• Siemens/

Siemens lança Siemens Xcelerator – uma plataforma de negócios digital aberta para acelerar a transformação digital

• A plataforma Siemens Xcelerator inclui um portefólio selecionado, um ecossistema de parceiros e um marketplace em constante evolução para agilizar a criação de valor na indústria, edifícios, redes de energia e mobilidade
  • Portefólio selecionado de hardware, software e serviços digitais conectados à IoT, seguindo os princípios chave de interoperabilidade, flexibilidade, abertura e 'as-a-service[1]'
  • Lançamento do Building X, uma gama de software 'end-to-end' e 'as-a-service' para edifícios inteligentes
  • Aquisição planeada da Brightly Software irá acelerar o crescimento em edifícios digitais, complementando o portefólio da Siemens para edifícios inteligentes
  • Parceria com a NVIDIA para impulsionar o metaverso industrial
  • Siemens reafirma as metas de crescimento anual de 10% no negócio digital

A Siemens AG lançou uma plataforma de negócios digital aberta, a Siemens Xcelerator, para acelerar a transformação digital e a criação de valor para clientes de todas as dimensões, nas áreas da indústria, edifícios, redes de energia e mobilidade. Esta plataforma de negócios torna a transformação digital mais fácil, rápida e escalável. A Siemens Xcelerator inclui um portefólio selecionado de hardware, software e serviços digitais, de todo o universo Siemens e de terceiros certificados, conectados à IoT[2]; um ecossistema de parceiros em expansão; e um marketplace em constante evolução para facilitar a interação e as transações entre clientes, parceiros e programadores.

Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG, disse: "A Siemens Xcelerator fará com que o caminho das empresas rumo à transformação digital seja mais fácil, rápido e à escala. Ao combinar o mundo real e o digital das tecnologias operacionais e de informação, capacitamos clientes e parceiros a aumentar a produtividade e a competitividade e a promover a inovação".

"O nosso portefólio foi transformado para incluir aplicações mais abertas, mais soluções baseadas na nuvem e 'as-a-service', assim como hardware potenciado por IoT que pode ser constantemente atualizado. Simultaneamente, a colaboração atingirá um novo patamar através de um ecossistema cada vez maior de parceiros."

E concluiu que "o lançamento da plataforma Siemens Xcelerator, a aquisição da Brightly Software e a nossa parceria agora anunciada com a NVIDIA são marcos significativos na implementação da nossa estratégia para acelerar o crescimento de valor acrescentado."

Novo lançamento de SaaS – Building X
A Siemens anunciou também o primeiro novo software 'as-a-service' (SaaS) como parte da plataforma Siemens Xcelerator. O Building X é uma nova gama para edifícios inteligentes que elimina a complexidade da digitalização e apoia os clientes para que atinjam os seus objetivos 'net zero'. É uma gama de dados e análises 'end-to-end' que acaba com os silos de dados em domínios como a gestão de energia, segurança e manutenção de edifícios. O Building X é uma gama de software aberta, modular, totalmente baseada na nuvem, com aplicações preparadas para IA[3], forte conectividade e cibersegurança incorporada.

A Siemens anunciou o acordo de aquisição da Brightly Software, uma empresa de software líder em gestão e manutenção de ativos sediada nos Estados Unidos da América. Esta aquisição juntará as capacidades comprovadas da Brightly em setores-chave do conhecimento digital ao software da Siemens no setor dos edifícios inteligentes. Passará a ser um elemento central do portefólio da Siemens Xcelerator para edifícios.

A Siemens também pretende integrar as suas soluções industriais de Internet das coisas na Industrial Operations X, que reúne soluções e aplicações desde sensores, 'edge' até à nuvem, IoT 'as-a-service' e capacidades de desenvolvimento de baixo código, bem como uma vasta gama de soluções prontas a usar. Permite a fusão de dados do mundo real da automação com o mundo digital das tecnologias de informação (TI), enriquecida pelos conhecimentos e capacidades de integração vertical abrangente de TI/TO[4] da Siemens. Acabar com os silos de dados ajudará as empresas a melhorar o seu desempenho, produtividade, flexibilidade e sustentabilidade.

Parceria anunciada com a NVIDIA para uma nova era tecnológica na área dos gémeos digitais imersivos
A Siemens vai unir forças e desenvolver um ecossistema de parceiros forte, com base nas parcerias estratégicas existentes, que incluem a Accenture, Atos, AWS, Bentley, Microsoft e SAP. A intenção é expandir o ecossistema de parceiros a pequenas, médias e grandes empresas.

O primeiro grande acordo de parceria no âmbito da plataforma Siemens Xcelerator é com a NVIDIA. As duas empresas anunciaram a expansão da sua parceria para potenciar o metaverso industrial e aumentar a utilização da tecnologia de gémeos digitais impulsionada pela IA que ajudará a levar a automação industrial para um novo patamar. Como primeiro passo desta colaboração, as empresas planeiam interligar a Siemens Xcelerator e a NVIDIA Omniverse, uma plataforma de conceção e colaboração em 3D. Isto permitirá criar um metaverso industrial com modelos digitais baseados na física da Siemens e a simulação em tempo real, que mimetiza o mundo físico e capacitada por IA, da NVIDIA, permitindo às empresas tomar decisões mais rapidamente e com maior confiança.

Confirmação da estratégia de crescimento e dos objetivos do negócio digital
O lançamento da plataforma Siemens Xcelerator é um passo definitivo na estratégia digital da Siemens.

Como parte do lançamento, a Siemens confirma os seus objetivos de crescimento do negócio digital anunciados, no ano passado, no Capital market day, onde foi apresentada uma taxa de crescimento anual de cerca de 10% ao longo do ciclo económico. As receitas do negócio digital no ano fiscal de 2021 cifraram-se em 5,6 mil milhões de euros. O lançamento da plataforma de negócios é também consistente com o seu plano de ofertas 'as-a-service' e irá reforçar o objetivo de aumentar as receitas anuais recorrentes.

Roland Busch acrescentou: "Este é o próximo passo lógico na implementação da nossa estratégia de digitalização para permitir uma inovação ainda mais rápida e a criação de valor. A plataforma Siemens Xcelerator junta o poder da nossa empresa tecnológica a um ecossistema próspero de parceiros tecnológicos. Estamos a unir-nos para simplificar a transformação digital para que clientes de todas as dimensões possam beneficiar tanto em termos de rapidez, como de escala".

[1] As-a-service: Como um serviço

[2] Internet of Things (IoT): Internet das Coisas

[3] Inteligência artificial (IA)

[4] Tecnologias de Informação/ Tecnologias Operacionais (TI/TO)

Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/siemensportugal
Mais comunicados de imprensa da Siemens Portugal disponíveis em https://press.siemens.com/pt/pt

Sobre o Grupo Siemens em Portugal
O Grupo Siemens está em Portugal há 116 anos e empregava, a 21 de fevereiro de 2022, 3.045 profissionais. Ao longo dos últimos anos, a empresa sediou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, tecnologias de informação e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para os cinco continentes. Para mais informações visite www.siemens.pt ou https://twitter.com/SiemensPortugal

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa tecnológica focada na indústria, infraestruturas, transportes e saúde. A empresa cria tecnologia com propósito para benefício dos seus clientes - sejam fábricas com maior eficiência de recursos, cadeias de aprovisionamento resilientes, edifícios e redes mais inteligentes, transportes mais sustentáveis e confortáveis, ou cuidados de saúde mais avançados. Ao combinar os mundos real e digital, a Siemens capacita os seus clientes para transformarem as suas indústrias e mercados, melhorando o quotidiano de milhares de milhões de pessoas. A Siemens também detém uma participação maioritária na Siemens Healthineers, uma empresa cotada na bolsa e líder mundial de tecnologia médica que está a definir o futuro dos cuidados de saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder mundial na transmissão e produção de energia elétrica. No ano fiscal de 2021, terminado a 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receitas de 62,3 mil milhões de euros e um resultado líquido de 6,7 mil milhões de euros. A 30 de setembro de 2021, a empresa tinha cerca de 303.000 colaboradores a nível mundial. Para mais informações, visite: www.siemens.com.

Declaração prospetiva
O presente documento contém afirmações relativas a negócios e desempenhos financeiros futuros assim como eventos ou desenvolvimentos futuros que envolvem a Siemens, as quais podem ser entendidas como declarações prospetivas. Estas declarações são identificadas por termos como "espera-se", "procura-se", "antecipa-se", "intende-se", prevê-se", "acredita-se", "visando", "estima-se, "irá", “projeto” ou palavras de significado similar. Poderemos também fazer declarações prospetivas noutros relatórios, apresentações e material entregue a acionistas assim como em informações para a imprensa. Além disso, os nossos representantes podem, de vez em quando, fazer declarações prospetivas verbais. Tais declarações têm por base as expetativas atuais e certas suposições da Administração da Siemens, muitas das quais poderão estar fora do controlo da Siemens. As mesmas estão sujeitas a uma série de riscos, incertezas e fatores, incluindo sem estar limitado àqueles que são divulgados, sobretudo no capítulo Relatório relativo a desenvolvimentos esperados e oportunidades materiais e riscos associados no Relatório de Gestão Combinada do Relatório da Siemens (siemens.com/siemensreport), e no Relatório Intercalar de Gestão do Grupo constante do Relatório Financeiro Semestral (desde que já esteja disponível para o ano que é objeto do relatório), que deve ser lido em conjunto com o Relatório de Gestão Combinada. Caso um ou mais de tais riscos ou incertezas se materializarem, se decisões, avaliações ou requisitos das autoridades reguladoras se desviarem das nossas expetativas, se ocorrerem eventos de força maior tais como pandemias, distúrbios ou atos de guerra ou se as expetativas subjacentes, incluindo eventos futuros, se realizarem em data posterior ou nem sequer, ou se as suposições forem incorretas, os resultados reais, desempenho ou realizações da Siemens poderão (quer negativa quer positivamente) variar materialmente daqueles indicados explícita ou implicitamente na respetiva declaração prospetiva. Não está prevista pela Siemens, nem se assume qualquer obrigação nesse sentido, de atualizar ou rever tais declarações prospetivas.
O presente documento inclui – não claramente definidas na estrutura de relatório financeiro aplicável – medidas financeiras suplementares que são ou podem ser medidas de desempenho alternativas (medidas não-GAAP). Estas medidas financeiras suplementares não devem ser consideradas isoladamente ou como alternativas às medidas relativas aos ativos líquidos, posições financeiras ou resultados de operações da Siemens declaradas nas suas Demonstrações Financeiras Consolidadas em conformidade com as normas IFRS. Outras empresas que reportam ou descrevem medidas financeiras com designações semelhantes, podem calculá-las de forma diferente.
Devido a arredondamentos, os números apresentados ao longo deste e de outros documentos podem não corresponder exatamente aos totais fornecidos, e as percentagens podem não refletir com precisão os números absolutos.

Tags: