SEAT S.A. incorpora robôs móveis autónomos na fábrica de Martorell

• O EffiBOT é um robô móvel autónomo e colaborativo que se adapta às necessidades dos empregados para facilitar o seu trabalho
  • Permite evitar deslocações para melhorar a eficiência
  • A SEAT S.A. é o primeiro fabricante de automóveis em Espanha a incorporar esta tecnologia

Martorell, 28/04/2021. A fábrica de Martorell da empresa de automóveis SEAT continua a trabalhar no desenvolvimento e aplicação de ferramentas e soluções digitais para se tornar uma fábrica mais inteligente, digitalizada e conectada. Como parte deste objetivo, a empresa incorporou dois robôs móveis autónomos, uns robôs colaborativos que se adaptam às necessidades dos empregados para os ajudar em tarefas como o transporte de peças.

A SEAT S.A. torna-se assim o primeiro fabricante de automóveis em Espanha a utilizar estes robôs, denominados EffiBOT, que visam adaptar-se aos processos de produção e gerir recursos e comunicação entre as diferentes áreas da empresa de forma mais eficiente.

O Vice-Presidente de Produção e Logística da empresa, Herbert Steiner, afirmou: "Os robôs móveis autónomos colocam-nos na vanguarda da inovação na indústria automóvel. São também um exemplo claro de como os robôs podem colaborar com os empregados para facilitar o seu trabalho. A sua incorporação contribui para impulsionar a indústria 4.0 e para ser mais eficiente, flexível, ágil e competitiva".

EffiBOT: o robô inteligente
O EffiBOT é um robô desenvolvido pela empresa francesa Effidence, com a qual a SEAT S.A. colaborou para adaptar o seu funcionamento aos processos da fábrica de Martorell. Com base numa leitura constante de 360º, é capaz de seguir a pessoa que tocou no seu ecrã tátil à medida que esta se desloca pela fábrica, sem a necessidade de transportar qualquer dispositivo e mesmo que se depare com outra pessoa ou objeto no seu caminho. O EffiBOT ajuda os empregados, entre outras tarefas, a evitar cargas pesadas, pois pode transportar todo o tipo de materiais necessários para a montagem de carros até 250 quilos de carga e 500 quilos de arrasto.

A empresa incorporou dois EffiBOTs na fase experimental e poderá expandir o número destes robôs no futuro. Ao contrário dos denominados AGV (automated guided vehicles, em inglês), que requerem uma via para funcionar corretamente, os robôs móveis autónomos (AMR, em inglês) como o EffiBOT são capazes de reconhecer o seu ambiente, a fim de estabelecer o seu próprio percurso até ao ponto definido e evitar obstáculos ao longo do caminho.

Uma referência para a indústria 4.0
Juntamente com os EffiBOTs, e como exemplo da transformação de Martorell numa smart factory, a fábrica tem atualmente cerca de 20 robôs colaborativos nas áreas de montagem como os "cobots", que são responsáveis por colocar as letras nos modelos Ibiza e Arona.

Nos últimos anos, a empresa tem aplicado inovações tecnológicas a todo o seu ciclo de produção, tais como os seus próprios EffiBOTs, robots colaborativos, veículos guiados automaticamente em áreas interiores e exteriores ou drones para transporte logístico, que, combinados com uma gestão de dados mais eficiente graças à utilização de inteligência artificial, grandes dados ou cadeia de bloqueio, permitem processos mais eficientes, flexíveis e ágeis. A empresa tem uma equipa de inovação composta por pessoas de diferentes áreas para a criação de novos projetos na Indústria 4.0.

SEAT S.A. é a única empresa que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis na Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional tem sede em Martorell (Barcelona), comercializa veículos com as marcas CUPRA e SEAT, enquanto SEAT MÓ é a unidade de negócio que abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta mais de 80% dos seus veículos e está presente em 75 países. A empresa emprega cerca de 15.000 profissionais e possui três centros de produção: Barcelona, ??El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. Além disso, SEAT S.A. produz o Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também possui a SEAT: CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.

SEAT S.A. vai investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação de veículos elétricos urbanos, com especial foco na transformação da indústria automóvel espanhola.