• Siemens/

Siemens e MAHLE assinam carta de intenção para o carregamento sem fios de veículos elétricos

• As duas empresas pretendem trabalhar em conjunto na estandardização dos sistemas de carregamento por indução
  • Os planos incluem colaboração técnica e a realização de testes de interoperabilidade
A Siemens e a MAHLE assinaram uma carta de intenção para colaborar na área do carregamento por indução de veículos elétricos. "O carregamento sem fios de veículos elétricos está a emergir como um mercado de enorme importância para o futuro. Para além de facilitar consideravelmente a vida aos automobilistas, os quais deixariam de ter de usar cabos e conectores, trata-se de um requisito crucial para a mobilidade autónoma do amanhã. A eficiência dos carregamentos indutivos, sem fios, é comparável à dos sistemas de plug-in", disse Stefan Perras, responsável pelo Pré-Desenvolvimento e Inovação para Infraestruturas de Carregamento da Siemens AG.

O carregamento sem fios de veículos elétricos
A cooperação prevista entre as duas empresas inclui esforços coordenados de normalização junto dos organismos relevantes que atuam nas áreas de pré-estandardização e estandardização. O objetivo é colmatar lacunas, com o propósito de assegurar a plena interoperabilidade entre os veículos e as infraestruturas de carregamento.

Além disso, as duas empresas planeiam manter uma estreita troca de ideias no sentido de desenvolver um sistema completo de carregamento por indução para veículos elétricos. A MAHLE pretende contribuir com os seus muitos anos de experiência como fornecedor para a indústria automóvel, e a Siemens com o seu conhecimento na área das infraestruturas de carregamento.

"Estamos muito satisfeitos de ter encontrado na Siemens um parceiro forte, o que nos permitirá fazer grandes avanços na área do carregamento por indução. A experiência combinada de ambas as empresas dar-nos-á uma clara vantagem competitiva", disse Harald Straky, Vice-Presidente para o Desenvolvimento Global em Mecatrónica e Eletrónica na MAHLE.

Ambas as partes preveem também a realização de extensos testes de interoperabilidade entre o equipamento de carregamento no veículo e a infraestrutura de carregamento, o que permitirá introduzir melhorias técnicas e validar os sistemas de carregamento por indução para veículos elétricos, garantindo a interoperabilidade. Alguns dos testes serão realizados no âmbito de projetos com financiamento público.

Como fornecedor de serviços para infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, a Siemens eMobility disponibiliza uma gama completa de hardware, software e serviços de carregamento AC e DC de última geração – desde aplicações residenciais a comerciais, incluindo soluções para entrepostos de frotas. "O conhecimento específico da Siemens sobre edifícios e redes elétricas inteligentes coloca-a numa posição única para satisfazer as necessidades dos clientes com soluções abrangentes, ajudando-os a desenvolver, instalar e gerir soluções de carregamento sustentáveis para um futuro melhor", acrescentou Stefan Perras.

Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/siemensportugal
Mais comunicados de imprensa da Siemens Portugal disponíveis em https://press.siemens.com/pt/pt

Sobre o Grupo Siemens em Portugal
O Grupo Siemens está em Portugal há 116 anos e empregava, a 21 de fevereiro de 2022, 3.045 profissionais. Ao longo dos últimos anos, a empresa sediou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, tecnologias de informação e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para os cinco continentes. Para mais informações visite www.siemens.pt ou https://twitter.com/SiemensPortugal
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa tecnológica focada na indústria, infraestruturas, transportes e saúde. A empresa cria tecnologia com propósito para benefício dos seus clientes - sejam fábricas com maior eficiência de recursos, cadeias de aprovisionamento resilientes, edifícios e redes mais inteligentes, transportes mais sustentáveis e confortáveis, ou cuidados de saúde mais avançados. Ao combinar os mundos real e digital, a Siemens capacita os seus clientes para transformarem as suas indústrias e mercados, melhorando o quotidiano de milhares de milhões de pessoas. A Siemens também detém uma participação maioritária na Siemens Healthineers, uma empresa cotada na bolsa e líder mundial de tecnologia médica que está a definir o futuro dos cuidados de saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder mundial na transmissão e produção de energia elétrica. No ano fiscal de 2021, terminado a 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receitas de 62,3 mil milhões de euros e um resultado líquido de 6,7 mil milhões de euros. A 30 de setembro de 2021, a empresa tinha cerca de 303.000 colaboradores a nível mundial. Para mais informações, visite: www.siemens.com.

Tags: