Oftalmologia Pediátrica, Retina e Óculo-plástica em destaque no 66.º Congresso Português de Oftalmologia

De 30 de novembro a 2 de dezembro | Tivoli Marina Vilamoura Hotel, Algarve

Lisboa, 28 de novembro de 2023 – O Tivoli Marina Vilamoura Hotel, no Algarve, vai ser o palco do 66.º Congresso Português de Oftalmologia, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, um fórum de partilha de conhecimento, experiências e novidades nacionais e internacionais nas áreas da oftalmologia pediátrica, da retina e da óculo-plástica.

“À semelhança dos anos anteriores, escolhemos três temas que vão estar em destaque neste Congresso. Este ano vamos apostar na óculo-plástica (dia 30 de novembro), na oftalmologia pediátrica (dia 1 de dezembro) e na retina (dia 2 de dezembro), mas não descuramos as restantes subespecialidades da Oftalmologia, que estarão representadas nas várias sessões SPO e mesas redondas, bem como nos cursos disponíveis”, afirma Rita Flores, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

A propósito do 66.º Congresso Português de Oftalmologia e em linha com a missão da SPO vão ser apresentadas duas iniciativas de relevo: as Bases de Dados de Endoftalmites e de Queratocone e o Manual de Retina “Fundus Manifestations of Systematic Diseases”.

As bases de dados foram criadas com o objetivo de construir um registo nacional e eletrónico, no qual os oftalmologistas de centros públicos e privados podem colaborar com casos de endoftalmite e queratocone e, desta forma, reunir uma amostra significativa de população que permita fazer investigação sobre estas condições clínicas.  Já o Manual de Retina é uma obra bianual que compila informação sobre todas as doenças oculares e que resulta de uma colaboração entre a SPO e o GER – Grupo de Estudos da Retina. Este material foi desenvolvido para ajudar no diagnóstico, avaliação e tratamento de diversas doenças oftalmológicas.

Além das sessões referidas acima, a mesa-redonda Luso-Brasileira sobre ‘A defesa da Oftalmologia, uma experiência partilhada!’ e a conferência Cunha-Vaz, levada a cabo por Joan Miller, são também outros momentos altos do evento, que os participantes não vão querer perder.

Tags: