SOCIEDADE PONTO VERDE CONTA” ESTÓRIAS DE RIRciclar” A JOVENS DOS 13 AOS 17 ANOS

Report this content

O Roadshow MOCHE DáTudo by Projeto 80 vai fazer a sua próxima paragem no dia 24 de janeiro na Escola Secundária do Fundão e no dia 25 de janeiro na Escola Secundária Nuno Álvares em Castelo Branco. Este Roadshow vai visitar 36 escolas dos 18 distritos de Portugal, chegando assim a milhares de alunos, para promover a participação cívica, o empreendedorismo e o associativismo dos jovens dentro da comunidade escolar. No âmbito desta iniciativa a Sociedade Ponto Verde (SPV), uma das entidades que apoia o projeto, vai contar Estórias de RIRciclar aos jovens estudantes.

As Estórias de RIRciclar são estórias de todos os dias que evidenciam a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos. Afonso Paiva, jovem humorista de Coimbra, é o convidado da SPV, entidade gestora da reciclagem de embalagens em Portugal, que interpretará várias personagens bem conhecidas da nossa atualidade num conjunto de rábulas sempre com um tema em comum: desconstruir os preconceitos e mitos sobre a separação dos resíduos de embalagem.

Segundo Luís Veiga Martins, Diretor-geral da Sociedade Ponto Verde: “Este é um grupo etário que faz todo o sentido conquistar. As crianças já mostraram ser uns excelentes embaixadores no que diz respeito à reciclagem. Estamos convictos que esta geração também o será. Esta é uma das razões pelas quais temos vindo a apoiar projetos específicos que possam ir ao encontro dos interesses destes jovens, como tem sido o caso do Projeto 80”.

Promovida pelo MOCHE, esta viagem procura incentivar os jovens entre os 13 e os 17 anos a “Ocupar o seu lugar na História”, ao criarem e agirem em torno dos temas que fazem parte da sua realidade, com vista à promoção de uma cidadania mais ativa e relevante para um futuro sustentável.

O Roadshow vai estar um dia em cada uma das 36 escolas e conta com atividades que incentivam a partilha de ideias, o empreendedorismo jovem, a prática de exercício físico, a reciclagem e outras boas práticas para o ambiente, sempre com muita diversão.

Esta iniciativa está integrada no Projeto 80, um programa que incentiva os jovens a apresentarem a concurso projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável, criados nas suas escolas e comunidades, que podem ir desde práticas de reciclagem, a iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais, voluntariado e muito mais.

As candidaturas ao projeto podem ser submetidas até 31 de maio de 2017, no site www.projeto80.pt. A iniciativa é aberta a todas as escolas do país e cada escola pode inscrever mais do que um projeto, desde que com temáticas diferentes e equipas até 20 membros.

Do leque de projetos submetidos, serão selecionados seis projetos finalistas que se tornam automaticamente candidatos à categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” do Green Project Awards Portugal 2017. Todos os elementos da equipa vencedora da categoria “Iniciativa Jovem” serão premiados com Passes Intra_Rail Xcape de três dias que incluem transporte e alojamento, para conhecer o que de melhor o país tem para oferecer.

Este projeto é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa.
Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis em: www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde". Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde.

Tags: