Arrábida Sinfónica regressa ao ArrábidaShopping para a 5ª edição

O evento está marcado para os dias 9 e 10 de julho.

Em paralelo, entre 26 de junho e 10 de julho, o Centro Comercial recebe ainda uma exposição de guitarras improváveis.

Nos dias 9 e 10 de julho, o ArrábidaShopping vai transformar-se no palco de vários artistas. O Centro Comercial, juntamente com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Fundação Casa da Música, irá receber um concerto especial e de entrada livre na Praceta Exterior Norte: o Arrábida Sinfónica. A 5ª edição do evento integra a iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra para apoiar artistas e entidades culturais de todo o País através dos centros geridos pelo grupo.

A programação do Arrábida Sinfónica no ArrábidaShopping começa com “A Minha Companhia de Ópera” — projeto da Casa da Música com escolas do concelho de Vila Nova de Gaia —, a 9 de julho, sexta-feira, às 21h. No dia 10, às 22h, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta-se sob a direção musical do venezuelano Carlos Izcaray, elogiado pela imprensa internacional como inspirador e de uma enorme sensibilidade.

Nas últimas 4 edições do Arrábida Sinfónica, o Centro Comercial já recebeu mais de 500 músicos, 4 maestros e 400 técnicos. Além disso, impactou mais de 17 mil visitantes.

Para Tomás Furtado, diretor do ArrábidaShopping, “o apoio à cultura tem feito sempre parte do caminho do Centro, tornando-se ainda mais relevante num ano em que o setor está tão abalado devido à pandemia”. Refere ainda que “o concerto significa também um reforço da vontade do ArrábidaShopping em dar palco aos artistas locais e não só”.

A entrada é livre, mas requer o levantamento de pulseira no balcão de informações do Centro Comercial, no Piso 0, a partir de 3 de julho. O evento vai decorrer com a plateia sentada, obrigatoriedade de usar máscara e garante o cumprimento de todas as medidas de segurança estipuladas pela Direção-Geral da Saúde e pelo governo.

Há uma exposição de guitarras improváveis para ver no ArrábidaShopping

A agenda cultural do ArrábidaShopping conta com uma exposição de guitarras improváveis, entre os dias 26 de junho e 10 de julho, na Praça Central do Centro Comercial, que está dividida em duas partes: “O Ruído do Silêncio” e “Guitarras do Futuro”. A mostra apresenta esculturas construídas a partir de metais reciclados e de dimensões consideráveis, com assinatura de Zferero, pseudónimo de José Oliveira, autor, provavelmente, de uma das maiores coleções temáticas de arte contemporânea realizadas por um só artista em Portugal.

Esta mostra destaca alguns dos instrumentos musicáveis feitos pelo artista a partir de cortiça. É com o Cork harmonic — compósito desenvolvido por José Oliveira depois de 12 anos de investigação intensa — que o autor construiu mais de 100 protótipos.