MARCELO REBELO DE SOUSA ELEITO PERSONALIDADE DO ANO PELOS PORTUGUESES

Report this content

• O Presidente da República aparece no topo do ranking do estudo MARCAS DE CONFIANÇA, realizado pela revista das Selecções do Reader’s Digest
  • Também não houve alteração no segundo e terceiro lugares, com António Costa (com uma subida em relação a 2019) e Rui Rio
Marcelo Rebelo de Sousa é a Personalidade do Ano do estudo Marcas de Confiança, realizado pela revista Selecções do Reader’s Digest ou seja, é a personalidade em quem os portugueses mais confiam, no estudo que comemora este ano o vigésimo aniversário.

Foi pedido aos inquiridos que, independentemente de qualquer sector da nossa sociedade, indicassem um nome que fosse digno do título que recolhe a máxima confiança entre os portugueses. Assim como no ano passado, o Presidente da República foi o mais apontado, com 35%, desta vez sendo seguido por Cristiano Ronaldo (6%) e António Guterres (4%) respetivamente.

É de destacar que o nome do Chefe de Estado continua a ser o mais indicado para a categoria Personalidade do Ano, embora os políticos estejam entre as profissões em que os portugueses menos confiam. Na Política, o nome de Marcelo Rebelo de Sousa continua a ser o mais referido, facto que se verifica ao longo dos últimos cinco anos. ambém não houve alteração no segundo e terceiro lugares, ocupados por António Costa (21%) e Rui Rio (9%). No entanto, há que realçar uma subida considerável de votos no primeiro-ministro, face aos 10% obtidos em 2019.

Na investigação ciêntifica e na medicina, profissões em que os portugueses mais confiam (logo a seguir aos Bombeiros), destacam-se dois grandes nomes que merecem a confiança dos portugueses, Manuel Sobrinho Simões e António Gentil Martins, respetivamente.
Manuel Sobrinho Simões, reputado médico e investigador (15%) é seguido de outros dois conhecidos nomes: António Damásio (10%)  e Nuno Peres (10%)
Já na Medicina, António Gentil Martins, notável cirurgião pediátrico que aos 89 anos continua a sua atividade profissional, mantém a confiança que há nove anos lhe tem sido declarada. O prestigiado oftalmologista João de Deus, ocupa pela primeira vez o segundo posto nesta avaliação, com 14%, seguido de Manuel Antunes (12%).

Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto português, recebe a confiança máxima dos portugueses, dentro da sua categoria, com 74% dos votos nesta edição. Na Gastronomia, José Avillez (28%) continua a encabeçar o ranking, seguido por Henrique Sá Pessoa (23%) e Kiko Martins (17%).

Na categoria de empresariado, mais uma vez, o Comendador Rui Nabeiro volta a ficar em primeiro lugar na confiança dos portugueses (48%), seguidos de outros duas grandes figuras que infelizmente já não se encontram entre nós, mas que continuam a merecer a confiança dos portugueses de Alexandre Soares dos Santos (13%) e Belmiro de Azevedo (9%)

José Rodrigues dos Santos obtém o maior nível de confiança dos portugueses, na categoria Literatura (25%) pelo nono ano consecutivo e voltando também a encabeçar oranking no Jornalismo. Ficaram inalteráveis os lugares seguintes: António Lobo Antunes (13%) e Saramago (12%). Sendo que na categoria de jornalismo, José Alberto Carvalho (13%) fica em segundo lugar e Ana Leal (7%) em terceiro.

As Artes Plásticas, área analisada neste estudo pelo segundo ano,  revelam alterações nos lugares cimeiros. Desta vez, Paula Rego (19%) ascende à liderança, passando Joana Vasconcelos (14%) à segunda posição, seguida de Artur Bordalo (8%).

Fátima Lopes lidera na categoria de moda (48%), seguida de Ana Salazar (10%) e Sara Sampaio (8%). Já na representação, Ruy de Carvalho é a personalidade que colhe mais votos (34%), sendo que Diogo Infante aparece em segundo lugar (6%) e Eunice Muñoz em terceiro (5%).

A fechar esta lista de 12 personalidades, na categoria de ONG, Isabel Jonet é a personalidade em quem os portugueses mais confiam (19%), seguida da AMI (14%) e em terceiro lugar, a Abraço (8%).

20 anos do estudo Marcas de Confiança

A Revista Selecções do Reader’s Digest avalia, através do estudo Marcas de Confiança que comemora este ano 20 anos, os níveis de confiança dos portugueses em diferentes realidades, com especial relevância para as suas Marcas. Iniciado em 2001 com 18 categorias, em 2009 incluiu-se a vertente Ambiental, distinguindo mais 10 marcas em categorias específicas e dando origem a um novo selo – Selo Ambiental.

Hoje em dia são avaliadas 60 categorias, de produtos ou serviços, para além de outras questões de âmbito pessoal, político ou económico, seja sobre instituições, profissões, personalidades ou relações pessoais.

O selo “Marcas de Confiança” das Seleções do Readers Digest conquistou ao longo destes anos um lugar de destaque no nosso país, sendo utilizado pelas marcas vencedoras como um símbolo de reconhecimento e qualidade.

Pela sua importância, este estudo assume-se como sendo mais do que um medidor da confiança entre os portugueses e as marcas, revelando-se um autêntico barómetro do contexto socioeconómico nacional.

Presente em Portugal pelo 20º ano consecutivo, este estudo caracteriza-se pela forma transparente e abrangente com que é realizado. A metodologia de pergunta aberta usada no questionário expressa a inequívoca opinião dos inquiridos, sem qualquer tipo de condicionante das respostas. A par deste aspeto da maior relevância num estudo desta natureza quando se quer transmitir isenção e rigor, a representatividade da amostra constitui um outro garante da solidez que este selo representa.

Ficha técnica do estudo
Este questionário foi dirigido a 12.000 assinantes das Seleções do Readers Digest, sendo que 60% são adultos ativos com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. A amostra é representativa dos portugueses, nas variáveis de género e idade. Este questionário tem uma taxa de resposta de 8,1%, e uma margem de erro de 2,9%. As questões são de resposta aberta e imediata e não existe qualquer tipo de inscrição, pelo que as marcas apenas figuram no estudo se foram escolhidas pelos inquiridos.

Lista Personalidades do Ano 2020:

ARQUITETURA
1º - Álvaro Siza Vieira