Motores elétricos Siemens dão energia ao maior camião do mundo

- O camião pode transportar mais de 500 toneladas – o equivalente a 7 aviões Airbus A320-200
 - A Siemens enfrentou um desafio único na implementação deste projeto concretizado em menos de 2 anos
 - Aumento da capacidade de transporte em cerca de 25%, redução significativa dos custos por tonelada de material transportado e maior eficiência operacional

O maior camião do mundo está ao serviço de uma mina de carvão na Sibéria e move-se através de 4 motores elétricos Siemens. O camião pode transportar mais de 500 toneladas – o equivalente a 7 aviões Airbus A320-200. A Siemens desenvolveu um poderoso sistema de acionamento das quatro rodas que usa quatro motores elétricos de 1,200kW, para o camião que conta com 20 metros de comprimento, 10 metros de largura e 8 metros de altura e uma velocidade máxima de 64 km/h (vazio). Circula sobre 8 pneus (cada um com cerca de 4 metros de altura) e cada pneu foi desenhado para suportar uma carga de cerca de 100 toneladas.

A Siemens enfrentou um desafio único na implementação deste projeto concretizado em menos de 2 anos. O cliente BelAZ queria construir o maior camião do mundo e pretendia ainda que este aumentasse a capacidade de transporte em cerca de 25% em relação aos camiões existentes à data. Em simultâneo pretendia reduzir significativamente os custos por tonelada de material transportado e aumentar a disponibilidade do veículo para alcançar a maior eficiência operacional.
Estes requisitos deram então origem ao sistema all-wheel-drive (tração em todas as rodas) com quatro motores robustos que permitem que o maior camião do mundo possa ser operado com elevada fiabilidade, eficiência e segurança mesmo nas condições de terreno mais adversas (solos escorregadios ou lamacentos).

O SIBAS (Siemens Train Automation System) é um sistema para acionamento de camiões altamente robusto e fiável. As empresas que fazem mineração subterrânea e a céu aberto não só devem considerar os regulamentos ambientais como também os custos. É por isso que os camiões utilizados neste setor devem ser absolutamente fiáveis e produtivos. A Siemens tem vindo a desenvolver sistemas de acionamento para camiões nos últimos 15 anos, sempre com o objetivo de encontrar formas de tornar estes gigantes das minas mais eficientes.

Acionamento elétrico assegura rapidez e segurança

A Siemens foi selecionada para desenvolver um sistema de acionamento elétrico que permitisse mover o camião com um peso bruto de até cerca de 810 toneladas e assegurar o transporte dos minérios extraídos de forma rápida e segura. O projeto foi desenvolvido num prazo muito desafiante: menos de dois anos entre o briefing do cliente e a construção do primeiro camião, equipado pela primeira vez com oito pneus. Todos os componentes de acionamento elétrico foram fornecidos pela Siemens.

O sistema de tração em todas as rodas permitiu criar uma distribuição de energia dinâmica entre os dois eixos do camião. E se um dos motores falhar o camião tem ainda capacidade para ser operado em modo de emergência e ser desta forma transportado até a uma oficina não precisando por isso de ser rebocado ou de receber assistência no local. O sistema de emergência usa dois motores diesel de 16 cilindros cada um com uma potência de cerca de 1,700 kW. Em conjunto fornecem a energia que o sistema elétrico necessita.

Imagem e Vídeo:

Tags: