‘Small Portuguese Hotels’ celebra o seu primeiro aniversário com mais de 140 hotéis

Lisboa, 01 de julho de 2021 – Há um ano surgiu a Small Portuguese Hotels: um projeto inovador destinado a apoiar os pequenos e autênticos hotéis em Portugal, numa das alturas mais desafiantes por eles vividos.

Com o lema “Hotéis Por Portugal”, a Small Portuguese Hotels (SPH) é uma iniciativa da Great Hotels of the World e celebrou, em junho de 2021, o seu primeiro aniversário. Este é um projeto autêntico que surgiu numa das alturas mais difíceis para todo o setor do turismo e da hotelaria, principalmente no nosso país. Em pleno contexto de pandemia, a SPH teve como missão impulsionar e ajudar a retoma das atividades neste setor, numa altura tão atípica para toda a economia nacional.

Atualmente, a SPH reúne mais de 140 hotéis membros – hotéis, casas de campo, bed & breakfast, turismos rurais, alojamentos locais, espalhados de Norte a Sul do país, e Ilhas. Pretende ser uma marca abrangente e inclusiva, contando com não só várias tipologias, mas também categorias diferentes para os vários tipos de clientes - desde os Essential (equivalente aos de 3 estrelas) até aos Luxe, os mais exclusivos e luxuosos.

Enquanto hotéis independentes, a autenticidade e a personalidade de cada um estão asseguradas. Oferecem momentos únicos, mas ainda a descoberta de cada destino, através de experiências vinícolas ou gastronómicas, entre outras. O projeto segmenta ainda os hotéis, para satisfazer novos segmentos de mercado, tais como a procura crescente por hotéis pet-friendly, ou as melhores casas de campo para férias em família.

A SPH impacta, principalmente, os clientes millennial que procuram, precisamente, um alojamento autêntico, independente e local e, acima de tudo, experiências e vivências autênticas. São também exigentes e curiosos acerca dos destinos que visitam, revendo-se nos valores de uma marca inovadora e portuguesa como a SPH.

Os hotéis disponíveis na plataforma da SPH possuem uma certificação Clean and Safe do Turismo de Portugal e obedecem a um conjunto rigoroso de critérios de segurança, limpeza e higiene. Para além disso, esta é a única cadeia hoteleira do país com um programa cashback que consiste na devolução de 5% do valor de reserva para usar em compras online, após o check-out, e promove um sistema mais fluido de reservas uma vez que estas são feitas diretamente com o hotel, permitindo maior flexibilidade nas alterações e cancelamentos, algo extremamente importante na altura atípica em que vivemos.

Após um ano, a SPH conta com várias parcerias que beneficiam tanto os hóspedes como os hotéis – desde o apoio à Rede de Emergência Alimentar, doando 1% da receita gerada, os preços especiais para membros do Automóvel Club de Portugal, passando pelo desconto de 6€ em combustível na Galp para clientes SPH, entre outras - sempre com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, oferecendo-lhe as mais diversas vantagens, apoiando igualmente negócios locais e o setor do turismo em Portugal.

É nesse sentido, e para marcar este primeiro aniversário, que a SPH completou, através do seu site, um inquérito que analisa as expetativas dos portugueses em relação a viagens em 2021. Conclui-se que a tendência da população para estes meses de verão é explorar formas diferentes de viver as férias ou o teletrabalho, devido ao período de confinamento vivido em Portugal. Em termos de destinos preferidos, a maior parte da população privilegia as regiões do Alentejo e Algarve, mas também revela uma alta procura por escapadelas entre as zonas da Grande Lisboa e no Norte do país.

“É uma honra estar na origem de um projeto ambicioso, inovador e inclusivo, que procura apoiar o nosso País numa das alturas em que ele mais precisa. Queremos continuar a ouvir falar da SPH daqui a 20 anos. Para já, podemos afirmar que o sucesso, um ano depois, nos permite continuar a apoiar «Hotéis por Portugal», melhorando continuamente a nossa oferta”, refere Pedro Colaço, CEO da Great Hotels of the World. “A SPH quer continuar a ser a opção preferida na hora de marcar férias ou escapadelas, para que todos os portugueses tenham oportunidade de visitar Portugal, sabendo que, ao fazê-lo, estão a apoiar os hotéis independentes e a economia local” acrescenta o CEO.

Este primeiro aniversário da SPH traduz-se num bom ponto de partida para continuar a crescer o projeto, que tem como ambição ampliar a sua rede de hotéis para 250 membros, com principal foco nas regiões do interior. A grande missão da SPH é o apoio à economia e ao turismo, sendo já possível assistir ao início de um caminho: quer pela tendência de os portugueses que querem descobrir mais o seu próprio país, como pelo impulso do mercado internacional que se voltou a sentir, um fator crucial para a retoma do setor como um todo.

Sobre a Great Hotels of the World

A Great Hotels of the World (GHOTW) é uma soft brand hoteleira que fornece serviços de vendas, marketing, distribuição e soluções tecnológicas inovadoras a hotéis independentes, dando-lhes acesso a mercados, canais e clientes que lhes permitem competir com cadeias globais. Os produtos e serviços da GHOTW adaptam-se às necessidades específicas dos seus hotéis. Essa abordagem altamente personalizada garante que cada hotel mantém a sua personalidade e autenticidade. No portefólio da GHOTW predominam hotéis de mais de 200 quartos, de categoria superior e de luxo e que apostam nos segmentos de lazer e de negócios, bem como no bleisure - uma combinação de ambos. A Small Portuguese Hotels é uma iniciativa da GHOTW, com o propósito de apoiar os hotéis portugueses e o turismo nacional nesta altura de relançamento da atividade.