• Siemens/

Siemens e Rolear.ON fornecem infraestrutura de carregamento para novos autocarros elétricos do Grupo Barraqueiro

• Siemens forneceu carregadores e dispensadores fabricados na sua unidade de Corroios, bem como o software de gestão do carregamento
  • Já a Rolear.ON desenvolveu todos os trabalhos de infraestrutura e instalação elétrica, bem como de construção civil
  • Estes autocarros elétricos integram a frota Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão e vão permitir à operadora evitar a emissão de 675 mil kg de CO2 por ano
O consórcio Siemens e Rolear.ON forneceu e instalou os postos de carregamento para os novos autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, no Algarve. Este é o primeiro projeto deste género do Grupo Barraqueiro, dono da Frota Azul, em Portugal.

Esta frota, já em circulação desde agosto, é composta por dez autocarros elétricos que reforçaram a frota Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão, e vão permitir à transportadora evitar a emissão de 675 mil kg de CO2 por ano.

O Grupo Barraqueiro, com especial foco nas Empresas do Algarve, está bastante entusiasmado com esta parceria em prol da redução gradual da pegada de carbono.

Um projeto de engenharia nacional
A fábrica de Corroios da Siemens Portugal foi responsável pelo fabrico dos cinco carregadores elétricos de 100kW cada um, da gama SICHARGE UC, e dos 10 dispensadores. Estas unidades permitem carregar até dez autocarros elétricos em simultâneo, fazendo um carregamento sequencial. Além do comissionamento dos carregadores, a Siemens foi responsável pelo software de gestão do carregamento, o qual permite uma utilização segura, confiável e económica dos equipamentos, gerindo de forma eficiente a operação e os custos de energia e manutenção.

“Nunca como hoje foi tão premente para nós contribuir para os objetivos de sustentabilidade dos nossos clientes, seja nas indústrias, nos edifícios ou na mobilidade, de forma a mitigar as alterações climáticas, a gerir o aumento do custo da energia e a fazer a transição para uma economia circular”, afirma Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal. “A Siemens mostra uma vez mais a sua capacidade de inovação na área da mobilidade elétrica. É com grande expectativa que já estamos a trabalhar nos próximos projetos a serem desenvolvidos em Portugal, com clientes líderes e inovadores como é o caso do Grupo Barraqueiro”, acrescenta.

Recorde-se que a Siemens criou em Portugal um ecossistema para a mobilidade elétrica que junta capacidade produtiva, assegurada pela Fábrica de Corroios, investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e service.

A Rolear.ON foi responsável pela execução da infraestrutura elétrica para os postos de carregamento, pela remodelação do Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) e pela instalação e colocação em funcionamento do Quadro Elétrico.

"A mobilidade elétrica é atualmente um tema incontornável e permite-nos combinar inovação e tecnologia, no caminho para a descarbonização. O projeto da instalação dos postos de carregamento para os autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, surge como uma oportunidade de aplicação do know-how da Rolear na área da eletricidade e da eficiência energética”, afirma António Parreira Afonso, presidente do Conselho de Administração da Rolear.

“A parceria com a Siemens permitiu a aplicação de equipamentos topo de gama, numa instalação que requeria desde logo uma capacidade técnica acrescida e uma articulação de várias áreas de intervenção da Rolear.ON, como a construção civil, infraestruturas e eletricidade. Foi a boa relação entre os vários departamentos da Rolear, a Siemens e o Grupo Barraqueiro/Frota Azul, que conduziu ao sucesso deste projeto e que põe agora em circulação uma frota de autocarros 100% elétrica em Portimão”, refere ainda.

Tags: