“100% D’ Arga”: um apelo à sintonia entre a realidade urbana e o mundo rural

Está patente ao público até final do mês de agosto, no Estação Viana Shopping, uma Exposição da autoria de Luísa Manso que integra várias manifestações artísticas, criadas no âmbito do seu projeto “100% D’ Arga”.
Com o objetivo de dar a conhecer a Serra d’ Arga e as suas tradições - nomeadamente a tecelagem - este projeto surgiu em 2013 pela mão da artista e dá a conhecer o trabalho das mulheres da Serra, promovendo a sua valorização.
Natural do Porto, a artista plástica tem observado, ao longo do seu percurso profissional, algumas das atividades que eram levadas a cabo pelas mulheres da Serra d’ Arga, de forma artesanal e, neste sentido, procurou aliar aspetos urbanos a outros mais rurais e característicos da Serra d’Arga, criando assim um projeto que apela a esta sintonia e que pode ser visto agora no Estação Viana Shopping, no âmbito da iniciativa Pulsar Viana.
A  convite de Luísa Manso, a artista italiana Serena Barbieri desenvolveu uma instalação que dá por nome “Penúltima”, confecionada a partir de fios de algodão e madeira natural, que se encontra atualmente patente ao público na Praça Central do Estação Viana Shopping, no Piso 1.

Biografia de Luísa Manso
Luísa Manso é natural da cidade do Porto, tirou o curso de Design de Moda, no CITEX, e é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto. Foi bailarina, estilista, designer e promotora de projetos com objetivos de valorização do ambiente, da cultura e das tradições portuguesas. Participou algumas vezes em exposições coletivas e workshops artísticos e, em 2015, participou com o projeto 100% D' Arga na Bienal de Cerveira.

Biografia Serena Barbieri
Serena Barbieri, é uma artista italiana que nasceu em Florença, em 1987. Depois de concluir a Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Florença, mudou o seu percurso e começou estudar Artes Visuais e Multimédia, na Universidade IUAV de Veneza. Atualmente, frequenta o Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 92 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.