"A Arte Chegou ao Colombo" lança prémio de arte de apoio a artistas emergentes

No ano em que assinala a sua 10ª edição, a ‘A Arte Chegou ao Colombo’ lança um prémio de arte com o objetivo de apoiar artistas emergentes. O vencedor vai receber um prémio monetário de 20 mil euros e vai ver a sua obra exposta, juntamente com os outros trabalhos finalistas numa Exposição aberta ao grande público.

As candidaturas ao ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’ podem ser realizadas, entre o dia 1 e 30 de outubro, no site www.colombo.pt/artecolombo/ , com a apresentação de uma obra de arte original, dedicada ao tema ‘O Impacto da pandemia de Covid-19’.

A ‘A Arte chegou ao Colombo’ é um projeto pioneiro, lançado em 2011, que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do Centro Colombo das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação e interação com a Arte de forma gratuita e acessível a todos.

O lançamento deste Prémio vai alargar a área de atuação e a missão que ‘A Arte Chegou ao Colombo’ teve nestes últimos 10 anos, para um apoio mais direto ao setor artístico de Portugal como explica Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, “Devido à pandemia Covid-19 que estamos a viver, o Centro Colombo pretende iniciar um novo ciclo através da criação de um projeto de apoio a artistas emergentes, através da criação deste prémio de arte, dando assim um novo impulso à criação de arte contemporânea e um sinal positivo à sociedade numa fase de grande incerteza económica.”

Joana Vasconcelos é a embaixadora da primeira edição do Prémio. Foi uma das primeiras artistas de todos a expor o seu trabalho na ‘A Arte Chegou ao Colombo” e regressa agora, 10 anos depois, para apoiar no lançamento deste novo ciclo. Tendo sido a primeira participante de ‘A Arte Chegou ao Colombo’, com o ‘Coração Independente’ há dez anos atrás, e tendo visto todos os artistas, e sobretudo jovens artistas, a participar e criar peças fantásticas para o espaço público da Praça Central; é para mim uma honra participar como embaixadora neste novo ciclo que tem por objetivo precisamente descobrir e valorizar novos talentos.”

As obras de arte vão ser avaliadas por um Júri constituído pelos representantes dos parceiros do Prémio: a Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, a Fundação D. Luís I, o Museu Coleção Berardo, o Museu Nacional de Arte Antiga e, ainda, um representante da Sonae Sierra.

O Júri selecionará os trabalhos finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de estética, criatividade e inovação. As propostas dos concorrentes finalistas serão sujeitas a votação pública que terá um peso de 40% no apuramento do vencedor, que será conhecido no dia 10 de dezembro.

Cada finalista selecionado, individual ou coletivo, receberá uma verba de mil euros, para apoio à produção do trabalho e sua apresentação numa exposição aberta ao grande público, que se vai realizar em 2021, em local ainda a definir.

O ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’ é promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela agência State of the Art. Sendo um prémio de aquisição com periodicidade anual, a obra vencedora será, anualmente, doada pelo Centro Colombo a uma das entidades parceiras.

Todas as informações e regulamento estão disponíveis em www.colombo.pt/artecolombo/.

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 340 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência supra regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 60 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Jardim Exterior, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centrocolombo