• Siemens/

Apresentação de carro de corrida elétrico desenvolvido por estudantes portugueses

Equipa que participa na competição internacional “Greenpower” apresenta hoje o protótipo no IST
Carro monolugar elétrico desenvolvido por estudantes, desafiados pela Siemens, é um dos veículos mais avançados nesta competição
No mesmo dia realiza-se o “Siemens Day” uma ação que reforça o compromisso da empresa com a valorização das competências técnicas dos futuros engenheiros

A equipa portuguesa que vai participar na competição internacional “Greenpower”, composta por um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST), apresenta hoje, pelas 18h no Salão Nobre, o protótipo elétrico - GP14.EVO - um dos veículos mais avançados nesta competição. Já em 2014, o monolugar elétrico energeticamente eficiente que estes estudantes desenvolveram, desafiados pela Siemens, foi um dos veículos mais leves de toda a competição, com 65kg.

O Greenpower Corporate Challenge, realiza-se a 10 e 11 de outubro em Inglaterra, no circuito de Rockingham, num evento apoiado pela Siemens, que fomenta há mais de dez anos a engenharia e a tecnologia para alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 25 anos, e tem como principais premissas a inovação tecnológica ao serviço do design e da eficiência nos consumos energéticos no setor automóvel e do ambiente.

A Siemens é parceira tecnológica desta competição e, no caso do protótipo da equipa do IST, este foi completamente desenhado com o Solid Edge e os ensaios virtuais foram feitos com o NX, ambas soluções da Siemens PLM disponibilizadas aos estudantes.

O Solid Edge e o NX são soluções CAD 3D de software industrial Siemens para gestão do ciclo de vida de produtos – Product Life Cycle Management (PLM). O contacto antecipado dos alunos com a tecnologia que irão encontrar mais tarde nas empresas traduz-se numa enorme vantagem competitiva para os estudantes, pelo que a competição Greenpower funciona como um complemento ao programa curricular.

“Greenpower” e “Siemens Day”- Apoio à engenharia e à Indústria do Futuro

A Siemens escolheu o dia da apresentação deste protótipo de carro de corrida de alta velocidade, altamente eficiente e inovador, para realizar o “Siemens Day” em Lisboa. Uma iniciativa da Siemens Portugal e da Cadflow, que vem reforçar os vários projetos desenvolvidos e implementados pela empresa no âmbito do apoio à engenharia e à Indústria do Futuro trabalhando junto dos estudantes

Enviamos mais informação em anexo.

Tags: