Siemens promove crescimento verde

• Empresa marca presença na 1.ª Edição da Green Business Week
  • Incubator Lounge powered by Siemens convida universidades e incubadoras para apresentação de projetos nas áreas da Energia, Água e Cidades
  • Estratégia de sustentabilidade da Siemens valeu-lhe distinção em 2014 de empresa mais sustentável no seu grupo industrial pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones

A Siemens Portugal foi uma das empresas convidadas a participar na primeira edição da Green Business Week - Semana Nacional para o Crescimento Verde, que se realiza de 3 a 5 de Março de 2015 no CCL – Centro de Congressos de Lisboa, com o apoio do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. O envolvimento da empresa neste evento impulsionador do crescimento económico, do emprego qualificado e sustentável, da ciência e investigação, da tecnologia, inovação e empreendedorismo, alavancados pelo crescimento a nível mundial da Economia Verde, está totalmente alinhado com a estratégia da Siemens para a área da sustentabilidade que, em 2014, lhe valeu a distinção de empresa mais sustentável do seu grupo industrial pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones.

Se por um lado as tecnologias do Portefólio Ambiental da multinacional alemã permitiram aos clientes de todo o mundo reduzir as suas emissões de CO2 em 428 milhões de toneladas métricas no ano fiscal de 2014 (uma quantidade equivalente a mais de metade do total de emissões de CO2 da Alemanha), por outro lado o lugar cimeiro que a Siemens alcançou no Índice de Sustentabilidade Dow Jones também fica a dever-se ao esforço que a empresa tem vindo a fazer, ano após ano, para alcançar e consolidar as metas estabelecidas na área da Sustentabilidade.

Recorde-se que o Compromisso para o Crescimento Verde, uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, que reúne mais de 60 entidades públicas e privadas e que surge da constatação de que o setor “Verde” é fulcral para o crescimento económico do país, identificou 10 áreas temáticas em que é importante intervir, entre elas a Energia, Cidades e Território e Água. Estas são também áreas de intervenção da Siemens, pelo que a empresa vai apresentar neste evento algumas das soluções e projetos em que está a trabalhar, e que podem ajudar o país a concretizar os objetivos definidos para cada uma destas áreas.

Incubator Lounge Siemens: O palco das novas ideias e projetos

O grande destaque da participação da Siemens nesta primeira edição da Green Business Week é o Incubator Lounge, que visa promover a criação de pontes entre o mundo académico, as incubadoras e as aceleradoras de empresas.
Para o efeito a Siemens vai ceder o “palco” deste espaço, situado no seu stand, a universidades e incubadoras para que estas possam a apresentar projetos de investigação ou ideias relacionados com as temáticas-chave do crescimento verde - Soluções para Cidades Inteligentes; Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis e Alterações Climáticas, e Água, Resíduos e Ambiente. A empresa procura ideias provenientes do mundo académico e empresarial, sobretudo em áreas como a Digitalização, a Eletrificação e Automação, as quais a Siemens acredita serem os motores que vão revolucionar o futuro do mundo tal como o conhecemos hoje.

Em Portugal a Siemens tem vindo a desenvolver uma política de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) assente no desenvolvimento de software, tecnologia e competências e em estreita ligação com a comunidade técnico-científica. Esta política resultou em mais de 100 projetos de IDI, alguns dos quais cofinanciados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, tal como o projeto SI-GeA – Sistema Inteligente de Apoio à Gestão Avançada de Sistemas Urbanos de Águas Residuais.

Além do Incubator Lounge a Siemens vai ainda ter oradores presentes nas principais conferências do evento, nomeadamente nas conferências EnergyLive/Eficiência Energética; AcquaLive/ Eficiência Hídrica, e na SmartcitiesLive. Através da participação nestes debates, a Siemens pretende partilhar com as entidades presentes, as soluções e competências que detém nestas áreas e, ao mesmo, apresentar casos nos quais teve intervenção direta.

No dia 4 de Março, às 15:00, a apresentação da Siemens será sobre “Smart Generation Solutions“. No dia 5 de Março, às 11h30, a apresentação será sobre “Soluções Sustentáveis para o mercado das Águas” e, finalmente, no mesmo dia, mas às 15h00, a apresentação da empresa será sobre o tema “Smart Grid Suit”.

Organizada pela Fundação AIP através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, a Green Business Week tem como principais pilares o Encontro Nacional da Convenção para o Crescimento Verde, a SmartCitieslive – Soluções para Cidades Inteligentes, a AcqualiveeExpo – Água, Resíduos e Ambiente e a EnergyliveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas, numa dinâmica integrada de exposição de produtos e soluções, fóruns de debate, espaços de apresentação de projetos inovadores e empreendedorismo, encontros técnico científicos e de negócios com convidados internacionais.

Tags: