SEAT MÓ implementa o seu serviço de motosharing em Barcelona

Barcelona, 27/08/2020. Depois da apresentação, no passado mês de junho, da nova marca SEAT MÓ, criada para promover a estratégia de mobilidade urbana, focada em produtos e serviços de micromobilidade, a empresa implementou o seu primeiro serviço de motosharing em Barcelona, disponibilizando aos cidadãos um total de 632 eScooters.

Após o arranque da Zona de Baixas Emissões (ZBE) da cidade de Barcelona no início do ano, a SEAT oferece dois serviços, um de motosharing e outro de subscrição com motos 100% elétricas na cidade condal, ??com o objetivo de garantir a mobilidade individual de todos os cidadãos, mesmo em dias de restrição de tráfego. Com os seus veículos ágeis e zero emissões, a SEAT MÓ quer contribuir para a redução da poluição e a melhoria da mobilidade urbana em Barcelona, ??a cidade da SEAT.

Lucas Casasnovas, responsável da SEAT MÓ, afirmou que “este lançamento reforça o nosso compromisso com a nova mobilidade urbana e representa mais um passo no nosso objetivo de trabalhar por cidades melhores, com uma mobilidade mais acessível e económica para os cidadãos, especialmente os jovens. Queremos oferecer o melhor produto, com motociclos equivalentes a 125cc, e o melhor serviço, incluindo medidas adicionais de segurança e higiene contra o COVID-19. O nosso objetivo é tornarmo-nos o aliado de que as cidades precisam para serem mais eficientes, mais sustentáveis ??e mais seguras”.

A aplicação móvel e a plataforma de mobilidade na cloud foram desenvolvidos pelo centro de desenvolvimento de software da empresa, a SEAT: CODE, em colaboração com a SEAT MÓ. Além disso, a SEAT:CODE comercializa a sua plataforma de mobilidade para empresas e organizações que precisam de coordenar frotas de veículos de todos os tipos. Basta o utilizador descarregar a aplicação no seu smartphone e procurar o motociclo elétrico da SEAT MÓ estacionado perto da sua localização através do mapa oferecido pela aplicação e desbloqueá-lo. No porta-bagagens do veículo há dois capacetes, para o condutor e para o passageiro, que incluem redes higiénicas descartáveis ??para a cabeça e toalhitas hidroalcoólicas, como medida de proteção contra o COVID-19. Além disso, os motociclos recebem um tratamento pioneiro das superfícies com Liquid Guard, um nano revestimento que protege os veículos eliminando possíveis vírus, micróbios, bactérias e fungos.

Modelo de subscrição: um compromisso com a mobilidade à la carte
A SEAT MÓ também oferece um modelo de assinatura tudo incluído que permite o acesso ao motociclo por semanas ou meses, incluindo seguro do veículo, manutenção, capacete e troca semanal da bateria. E tudo sem contrato de fidelização. O custo é de 75€ por semana ou 200€ por mês. No caso do aluguer trimestral, o custo mensal seria de 150€. O modelo de assinatura é destinado a um utilizador, sendo extensível a uma pessoa adicional, como um membro da família, por exemplo.

A empresa também implementou a subscrição semanal e mensal para dois modelos de scooters elétricas. A eKickscooter 25 tem um custo de 15€ por semana e 40€ por mês, enquanto que a nova eKickscooter 65 pode ser alugada por 25€/ semana ou 75€/ mês.

Neste sentido, Lucas Casasnovas destacou que “os hábitos de consumo evoluem para serviços pay-per-use. O novo modelo de assinatura permite ter sempre um veículo permanentemente disponível para o utilizador, mas sem enfrentar despesas associadas como o estacionamento, seguro ou custos de manutenção. E o mais importante: com a máxima segurança sanitária, já que, durante o período de assinatura, o usuário que contratar o serviço será o único a utilizar a motocicleta e trotinete da SEAT MÓ durante o período contratado.”

Uma solução higiénica pioneira
A frota de motociclos elétricos da SEAT MÓ em Barcelona é a primeira em Espanha a ter uma solução higiénica pioneira, que faz parte de um projeto de investigação europeu, para para garantir a segurança e higiene dos veículos. O projeto, denominado CAMS (COVID Adapted Motosharing Services), foi liderada pela SEAT, a Escola Universitária de Design e Engenharia de Barcelona Elisava e Nano-Care, fabricantes do produto Liquid Guard, e financiado pelo programa Europeu EIT de Mobilidade Urbana (www.eiturbanmobility.eu).
O projeto consiste em aplicar nas nossas frotas todas, incluindo acessórios, a inovadora solução Liquid Guard®, uma solução nanotecnológica que protege permanentemente os utilizadores contra vírus e bactérias. Liquid Guard® é um produto 100% ecológico, capaz de eliminar 99,9% de vírus, micróbios, bactérias e fungos. A SEAT MÓ é a primeira operadora em Espanha encarregada de testar o serviço na cidade de Barcelona nos próximos meses, o que permite oferecer o serviço de motosharing com excelentes medidas de higiene e segurança.
O projeto CAMS faz parte da iniciativa europeia EIT sobre Mobilidade Urbana, da qual a SEAT faz parte, que visa desenvolver inovações em mobilidade urbana na União Europeia para melhorar a mobilidade e promover a inovação empresarial e o redesenho dos espaços públicos.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.

A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.