• SEAT Portugal/

SEAT S.A. termina 2021 com um aumento de vendas de 10,3%, mas não atinge níveis pré-pandémicos devido à crise dos semicondutores

Martorell, 12/01/2022. A SEAT S.A. terminou 2021 com 470.5000 veículos vendidos, mais 10,3% do que em 2020 (426.600). 2021 foi um ano muito desafiante para toda a indústria devido ao impacto significativo da escassez de semicondutores. No entanto, as vendas da empresa cresceram graças à CUPRA e à procura de modelos eletrificados.

Em 2021, as vendas de veículos híbridos elétricos e plug-in da SEAT S.A. aumentaram quatro vezes, passando de 14.700 para 60.600 automóveis. A CUPRA triplicou as suas vendas, atingindo um volume de 79.300 veículos, mais 189,4% do que em 2020 (27.400), graças ao Formentor. 41% das vendas da CUPRA nos últimos 12 meses corresponderam a veículos eletrificados.

“2021 não foi o ano que esperávamos”, explicou o CEO da SEAT e da CUPRA, Wayne Griffiths. “Depois de trabalharmos arduamente para combater os efeitos da crise da COVID-19, a nossa atividade foi severamente afetada pela falta de semicondutores. A procura de modelos SEAT e CUPRA regressou aos níveis pré-pandémicos, e a escassez de semicondutores está a criar frustração entre os nossos clientes devido aos elevados tempos de espera de entrega que têm de enfrentar”.

Griffiths acrescentou: “Esperamos ver uma recuperação progressiva na oferta e estabilização da produção de veículos em 2022, e estamos otimistas para este ano. Os nossos clientes continuam a ser a nossa principal prioridade e faremos o nosso melhor para corresponder às suas expectativas”.
A Alemanha volta a ser o primeiro mercado da SEAT S.A. com 104.100 veículos vendidos, menos 5,0% do que em 2020 (109.500). Segue-se Espanha, com 81.800 automóveis, mais 11,5% do que no ano anterior (73.300), e Reino Unido, com 50.700, mais 11,2% (45.600). A completar o top 5 estão França (31.200) e Itália (27.600), que alcançaram um crescimento de 14,0% e 24,6%, respetivamente, face a 2020.

As vendas da SEAT S.A. também cresceram solidamente no México (20.900, mais 39,3%), Turquia (12.700, +10,3%) e Israel (12.600, +20,6%).

O Top de vendas da SEAT e da CUPRA
Quanto aos modelos mais vendidos, o CUPRA Formentor liderou o crescimento da marca CUPRA, com 54.600 unidades vendidas. A procura pelo Formentor superou todas as expectativas e tornou-se num dos modelos mais vendidos da empresa, representando quase 70% dos carros comercializados pela CUPRA em 2021.

Em relação ao CUPRA Born, o primeiro carro 100% elétrico da marca, que foi colocado à venda em novembro passado, foram entregues até ao momento 3.300 unidades, um início promissor que a CUPRA espera consolidar nos próximos meses.

Os principais mercados da CUPRA foram a Alemanha (30.800), Espanha (11.000), Reino Unido (7.700), Itália (6.200) e França (4.100). Mais ainda, a Suíça (3.600), Áustria (2.100) e México (2.000) também tiveram uns bons resultados.

As vendas da SEAT atingiram as 391.200 unidades, uma queda de 2,0% face a 2020 devido à escassez de semicondutores. Os veículos mais vendidos foram o SEAT Arona (106.900 unidades), seguido do SEAT Ibiza (95.800) e do SEAT Leon (87.700). Os mercados com mais vendas para a marca foram a Alemanha (73.300 unidades vendidas), Espanha (70.800), Reino Unido (43.000), França (27.100) e Itália (21.500).

A escassez de semicondutores impediu uma recuperação total do volume de fabrico após um 2020 marcado pela pandemia. Ainda assim, a nível global, a produção da SEAT S.A. aumentou 4,2% em 2021, atingindo os 423.888 veículos (2020: 406.706). A produção na fábrica de Martorell, o coração da sede da SEAT S.A. 9,8% em 2021 (2020: 350.850) e foram fabricadas 385.200 unidades do SEAT Ibiza, SEAT Arona, SEAT Leon, CUPRA Leon, CUPRA Formentor e Audi A1. No entanto, este valor está quase 30% abaixo da capacidade da fábrica.

“A SEAT e a CUPRA têm no mercado a gama mais poderosa da sua história. Nos últimos dois anos, a CUPRA lançou modelos completamente novos e exclusivos: o CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenhado e desenvolvido pela marca, e o CUPRA Born, o seu primeiro veículo 100% elétrico. Por seu lado, a SEAT lançou o melhor SEAT Leon da sua história, atualizou o SEAT Ateca, o SEAT Ibiza e o SEAT Arona, e lançou também o SEAT Leon e o SEAT Tarraco e-HYBRID” explicou Kai Vogler, vice-presidente executivo Comercial da SEAT S.A. “Com as novas adições à gama e a desejada melhoria da situação global dos semicondutores, estamos otimistas para o futuro”.

Um 2022 emocionante
A pesar da escassez de semicondutores e da incerteza que estará presente durante este ano, a SEAT S.A. vai consolidar a sua estratégia de eletrificação em 2022. Após o lançamento bem-sucedido do primeiro veículo 100% elétrico da CUPRA, o CUPRA Born, a marca vai expandir a gama Born com diferentes capacidades de bateria (45, 58 e 77kWh), bem como a versão e-Boost mais potente (170kW). Será também apresentada uma versão exclusiva do CUPRA Formentor VZ5, limitada a 999 unidades (cor exterior exclusiva Taiga Grey e um interior específico), bem como edições especiais da gama atual.

Por seu lado, a SEAT apresentará um novo acabamento para o Tarraco (Xperience) e atualizações para os modelos atuais.

Números de vendas*
  2021 2020
SEAT S.A. 470.500 426.600 +10,3%
CUPRA (marca)    79.300     27.400 +189,4%
SEAT (marca)   391.200  399.300 -2,0%

Veículos eletrificados (Marcas CUPRA e SEAT) 60.600 14.700 +311,0%
*números arredondados

A SEAT S.A. é a única companhia que desenha, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto a SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana.

A SEAT S.A. exporta 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. A empresa emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o SEAT Ibiza, o SEAT Arona, a família Leon e o CUPRA Formentor. A SEAT S.A. também produz o SEAT Ateca na República Checa, o SEAT Tarraco na Alemanha e o SEAT Alhambra em Portugal. A empresa também tem o centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, localizado em Barcelona.

A SEAT S.A. irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 para desenvolver novos modelos para as duas marcas comerciais, SEAT e CUPRA, e para eletrificar a gama. A empresa pretende desempenhar um papel relevante na eletrificação dos veículos elétricos urbanos, com especial enfoque na transformação da indústria automóvel espanhola.