A reindustrialização e a Transformação Circular

Report this content

No próximo dia 20 de maio, no Auditório de Serralves, a partir das 9h30, vai ter lugar a Conferência “A Reindustrialização e a Transformação Circular” organizada pela Associação Smart Waste Portugal, em parceria com a Fundação de Serralves e a Magellan. Neste encontro pretende-se debater e analisar temáticas relacionadas com a Economia Circular, como a reindustrialização para a circularidade e o Pacto Português para os Plásticos.

Um futuro circular é a visão de uma economia que vai além da reciclagem e do desperdício gerado pela ‘velha’ economia linear: é a visão de um futuro onde a economia global é livre de resíduos, porque tudo é matéria-prima. É com base nesta premissa que os intervenientes nesta Conferência irão analisar o estado atual da indústria em Portugal e a sua transformação ao encontro da circularidade.

Esta iniciativa pretende alertar para um paradigma que precisa de ser alterado em Portugal. Tornar o setor dos resíduos num setor de recursos, aumentando a capacidade da economia portuguesa, com destaque para a indústria, estabelecer e liderar cadeias de fornecimento internas com reduzido impacto ambiental que maximizam o valor dos recursos na economia, são apenas algumas das muitas questões que serão debatidas neste encontro. Este evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Portugal 2020 e COMPETE 2020.

Nota: em anexo enviamos o Programa.

Sobre a Associação Smart Waste Portugal
Com mais de 100 associados comprometidos com as ações estratégicas da economia circular, a Associação Smart Waste Portugal é uma plataforma de investigação, desenvolvimento e inovação e o polo aglutinador por excelência das várias partes interessadas e representantes da cadeia de valor, promovendo ativamente a cooperação entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, na transição para a circularidade.

Tags: