado líder para a SEAT com 90.400 automóveis entregues (+22,8%) e consegue o seu maior resultado histórico. Espanha é o segundo país onde a SEAT mais vende veículos (85.900 unidades; +16,5%) e domina a lista de marcas e de veículos matriculados, com o Leon e o Ibiza em primeira e segunda posição. Por outro lado, o Reino Unido, com um aumento de 14,1% (50.500 unidades), completa o pódio dos mercados da empresa e também bate o seu recorde de entregas.

Entre janeiro e setembro, também se destaca o resultado em França, onde a SEAT cresceu 27,7% e já entregou 23.400 automóveis. Também sobressaem a Áustria (16.000; +16,8%) e Suíça (8.400; +11,7%), ambos com recordes de vendas até setembro. A SEAT também cresce de forma muito significativa na Polónia (10.300; +24,2%), Bélgica (8.000; +37,2%) e Portugal (7.900; +23,7%), que contribuem claramente para os resultados positivos da marca, como também o fez a Argélia, onde a SEAT multiplicou por cinco as vendas e já entregou 15.800 automóveis (3.100 entre janeiro e setembro de 2017).

SEAT prepara-se para continuar a crescer
Nas últimas semanas, a SEAT desvendou os novos modelos que contribuirão para que a marca mantenha o crescimento em 2019: o Tarraco, que completa a ofensiva SUV ao juntar-se ao Arona e Ateca e ao Arona TGI, o primeiro todo-o-terreno do mercado propulsionado com gás natural comprimido. Estes modelos começarão a ser vendidos antes do final do ano, juntando-se ao CUPRA Ateca. O novo SUV desportivo dá o arranque à marca CUPRA e destaca-se pelo seu extraordinário equilíbrio entre prazer de condução desportiva e o conforto do uso diário. O CUPRA Ateca também será posto à venda nas próximas semanas.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.