Verisure apresenta Relatório de Sustentabilidade de 2022, consolidando a sua estratégia ESG

O Relatório de Sustentabilidade de 2022 reitera o compromisso da empresa com a iniciativa United Nations Global Compact

Lisboa, 12 Julho 2023 – A Verisure, grupo ao qual pertence a Securitas Direct, líder no fornecimento de sistemas de alarme monitorizados profissionalmente na Europa e em expansão na América Latina, apresentou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade de 2022. O documento partilha uma avaliação do seu impacto e desempenho ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), juntamente com uma estratégia e enquadramento para 2030.

A estratégia ESG da Verisure baseia-se no compromisso da empresa com a sustentabilidade, desde a sua origem, e alarga o seu compromisso corporativo "Peace of Mind" ao impacto e atividades ESG. Esta abordagem continuará a reforçar a diferença da empresa nesta área, bem como a cumprir a sua missão de proteger o que é mais importante, proporcionando tranquilidade a indivíduos, famílias e proprietários de pequenas empresas, actuando com confiança e responsabilidade em cinco pilares: Os nossos Clientes; As nossas Pessoas; As nossas Comunidades; O nosso Planeta; e Ética/Integridade.

Cada um dos cinco pilares tem prioridades e compromissos distintos.
Os nossos Clientes, proporcionando a melhor proteção e tranquilidade;
Os nossos Colaboradores, incluindo a diversidade, equidade, inclusão e sentimento de pertença, saúde, segurança e bem-estar, gestão de talentos e envolvimento sustentável, bem como relações com os colaboradores;
As nossas Comunidades, para maximizar o impacto na comunidade positivo e o fornecimento sustentável;
O nosso Planeta, trabalhando na gestão do ciclo de vida, na circularidade e nas alterações climáticas;
Ética e Integridade, com uma forte corporate governance, construída sobre os alicerces da cultura e do ADN da empresa.

O relatório surge no terceiro ano da participação da Verisure na iniciativa United Nations Global Compact, continuando a incorporar os seus Dez Princípios sobre direitos humanos, Práticas Laborais, Anticorrupção e Ambiente nas suas estratégias e operações. Envolveu uma revisão e reformulação de sistemas, objetivos e processos, sempre que necessário, para liderar a mudança até 2030 em todos os países em que a Verisure opera.

Austin Lally, CEO do Grupo Verisure, afirmou: "Acreditamos que é um direito humano sentirmo-nos seguros e protegidos. Em 2022, a Verisure deu passos mais intencionais na sua jornada de sustentabilidade e assumiu novos compromissos com o desenvolvimento sustentável. Este Relatório e Estratégia de Sustentabilidade garante que nossos planos sejam transparentes, exequíveis e mensuráveis, para que as equipas e os stakeholders tenham claros o papel de todos em atingir nossas metas até 2030”.

Entre os principais tópicos e compromissos do relatório, constam:

• Tranquilidade para os nossos clientes: proteger o que é mais importante para indivíduos, famílias e pequenas empresas através de soluções de segurança líderes e monitorizadas profissionalmente, com um forte compromisso para com a privacidade dos dados e a cibersegurança.
  • Diversidade e sentimento de pertença dos nossos colaboradores: apoiar a diversidade e sentimento de pertença dos colaboradores, clientes e comunidades. Proporcionar oportunidades de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade, que apresentam dificuldades em encontrar emprego e, até 2030, aumentar a representação das mulheres para 40% na empresa em geral e, pelo menos, 33% em cargos de liderança.
  • Gestão de talentos e bem-estar dos colaboradores: a melhor proteção provém da qualidade e elevado empenho das equipas da empresa em todo o mundo, reconhecidas por certificações como a Great Place to Work, Best Workplace e Top Employer, em várias geografias. Proporcionar aos mais de 26.000 colaboradores oportunidades de aprendizagem e crescimento contínuos, dandos prioridade ao seu bem-estar.
  • Ser um ator positivo na sociedade e nas nossas comunidades: promover o fornecimento sustentável e diversificado através do envolvimento com os fornecedores, prestadores de serviços e parceiros. Agir como um acelerador social através da criação de emprego, proporcionando oportunidades de crescimento aos colaboradores, bem como através do impacto social positivo das atividades de Responsabilidade Social Corporativa.
  • Um Compromisso com o Planeta - reduzir as emissões de gases com efeito de estufa  numa base de intensidade de receitas até 2030 vs 2021 nas operações (scope 1&2) e na cadeia de valor (scope 3) em mais de 40% e alcançar o Net Zero até 2050. Aumentar a utilização de energia renovável nos edifícios para mais de 80% até 2030, bem como seguir uma estratégia de zero aterros até 2035, através da otimização da gestão de resíduos e oportunidades de reciclagem.
  • Atividade assente na Ética e na Integridade - fazer o que está certo e atuar com confiança e responsabilidade faz parte do ADN da empresa. Liderar pelo exemplo e competir de forma justa, estando empenhado em práticas comerciais responsáveis e éticas.

O compromisso ESG da Securitas Direct em Portugal

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, a Securitas Direct Portugal já desenvolveu em Portugal  algumas iniciativas que demonstram o seu compromisso ESG. Entre elas, contam-se, no âmbito da segurança das crianças e jovens, uma iniciativa de recolha de bens feita este ano no âmbito do Dia da Criança. Fez-se uma recolha de bens, que foram posteriormente entregues no Centro de Acolhimento Temporário Casa do Parque, situado no Bairro de Outurela-Portela, em Carnaxide.

A proteção do planeta, que segundo a empresa, se aplica através de práticas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento, deve também ter envolvimento direto dos colaboradores, demostrando-lhes que são parte essencial de uma solução que apoia o planeta e a sociedade. A título de exemplo, em Portugal, colaboradores e as suas famílias participaram num dia de limpeza no Parque Urbano do Jamor, retirarando cerca de 40 sacos de tampas de garrafas, vidro e plástico.

Sobre a Verisure
A Verisure é o fornecedor líder europeu de sistemas de segurança monitorizados profissionalmente com serviços de resposta 24/7. Protege cerca de 5 milhões de clientes em 17 países da Europa e da América Latina. No início de 2020, a Arlo Europe também passou a fazer parte da Verisure. A missão da empresa é proporcionar tranquilidade às famílias e aos proprietários de pequenas empresas, fornecendo-lhes as melhores soluções e serviços de segurança. A Verisure é conhecida pelo seu marketing de criação de categorias, excelência de vendas, produtos e serviços inovadores e foco no cliente. A Verisure protege uma base de clientes altamente satisfeitos e fiéis, com algumas das mais fortes taxas de crescimento e as melhores taxas de retenção a nível mundial em serviços dirigidos ao consumidor, demonstrando os seus níveis de serviço excepcionais e a forte proposta de valor para os seus clientes.