SEAT S.A. começa a vacinar a população geral de Barcelona contra a COVID-19

• Hoje, uma "motor home" de competição, adaptada para o uso nos cuidados de saúde, estará a funcionar no bairro Born de Barcelona, como resultado do acordo da SEAT S.A. com a Generalitat de Catalunya
  • O objetivo é acelerar a vacinação entre os cidadãos deste bairro, com mais de 40 anos ou em situações vulneráveis
  • Outras duas "motor homes" serão brevemente colocadas em funcionamento em áreas onde é necessário reforçar e acelerar os níveis de vacinação
  • Até à data, a SEAT administrou mais de 28.000 vacinas graças aos acordos com diferentes administrações

Barcelona, 07/07/2021. Hoje, a SEAT S.A. vai começar a vacinar os cidadãos de Barcelona a partir de uma das suas "motor homes" - os camiões que são utilizados nas competições automobilísticas e que foram adaptados para o uso nos cuidados de saúde - na sequência de um acordo alcançado com a Generalitat de Catalunya em fevereiro. Estará localizada no bairro Born de Barcelona, e as doses serão administradas sem marcação prévia, das 10h00 às 20h00, 7 dias por semana. O objetivo é acelerar a vacinação entre os cidadãos deste bairro, especialmente para os cidadãos com mais de 40 anos ou em situações vulneráveis e que têm dificuldade em aceder à vacinação nos pontos habituais.

Para além do camião, que mudará de local conforme necessário, a SEAT S.A. disponibilizará também o seu pessoal de saúde, que tem uma vasta experiência na administração da vacina COVID-19. Até à data, distribuíram mais de 20.000 doses da vacina aos colaboradores da SEAT S.A. juntamente com colaboradores associados ao Grupo Volkswagen e também de empresas fornecedoras. Atualmente, 91% dos colaboradores da SEAT S.A. têm pelo menos uma dose de vacina, e antes de agosto todos terão o plano de vacinação completo. Tudo isto foi possível graças ao acordo estabelecido com a Generalitat de Catalunya em fevereiro, no qual a SEAT S.A. forneceu recursos para apoiar os serviços de saúde pública na administração das vacinas, demonstrando o seu empenho em assegurar que a imunização atinja o maior número de pessoas no menor tempo possível.

Com o camião localizado em Born, junto ao Arc de Triomf, será possível administrar 1.400 vacinas por dia. Nos próximos dias, juntar-se-ão a ele duas outras unidades móveis que irão encorajar a vacinação noutras zonas da cidade. O objetivo é deslocar estas “motor homes” para locais onde seja necessário reforçar os recursos disponíveis para aproximar a vacinação dos cidadãos e assim encorajar uma taxa de vacinação mais elevada.

"Com as estatísticas da COVID-19 sobre o aumento dos últimos dias, este é um momento decisivo para travar o avanço da pandemia, e a forma mais eficaz é vacinar os jovens, o grupo no qual estamos agora a assistir ao maior número de casos. Estamos muito entusiasmados e orgulhosos de poder ajudar a Administração a acelerar o processo com os nossos recursos", disse Patricia Such, Diretora de Saúde, Segurança e Emergências da SEAT S.A.

SEAT S.A., firme compromisso com a saúde
Desde a chegada da pandemia, a SEAT S.A. tem estado empenhada em ajudar a sociedade. Para além de fabricar recursos de saúde para doar a centros médicos em virtude da escassez de material (ventiladores de emergência e máscaras), a empresa foi a primeira em Espanha a realizar testes PCR aos seus 15.000 colaboradores, a fim de garantir a sua saúde e evitar o contágio da COVID-19, na altura em que foi decidido retomar gradualmente a atividade. Hoje, a SEAT S.A. realiza cerca de 4.500 testes de antigénio todos os dias para detetar casos assintomáticos. Graças a esta estratégia, conseguiu manter a sua atividade produtiva com praticamente nenhum contágio dentro das suas instalações.

Além disso, em maio, a empresa começou a vacinar os seus colaboradores e os do Grupo Volkswagen, assim como os fornecedores da empresa, em conformidade com os planos estabelecidos pelo Governo da Catalunha. Há algumas semanas, a SEAT S.A. chegou a um acordo com o Governo das Ilhas Baleares para ajudar no processo de vacinação dos seus cidadãos. Para acelerar o processo de imunização, a SEAT S.A. tem três "motor homes" em Maiorca, Menorca e Ibiza, com quatro enfermeiras e quatro cooperantes administrativos encarregues da vacinação das pessoas em cada "motor home", nas quais já foram administradas mais de 8.000 doses.

A SEAT S.A.  é a única companhia que desenha, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto a SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. A empresa emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. A SEAT S.A.  também produz o SEAT Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também tem o centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, localizado em Barcelona.

A SEAT S.A. irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação dos veículos elétricos urbanos, com especial enfoque na transformação da indústria automóvel espanhola.