SEAT inaugura novo centro de formação em eletromobilidade

• O novo edifício, de 400 metros quadrados, está situado no coração da fábrica da SEAT em Martorell
  • O electromobility Learning Center (eLC) oferece um programa de formação abrangente sobre veículos elétricos para todos os funcionários da empresa
  • O eLC reafirma a aposta da SEAT na formação e no desenvolvimento de talento, enquanto eixo central da transformação para a eletromobilidade

Martorell, 28/08/2020. A SEAT prepara-se para o futuro elétrico. Seguindo o seu firme compromisso com a formação e o emprego, a empresa lançou o Electromobility Learning Centre (eLC), o seu próprio centro de formação em eletromobilidade. O novo edifício, de 400 metros quadrados, localizado no coração da fábrica de Martorell, oferece um programa completo sobre veículos elétricos, especialmente projetado pela SEAT. O objetivo é formar os funcionários em todas as áreas relacionadas com a nova tecnologia elétrica, a mecânica e a segurança.

“O futuro é elétrico. Por isso, na SEAT temos o compromisso de formar e desenvolver o talento dos nossos colaboradores. Com a criação do electromobility Learning Center, o novo centro de formação em eletromobilidade da empresa, queremos oferecer a mais de 15.000 trabalhadores todas as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios de amanhã” comentou Xavier Ros, vice-presidente executivo de Recursos Humanos e Organização da SEAT.

O novo centro oferece formação de carácter informativo destinada a todos os funcionários da SEAT, com foco no conhecimento geral do carro elétrico. Há sessões sobre tecnologia híbrida e elétrica e sensibilização de toda a força de trabalho para a importância dos procedimentos de segurança nos veículos elétricos. Também é dada formação mais especializada aos funcionários da SEAT para que possam aprender como conectar e desconectar sistemas elétricos, bem como, como realizar trabalhos com alta tensão ativa.

Como reação à situação da COVID-19, a empresa também ofereceu a todos os seus trabalhadores a possibilidade de fazer um curso online de Sensibilização no Veículo Elétrico. Até à data, participaram 8.600 pessoas.

Este centro junta-se à oferta de formação da SEAT. A empresa oferece um ambicioso programa que visa impulsionar o crescimento profissional dos seus mais de 15.000 funcionários e prepará-los para os desafios futuros da indústria automóvel. Em 2019, a SEAT destinou 23 milhões de euros ao desenvolvimento dos seus colaboradores em diferentes projetos e áreas, o que representa um investimento de 1.500 euros por pessoa.

A eletrificação da SEAT
O novo electromobility Training Center, cuja construção se insere no plano de investimento de 5.000 milhões de euros anunciado pela empresa, consolida a aposta da SEAT na formação como eixo central da transformação para o veículo elétrico. Com uma ampla gama de formações ad-hoc, os funcionários da empresa serão preparados para a produção de veículos híbridos elétricos e 100% elétricos.

A empresa automóvel está imersa numa transformação rumo à eletrificação da empresa e das suas marcas. A SEAT e a CUPRA irão lançar cinco novos modelos elétricos e híbridos plug-in em 2020 e 2021, que se juntam à versão elétrica do SEAT Mii, já à venda. A família Leon terá modelos elétricos híbridos plug-in com a marca SEAT e CUPRA, fabricados em Martorell; o SEAT Tarraco terá uma versão PHEV e o CUPRA Formentor, o primeiro modelo projetado e desenvolvido para a marca CUPRA, também terá uma variante elétrica híbrida plug-in, que será fabricada em Martorell. Além disso, o CUPRA el-Born acompanhará o SEAT Mii elétrico como o segundo veículo 100% elétrico da empresa.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.