Dia Mundial da Visão 12/09 | Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta que todos os anos ocorrem cerca de 3,5 milhões de lesões oculares no local de trabalho

Comunicado de Imprensa

12 de outubro | Dia Mundial da Visão

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta:

Todos os anos ocorrem cerca de 3,5 milhões de lesões oculares no local de trabalho

Lisboa, 10 de setembro de 2023 – Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Visão (12 de outubro), um dos sentidos humanos mais dominantes1, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para a importância de proteger a visão dos trabalhadores e, assim, contribuir para evitar a ocorrência de lesões oculares associadas ao trabalho.

De acordo com o mais recente relatório da International Labour Organization (ILO) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB)Eye Health and the World of Work – cerca de 13 milhões de pessoas vivem com deficiência visual associada ao seu trabalho e, anualmente, cerca 3,5 milhões das lesões oculares ocorrem no local de trabalho.2

Ana Almeida, coordenadora do Grupo Português de Baixa Visão e Ergoftalmologia da SPO, afirma: “É muito importante dar destaque à Ergoftalmologia3 e relembrar que a saúde ocular deve ser uma prioridade diária, tanto em casa como no trabalho. Este alerta da SPO destina-se aos trabalhadores e aos empregadores, uma vez que estes últimos têm um papel crucial em assegurar que os cuidados oftalmológicos estão disponíveis e acessíveis para todos”.

A saúde ocular influencia a vida quotidiana dos indivíduos e impacta significativamente o mercado de trabalho. O mesmo relatório indica que os trabalhadores com deficiência visual têm menos 30 por cento de probabilidade de conseguirem emprego em comparação com os que não têm qualquer problema.4

Se forem detetadas precocemente, a maioria (90%) dos casos de perda de visão podem ser evitadas ou tratadas.5 Para tal, “é necessário priorizar a sensibilização para a saúde ocular no local de trabalho e, simultaneamente, implementar medidas eficazes para proteger a saúde e bem-estar dos colaboradores. Além de incluir os testes visuais na rotina de avaliação da saúde dos trabalhadores, importa informá-los sobre os deveres, direitos e responsabilidades que devem ser tidos em conta na prevenção de problemas oculares decorrentes da sua atividade profissional. Até porque, por exemplo, nove em dez lesões que ocorrem em ambiente de trabalho poderiam ser evitadas com a utilização de óculos de proteção adequados6, sublinha a médica oftalmologista.

Segundo o estudo da ILO e da IAPB, um par de óculos pode melhorar a produtividade do trabalhador em 22%7, o que comprova que uma boa visão e saúde ocular são fundamentais para trabalhar melhor. Ana Almeida reforça ainda que “com base nos números apresentados neste relatório, as deficiências visuais relacionadas com o trabalho ocupam o terceiro maior fator causal de doenças da visão. Prevê-se que o número de pessoas que sofrem destes problemas aumente nos próximos anos, pelo que é urgente investir em ações preventivas para evitar impactos devastadores na vida dos indivíduos e dos seus familiares”.

Para além do acompanhamento regular por um médico oftalmologista, recomenda-se que os trabalhadores adotem medidas preventivas como utilizar óculos graduados, caso tenham prescrição médica; quando o trabalho requer olhar para ecrãs, fazer uma pausa de 20 segundos de 20 em 20 minutos e olhar para algo que esteja pelo menos a 6 metros de distância; piscar mais vezes os olhos durante o dia; posicionar o ecrã do computador a cerca de 10-12 cm abaixo do nível dos olhos e a 50-70 cm de distância; ajustar o brilho e o contraste dos ecrãs, assim como o tamanho do texto; utilizar óculos de proteção adequados nas atividades profissionais que o exigem e utilizar uma iluminação adequada e minimizar o encandeamento.8

Tags: