Sogrape declara Vintage 2018 para Ferreira,Sandeman e Offley

Report this content

Depois de dois anos excecionais para a categoria, a Sogrape acaba de anunciar a declaração de Vintage 2018 para as marcas Ferreira, Sandeman e Offley, um anúncio que resulta de uma vindima com alguns desafios, mas que ficará certamente na história do Vinho do Porto.

Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos do Douro e Porto da Sogrape e que assina esta declaração, reconhece os desafios que a equipa de enologia enfrentou num ano marcado por condições aparentemente adversas, mas que se vieram a revelar muito favoráveis à produção de Vintage. Para o enólogo, 2018 sempre foi um ano muito promissor e clássico. Quando todo o setor de Vinho do Porto defendia esta mesma tendência para 2017, Luís Sottomayor estava já otimista quanto ao enorme potencial de 2018 e desde cedo confiante relativamente a esta declaração.

2018 é dos melhores, se não o melhor, ano Vintage a que assisti”, afirma o enólogo. “Do cenário muito particular vivido na vindima de 2018, resultaram vinhos que aliam uma elegância extraordinária a uma estrutura fora do comum, proporcionando uma ótima complexidade e harmonia, e com um grande potencial de envelhecimento”, conclui.

Na região do Douro viveu-se um inverno extramente seco e frio com impacto direto na vinha, provocando uma fase de abrolhamento mais tardia. A primavera, muito chuvosa e húmida, conduziu a um atraso ainda maior na maturação e, em consequência destas condições, surgiram algumas doenças na vinha, provocando a perda de uma parte da produção, mas um efeito muito positivo na concentração e qualidade das uvas. A videira suportou bem o verão muito quente e seco, com uma maturação prolongada, de grande qualidade.

Os vinhos produzidos refletem a autenticidade e o estilo de cada casa. Ferreira, a mais antiga e celebrada marca portuguesa de Vinho do Porto, revela-nos um Vintage marcado pela elegância e caráter harmonioso, mas com muita complexidade. Já em Sandeman, estamos perante um perfil mais robusto e marcado pela estrutura. Por fim, Offley revela o seu já conhecido caráter mais irreverente, um Vintage jovem e muito frutado, ideal para quem está a começar a explorar a categoria.

Aguardam-se, assim, três Vintages de caráter clássico e excelente qualidade para Sandeman, Offley e Ferreira, esta última herdeira de um legado superior a 250 anos, onde se inclui o mais valioso património histórico na categoria, com uma garrafeira que nos leva numa viagem até 1815.

Sobre a Sogrape: Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é hoje um Grupo de empresas e marcas com a ambição de proporcionar Vinhos Originais e Intemporais – Original Legacy Wines – para todos os momentos da vida.Da região do Douro, onde tudo começou há mais de 75 anos, a Sogrape chegou a todo mundo, e hoje produz vinho em Portugal, Espanha (Bodegas LAN), Argentina (Finca Flichman), Chile (Viña Los Boldos) e Nova Zelândia (Framingham), detendo mais de 1500 hectares de vinhas. Com empresas de distribuição na Europa, na América, em África e na Ásia, faz chegar os seus vinhos de qualidade e grandes marcas, do clássico Mateus Rosé ao aclamado Barca Velha, a mais de 120 países.A originalidade e intemporalidade da Sogrape resultam da dedicação de uma família alargada de pessoas que, lideradas por Fernando da Cunha Guedes, 3ª geração da família fundadora e presidente do Grupo desde 2015, procura a excelência em todas as áreas para que o grupo seja uma referência no mundo do vinho. Porque o tempo passa, mas a Sogrape está aqui para ficar…Familiar, sensata, confiável, apaixonada, desafiadora, ágil, corajosa e inovadora são os atributos que compõem o caráter da Sogrape enquanto empresa, e também dos mais de mil colaboradores que, espalhados por 10 países, movem-se pela amizade e felicidade, ou como gostamos de chamar: Sograpiness! Por tudo isto se diz que na Sogrape o vinho é mais do que um negócio, representa uma forma de ser e estar na vida.

Tags: