SEAT investe mais de 30 milhões de euros num centro de teste de motores pioneiro no sul da Europa

• As instalações são compostas por nove bancos multi-energia que permitem testar qualquer tipo de motor, desde a fase de desenvolvimento até à sua homologação
  • Do Cáucaso ao Vale da Morte, em Martorell: uma câmara climática simula condições extremas com temperaturas entre -40 e +65ºC e 5.000 m de altura
  • Nas instalações, localizadas no Centro Técnico da SEAT, 200 pessoas fazem testes durante 24 horas por dia para marcas do Grupo Volkswagen
Martorell, 27/11/2020. Na sua constante aposta pela inovação e no seu compromisso com o futuro da empresa, com foco na eletrificação, a SEAT investiu mais de 30 milhões de euros nos últimos anos para criar o centro de testes de motores mais avançado do sul da Europa. As instalações são compostas por nove bancos de ensaio multi-energia, que permitem a realização de diferentes tipos de testes com motores de combustão interna, elétricos, híbridos e GNC, com o objetivo de garantir que cumprem os requisitos de qualidade, emissões, CO2, durabilidade e desempenho comprometidos ao longo do seu ciclo de vida.

O investimento foi feito ao longo dos últimos 5 anos e resultou num centro com capacidade para realizar 14.300 testes de motores em cada ano, desde uma fase inicial do seu desenvolvimento, até aos testes que serão necessários para a sua homologação posterior. Estas instalações incluem uma câmara climática, capaz de simular condições de condução extremas, entre -40 e +65 graus de temperatura e até 5.000 metros de altura, e uma torre automatizada com capacidade para 27 veículos, que os mantém a uma temperatura estável de 23 graus para garantir que estão em ótimo estado para os testar.

Neste Centro de Desenvolvimento de Motores, localizado no Centro Técnico, 200 pessoas trabalham divididas em 3 turnos, 24 horas por dia, 6 dias por semana. Realizam testes que permitem validar novos projetos de motorização para diferentes marcas do Grupo Volkswagen.

Werner Tietz, vice-presidente I+D da SEAT, sublinhou que "este projeto consolida a posição da SEAT como uma das mais avançadas instalações de desenvolvimento de veículos na Europa. As novas instalações dos motores e a elevada capacidade técnica do equipamento, permitem testar os novos motores e calibrá-los durante a sua fase de desenvolvimento para garantir um melhor desempenho, tanto para a SEAT como para a CUPRA, quer para as diferentes marcas do Grupo, com especial enfoque nos motores híbridos e elétricos".

Uma instalação de última geração
As instalações são constituídas por nove bancos de motores, em que as suas capacidades são testadas e calibradas de acordo com o tipo de veículo em que se vai montar esse motor. Assim, durante a fase de desenvolvimento, são ajustados aspetos como injeção, ingestão de combustível ou potência, e são realizadas simulações de condução extrema que permitem ver a resposta dos motores em situações extraordinárias.

Além disso, o Centro de Desenvolvimento de Motores dispõe de um laboratório de emissões que realiza mais de 80 tipos diferentes de testes a cada veículo, como fase de pré-validação e dependendo dos requisitos de homologação estabelecidos pelas diferentes regulamentações globais. Foram também equipados dispositivos PEMS, o sistema portátil de medição de emissões capaz de monitorizar os dados dos veículos em andamento e utilizado para realizar testes reais de emissões de condução (RDE), atualmente necessários para analisar o consumo e as emissões dos automóveis em situações reais de condução, como parte dos processos de homologação.

O centro de motores conta ainda com três bancos para testes de durabilidade, onde protótipos e veículos fazem até 200.000 km na estrada, sem qualquer pausa, enquanto o desempenho do motor é analisado em todos os momentos. Além disso, a SEAT instalou um sistema que recupera a energia gerada pelos cilindros e devolve-a sob a forma de eletricidade para posterior consumo.

Do Cáucaso para o Vale da Morte, sem se mudar de Martorell
Uma das instalações mais únicas na área dos motores é a câmara climática, que consegue simular climas extremos de temperatura e pressão, movendo-se das condições das Montanhas do Cáucaso para as do Vale da Morte da Califórnia, em questão de horas. Desta forma, a câmara permite testar o desempenho dos motores e simular a condução, assistida por robôs, em condições extremas. Com estas simulações, pode-se analisar como os veículos com diferentes motorizações respondem a estas condições, de forma a garantir o desempenho dos carros que eventualmente chegarão aos clientes.

Além deste Centro de Desenvolvimento de Motores, e como um passo em frente no seu compromisso com a eletrificação, a SEAT também começou a construir o futuro Test Center Energy (TCE), o novo laboratório de baterias para automóveis, em Martorell. No novo centro, que teve um investimento superior a 7 milhões de euros, serão desenvolvidos e testados vários sistemas energéticos para veículos elétricos e híbridos. A construção do TCE está incluída no plano de investimento de 5 mil milhões de euros anunciado pela empresa, e deverá estar concluída até abril de 2021. Nos seus 1.500 metros quadrados, incluirá diferentes espaços de ensaio para validação de módulos celulares com tecnologia de iões de lítio, baterias de média e alta tensão, bem como diferentes carregadores utilizados em toda a gama de veículos eletrificados.

A SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.