SEAT inicia construção de um laboratório de baterias único e pioneiro em Espanha

• O novo Test Center Energy conta com um investimento superior a 7 milhões de euros
  • Com uma área de 1.500 m2 e uma capacidade de teste de 1,3 Megawatts, permitirá testar veículos, módulos celulares e grupos de baterias
  • O futuro centro posicionará a empresa como referência no desenvolvimento de soluções para a eletromobilidade

Martorell, 07/10/2020. A SEAT continua a dar passos em frente no seu compromisso com a eletrificação. Para o efeito, a empresa já iniciou as obras do futuro Test Center Energy (TCE), o novo laboratório de baterias para automóveis que estará localizado na fábrica da SEAT em Martorell. No novo centro, que tem um investimento superior a 7 milhões de euros, serão desenvolvidos e testados vários sistemas energéticos para veículos elétricos e híbridos. Com uma capacidade de teste que pode chegar a 1,3 MW de forma simultânea, este espaço tornar-se-á no laboratório de baterias elétricas único e pioneiro no nosso país. A construção do TCE está incluída no plano de investimento de 5 mil milhões de euros anunciado pela empresa.

O futuro edifício, que estará concluído em abril de 2021, terá uma área de cerca de 1.500 metros quadrados e incluirá diferentes espaços de ensaio para validação de módulos de células com tecnologia iões de lítio, baterias de média e alta tensão, bem como diferentes carregadores utilizados em toda a gama de veículos eletrificados. Está também prevista a criação de várias câmaras climáticas que permitirão testar com baterias e módulos em condições térmicas extremas, simulando assim os diferentes ambientes que uma viatura pode encontrar durante o seu ciclo de vida. Além disso, será incorporado um laboratório de eletrónica de alta tecnologia com o objetivo de desenhar, fabricar protótipos e construir interfaces para os sistemas de teste.

Além disso, será criado um workshop concebido e equipado especificamente para a experimentação de veículos eletrificados, com capacidade para trabalhar em simultâneo com até seis viaturas. Neste espaço serão realizados vários testes relacionados com o desempenho do sistema energético, a segurança funcional e a integração de funções. Para tal, os sistemas de visão artificial serão incorporados na instrumentação.

Nas palavras de Werner Tietz, vice-presidente de I+D da SEAT: “Anunciamos a implementação deste projeto com grande entusiasmo. A SEAT aposta há anos na eletrificação da empresa e a construção deste novo Test Center Energy, único em Espanha, é um passo firme nesse sentido. Este novo laboratório de baterias permitir-nos-á desenvolver os sistemas de energia de futuros veículos híbridos e elétricos, contribuindo assim para a criação de uma eletromobilidade sustentável.”

Dez anos de pesquisa com baterias
O novo TCE juntar-se-á ao laboratório combinado de baterias de baixa, média e alta tensão construído pela empresa em 2010. Durante esta década, a SEAT levou a cabo projetos de investigação nacionais e internacionais e realizou mais de 2.000 processos experimentais. Este espaço tem duas câmaras climáticas e um poder de teste de 200kW.

A eletrificação da SEAT
A empresa automóvel está mergulhada numa transformação para a eletrificação da empresa e das suas marcas. A SEAT e a CUPRA vão lançar cinco novos modelos elétricos e híbridos plug-in em 2020 e 2021, que serão adicionados à versão elétrica do SEAT Mii, agora à venda. A família Leon terá modelos híbridos plug-in com a marca SEAT e CUPRA, fabricados em Martorell; o SEAT Tarraco terá uma versão PHEV e o CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenhado e desenvolvido para a marca CUPRA, terá também variantes híbridas elétricas plug-in, que serão fabricadas em Martorell. Além disso, o CUPRA el-Born acompanhará o SEAT Mii electric como o segundo veículo 100% elétrico da empresa. O novo Test Center Energy ajuda assim a ter o seu próprio laboratório para testar com as baterias do futuro.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.