SIBS lança plataforma para acelerar a transformação ESG das empresas

SIBS ESG permitirá às empresas estruturar e sistematizar a informação ESG, de acordo com a taxonomia e a regulamentação europeias, de forma simples e rápida, e ligar as empresas às instituições financeiras, facilitando a utilização desta informação, que passará a estar na base de vários processos bancários

Lisboa, 4 de junho 2024 – A SIBS volta a inovar com o lançamento do novo serviço SIBS ESG, que se concretiza numa plataforma destinada a simplificar a gestão da informação de sustentabilidade das empresas. O SIBS ESG permite que as empresas sistematizem e reportem dados ESG, e realizem um autodiagnóstico sobre a sua posição de partida, com base no qual podem desenvolver um plano de transição. O SIBS ESG permite ainda que as empresas enviem os seus dados de sustentabilidade à sua instituição financeira, promovendo a eficiência e a simplificação de processos regulatórios.

Para as empresas, a plataforma representa uma solução eficiente para gerir a conformidade com a regulamentação ESG, reduzindo a complexidade de reporte e demonstrando o seu compromisso para com as práticas sustentáveis. As empresas que aderirem à plataforma poderão realizar um autodiagnóstico, de forma gratuita e simplificada, e obter selos de distinção que reconhecem o seu compromisso com a sustentabilidade. Estes selos destacam as empresas como pioneiras em práticas de reporting sustentáveis, contribuindo para o seu reconhecimento e reputação.

Para as instituições financeiras, a plataforma SIBS ESG facilita a recolha, standardização e acesso à informação ESG, de que necessitam para cumprimento de novos requisitos regulatórios europeus. Com base nesta plataforma, as instituições financeiras, com o consentimento, das empresas, poderão aceder a essa informação através de mecanismos automáticos, reutilizando a informação e evitando o esforço adicional por essas empresas.

A plataforma surge na sequência da publicação de regulamentação europeia que vem impor o cumprimento gradual de requisitos ESG a empresas com exposição ao crédito bancário. E tem um carácter inovador, constituindo ela própria um exemplo de sustentabilidade e economia circular ao permitir que as empresas submetam a sua informação uma única vez, através de um portal desenvolvido para apoiar nesse preenchimento.

De acordo com a CEO do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, “esta plataforma foi desenvolvida para facilitar o dia a dia das empresas, permitindo que estas preencham a informação de sustentabilidade, de forma simples e sistematizada, e a partilhem com as instituições financeiras. Esta solução suporta o cumprimento de normas europeias como a Taxonomy Regulation, CRR (Capital Requirements Regulation) e CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), e ainda disponibiliza ferramentas essenciais para calcular emissões e avaliar riscos físicos”.

A plataforma SIBS ESG oferece uma gama de ferramentas avançadas para a gestão de sustentabilidade empresarial. A avaliação ESG inclui uma sistematização das políticas ESG da empresa, adequada para todas as dimensões empresariais e alinhada com os padrões ESRS (European Sustainability Reporting Standards). A taxonomia empresarial cria tabelas regulamentares específicas para cada setor, facilitando o cumprimento das normas europeias. A calculadora de CO2 da plataforma SIBS ESG estima as emissões de GEE (gases com efeito de estufa) da empresa de forma simples e precisa, cobrindo categorias de emissão de âmbito 1, 2 e 3. Além disso, a funcionalidade de riscos físicos avalia os riscos específicos aos quais a empresa está exposta, com base na sua localização. A SIBS proporciona ainda sessões de formação e demonstrações da plataforma às empresas que pretendam aderir, e disponibiliza uma equipa de suporte para esclarecimento de dúvidas no momento de preenchimento e submissão dos questionários.

Madalena Cascais Tomé, acrescenta ainda que “o SIBS ESG não só simplifica o cumprimento regulatório, como também contribui para facilitar a adoção pelas empresas de práticas de reporting de sustentabilidade, permitindo-lhes realizar um autodiagnóstico, identificar áreas de evolução, e desenvolver um plano transição faseado nas várias vertentes ESG. O SIBS ESG representa um passo significativo na nossa missão de desenvolver soluções e tecnologia com impacto determinante em prol da sociedade, das gerações atuais e futuras. Acreditamos que esta plataforma irá capacitar as empresas a cumprirem, de forma mais acessível, as exigências regulamentares e a fortalecerem as suas práticas de sustentabilidade, qualquer que seja a sua dimensão, não deixando ninguém para trás”.

Até ao momento, mais de 100 empresas  já aderiram à plataforma SIBS ESG, tendo concluído com sucesso o reporte dos seus dados ESG, demonstrando o seu compromisso com a adoção de práticas sustentáveis que vão ao encontro dos princípios ESG. Esta ampla participação das empresas nesta primeira fase piloto tem vindo a confirmar o que se espera vir a ser o impacto deste serviço no apoio e preparação para a transição ESG.

Mais informações sobre a SIBS ESG, disponíveis aqui.

Sobre a SIBS:
Com quatro décadas de história, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 150 milhões de utilizadores, em várias geografias, em 4 continentes, assegurando o processamento global de mais de 10 mil milhões de transações por ano.
A SIBS é responsável pela gestão das Redes MULTIBANCO, nos seus múltiplos canais – desde Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis - e ATM Express. Paralelamente, a SIBS é referência nacional em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na produção e personalização de cartões.
Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Antifraude, com uma aposta clara em áreas como a Cibersegurança, contando com um Centro de Operações de Segurança de excelência equipado com o melhor da sua tecnologia e know-how na área da segurança.
Através da tecnologia portuguesa, a SIBS consolida a sua presença internacional, contribuindo para impulsionar a economia digital da Europa Central e de Leste através da sua atividade nos mercados Polaco e Romeno.
Com a inovação no seu ADN, a SIBS reinventou as formas de pagamento já existentes e, em 2015, criou o MB WAY, que conta já com 5 milhões de utilizadores que fazem compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel.
A SIBS continua comprometida com a sua missão de ser o parceiro de referência de entidades públicas e privadas, criando valor para a Sociedade, através do desenvolvimento e gestão de soluções de pagamento, processos e serviços conexos baseados em tecnologia que combinem segurança, conveniência e inovação, respeitando os bons princípios comportamentais e as condições de sustentabilidade.
Mais informações disponíveis em www.sibs.com.

Tags: