Atividades lúdico-didáticas gratuitas para todas as crianças no GaiaShopping

Integrado no projeto “Animação de A a Z”, a iniciativa “Sea To See – Missão Em Alto Mar”, levada a cabo pelo GaiaShopping, decorre de 17 de março a 17 de abril, abordando três temas que serão maioritariamente destinados às crianças: Vida Marinha; Proteção Ambiental e Era dos Descobrimentos.

O objetivo da Missão Em Alto-Mar passa por incentivar os visitantes do Centro, especialmente os mais novos, a partir à descoberta, a explorar e a viver aventuras, a surpreender, encorajar e inspirar, promovendo o trabalho em equipa e a segurança de todos.
Este é um evento lúdico-didático, que pretende tratar fatos históricos, mas também atuais, sempre de forma divertida e estimulante. Para entrar, apenas será necessária uma pré inscrição e as crianças serão automaticamente integradas numa equipa com um colete salva-vidas. Agora sim, estarão prontas para esta aventura, comandada por um capitão que conduzirá toda a viagem.
Uma das paragens obrigatórias é precisamente a Exposição dos Faróis, onde são exibidas duas réplicas: a do farol de Alexandria - farol antigo - e, a de um farol moderno, juntamente a um ecrã interativo com informações adicionais sobre A História dos Faróis.

A próxima paragem é na Exposição dos Mergulhadores, onde são exibidos dois fatos de mergulho: o escafandro – fato antigo – e o fato de neoprene – fato moderno. Aqui, serão abordados factos e curiosidades como as datas de criação, a sua utilidade, situações de praticabilidade e uso, etc..
À semelhança da exposição dos faróis, também aqui será colocado um ecrã interativo com a História e Evolução dos Equipamentos de Mergulho, disponível para o público em geral.
A terceira paragem é na Exposição das Réplicas – onde poderão ser apreciadas variadas réplicas de embarcações e submarinos, bem como, artefactos de navegação utilizados pelos navegadores na descoberta do Novo Mundo.

A Exposição dos Oceanos está na rota desta “viagem” e, aqui, os visitantes terão um mapa com os navegadores que fizeram História; que descobriram novos continentes, países ou rotas marítimas. Ainda nesta zona da exposição, passarão algumas conferências TEDx, com material previamente seleccionado e legendado em protuguês, focando a problemática “Poluição dos Oceanos”, bem como curiosidades relativamente ao fundo do mar, seus habitantes e seus habitats, de forma a consciencializar os visitantes para a realidade dos nossos oceanos.

Por último, o desafio é entrar num submarino para cumprir uma Missão no Fundo do Mar. Neste espaço haverá lugar para um vídeo interativo, com cerca de 10 minutos, destinado aos mais novos. À saída, as crianças serão incentivadas a saudar todos os que estão lá fora, seguindo, depois, até à caravela, a fim de se desequiparem e retirarem os coletes salva-vidas e, se despedirem do capitão.
Para os que gostam de marcar o momento com os pais, por exemplo, o Photo Opportunity é o local ideal para encorajar os mais velhos a tirarem algumas fotografias.
A Missão Em Alto-Mar estará patente na Praça Central, no Piso 0 do GaiaShopping, de 17 de março a 17 de abril, todos os dias das 11 às 21 horas.

Sobre o GaiaShopping
Cuidadosamente planeado e concebido sob o tema dos barcos “Rabelos” – barcos típicos do Rio Douro, o GaiaShopping dispõe de uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.695 m2, conta com cerca de 159 lojas repartidas por dois pisos, uma praça de restauração comum com 746 lugares sentados, um parque de estacionamento gratuito com capacidade para 2.904 viaturas, um espaço infantil e um cinema multiplex com nove salas e capacidade para 1.804 pessoas. O GaiaShopping oferece a todas as famílias uma grande variedade de opções em compras e lazer. A pensar nos mais pequenos, o Centro disponibiliza, ao longo do ano, várias atividades lúdico pedagógicas que tornam as visitas em família muito mais enriquecedoras.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o GaiaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.gaiashopping.pt.