Alterações Climáticas

Resposta Local a um Problema Global
25 de fevereiro a 3 de março | CascaiShopping

“Alterações Climáticas”
é o tema escolhido para debate na 8ª edição da Semana da Proteção Civil, que decorre em Cascais entre 25 de fevereiro e 3 de março. O objetivo principal desta iniciativa é envolver a população nas atividades de prevenção do Sistema Municipal de Proteção Civil e sensibilizar para a necessidade de adoção de uma cultura de Prevenção e Planeamento de Emergência.

A abertura oficial da 8ª edição da Semana da Proteção Civil tem data marcada para o dia 25 de fevereiro, às 14h30, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do diretor do CascaiShopping, Luís Vilhena de Mendonça, e de representantes das entidades participantes.

Ao longo da semana em que decorre a iniciativa, de 25 de fevereiro a 3 de março, as várias entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais vão marcar presença com demonstrações técnicas, grupos cinotécnicos, mass training, exposições e atuações musicais, ações de sensibilização entre outras atividades que integram o programa da VIII edição da Semana da Proteção Civil de Cascais. O principal objetivo destas iniciativas é dar a conhecer à população a importância das suas atividades de prevenção e minimização de riscos em situações de emergência.

Carlos Carreiras considera que a Semana da Proteção Civil um acontecimento muito relevante para a sociedade porque “democratiza e difunde o saber reagir”. Para o Presidente da Câmara de Cascais, “acabámos de sair de um ano em que a nossa resiliência foi testada por fenómenos extremos. Eventos como a Semana da Proteção Civil alinham os cidadãos com a estratégia do município: se todos soubermos como agir, se todos formos agentes de Proteção Civil, então estaremos mais preparados para as adversidades, então seremos mais fortes”.

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, refere que “Este é o oitavo ano que recebemos a Semana da Proteção Civil e esta iniciativa é o resultado do feedback bastante positivo que recebemos nas edições anteriores, tanto por parte das entidades envolvidas, como das escolas e do público em geral. Acreditamos que este tipo de projetos constitui uma mais-valia para a comunidade em que nos inserimos e, por isso, estamos empenhados em prosseguir com este tipo de ações e torná-las cada vez mais ricas, oferecendo cada vez informação e esclarecendo a população”.

Destaques do Programa da VIII Semana da Proteção Civil

Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, alunos das escolas do concelho de Cascais participam em exercícios de salvamento, nas demonstrações da GNR e dos Bombeiros, possibilitando a todos os visitantes conhecer os procedimentos a adotar nestas situações.

No dia 28 de fevereiro pelas 10H00 decorre o simulacro “Exercício de Catástrofe Externa“. De seguida, às 11H45 realiza-se a entrega de equipamentos do projeto "Mais Saúde" da Associação Humanitária de Bombeiros de Parede "Amadeu Duarte", no âmbito do Orçamento Participativo 2016.

A 1 de março, no Dia Internacional da Proteção Civil, realiza-se um Seminário sobre as Alterações Climáticas, na sala 4 dos cinemas NOS, das 9H30 às 12H30, no qual serão abordadas diversas medidas locais e este problema global. “Alterações Climáticas - Resposta Local a um Problema Global” vai contar com dois painéis de oradores. No primeiro o Eng. Luís Capão e o Dr. João Dinis da Empresa Municipal Cascais Ambiente vão falar de “gestão ambiental para a segurança dos cidadãos” e de “resiliência climática em cascais: 2017-2013”, respetivamente, seguidos do Prof. António Lopes do Instituto de Geografia e Ordenamentos do Território da Faculdade de Lisboa vai abordar as “alterações climáticas e gestão da cidade, associados a fenómenos extremos e gestão do risco”. No segundo painel o e o Prof. Luís Dias da Faculdade de Lisboa vai falar de “galgamentos costeiros e fenómenos de cheias associados a pluviosidade intensa” seguido do Prof. Paulo Barbosa da European Commission com “impactos das alterações climáticas na Europa”.

No fim de semana de 2 e 3 de março vão decorrer ações de sensibilização dirigidas à população: exercícios de intervenção da GNR no âmbito “Urban search and rescue”, descida com triângulo de salvação da responsabilidade dos Bombeiros, abordagem à vítima de acidente com motociclo da responsabilidade dos Bombeiros e do Motoclube, bem como de Mass training e suporte básico de vida da responsabilidade dos Bombeiros.

A Semana da Proteção Civil irá contar ainda com a atuação do grupo de metais da PSP no dia 26 de fevereiro, às 14H30 e do Quarteto de Cordas da GNR no dia 2 de março, às 18H00, na FNAC.

O programa completo já está também disponível no site do CascaiShopping. Os interessados em participar no Seminário terão apenas que fazer a sua inscrição gratuita online no site da Câmara Municipal de Cascais.

A Semana da Proteção Civil conta com a participação da Câmara Municipal de Cascais, CascaiShopping, Proteção Civil de Cascais, ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias, Autoridade de Saúde, Autoridade Marítima, Bombeiros Alcabideche, Bombeiros Carcavelos, Bombeiros Cascais, Bombeiros Estoril, GNR, INEM, Motoclube, Polícia Municipal, PSP, Rádio Amadores, SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, NOS CINEMAS, Hospital de Cascais, Cascais Kitchen e FNAC.

Sobre o CascaiShopping

Privilegiadamente localizado na zona de Cascais, numa área de influência de um dos concelhos mais ricos de Portugal, o CascaiShopping dispõe de um público-alvo de cerca de 813.000 habitantes numa zona turística de excelência. Na área total de mais de 73 mil m2 distribuem-se 199 lojas, repletas das mais recentes novidades do mundo da moda e do glamour, para além de sete salas de cinema e uma sala IMAX e 40 restaurantes. O CascaiShopping dispõe de 3.521 lugares de estacionamento gratuitos.

A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o CascaiShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.cascaishopping.pt e no Facebook www.facebook.com/cascaishopping